Depois das ameaças, o estado do Montana vai mesmo proibir a utilização do TikTok por toda a população, um projeto de lei que terá início a partir de janeiro de 2024, a não ser que hajam alterações ao posicionamento da rede social, nomeadamente a venda das suas operações nos Estados Unidos. A lei foi assinada pelo Governador do Montana, Greg Gianforte, tornando-se assim o primeiro nos Estados Unidos a proibir a utilização da rede social, com o objetivo de “proteger os dados pessoais e privados dos cidadãos do Montana do Partido Comunista Chinês”, lê-se num tweet.

O TikTok já reagiu através da sua porta-voz Brooke Oberwetter, acusando o Governador do Montana de infringir os direitos da população da Primeira Emenda, por ter banido de forma ilegal a rede social. “Queremos garantir que os cidadãos do Montana de que podem continuar a utilizar o TikTok para se exprimirem, ganharem o seu ordenado e viverem em comunidade, enquanto continuamos a trabalhar para defender os direitos dos nossos utilizadores, dentro e fora do Montana”.

Esta medida de proibição total segue-se à decisão anterior de banir o TikTok em equipamentos governamentais no Estado de Montana. O TikTok, de propriedade da empresa de tecnologia chinesa ByteDance, está sob intenso escrutínio devido a preocupações de que poderia entregar dados de utilizadores ao Governo chinês ou promover propaganda pró-Pequim e desinformação.

Além do TikTok, Greg Gianforte também baniu outras plataformas, como o Telegram, WeChat e a aplicação de compras Temu dos equipamentos governamentais, afirmando estarem igualmente ligados a adversários estrangeiros. No caso do Telegram, a única que não é chinesa, fundada na Rússia, mas com sede atualmente no Dubai, de ser utilizada pelo Governo russo para monitorizar os utilizadores e obter informações pessoais, sensíveis e confidenciais, refere o The Verge.

A decisão de banir estas aplicações nos equipamentos do Governo tem efeito a partir do dia 1 de junho e inclui smartphones, portáteis, tablets, computadores desktop e outros dispositivos com ligação à internet. As empresas que tenham negócios em nome do Estado de Montana estão igualmente proibidas de utilizar as aplicações referidas.

As plataformas de aplicações deixam de poder disponibilizar a possibilidade de fazer o download do TikTok no Montana. Não estão previstas multas para os utilizadores do TikTok, mas os operadores das plataformas e a própria ByteDance ficam sujeitas a pagar 10 mil dólares por dia por cada violação. Ou seja, “por cada vez que o utilizador aceder ao TikTok, a oferta de possibilidade de aceder ao TikTok ou ofereça o acesso ao download do TikTok”, diz o documento, citado pelo The Verge.

Congresso dos EUA discute proposta de lei que dá poderes ao Governo para banir TikTok
Congresso dos EUA discute proposta de lei que dá poderes ao Governo para banir TikTok
Ver artigo

O Congresso norte-americano está a ponderar adotar uma legislação (RESTRICT Act) que não cita o TikTok, mas dá ao Departamento de Comércio a capacidade de restringir ameaças estrangeiras em plataformas de tecnologia. Esse projeto de lei está a ser apoiado pela Casa Branca, mas recebeu críticas de defensores da privacidade e comentadores de direita e outros que dizem que a linguagem é muito ampla.

A aplicação TikTok está a ser objeto de restrições em diversos países, como Estados UnidosAustráliaReino Unido, Canadá, Nova ZelândiaFrança e Países Baixos e nas instituições da União Europeia.