O novo ano começou com despedimentos na Google, com centenas de funcionários das divisões Assistant e Pixel Phone a serem dispensados. Aliás, só na primeira quinzena de janeiro, as tecnológicas tinham somado cerca de 7.500 despedimentos. Mas a restruturação da gigante tecnológica não deverá ficar por aqui. Segundo um memorando interno, o CEO da Google, Sundar Pichai, deu nota aos seus funcionários que durante 2024 prevê mais cortes de postos de trabalho.

Google despede centenas de funcionários de divisões do Assistant e do Pixel Phone
Google despede centenas de funcionários de divisões do Assistant e do Pixel Phone
Ver artigo

Na carta aos trabalhadores, que o The Verge teve acesso, o líder da empresa diz que os despedimentos feitos este ano se focaram em remover camadas para simplificar a execução e aumentar a velocidade em algumas áreas. Esta nova formatação das equipas é um sinal da adoção da inteligência artificial em áreas onde é possível obter mais automatização para reduzir a carga de trabalho.

Ainda assim, Sundar Pichai diz que a eliminação dos postos de trabalho não terão a escala daquilo que aconteceu em janeiro de 2023. Este ano foram despedidas centenas de trabalhadores que afetaram também as divisões de smartwatchs Fitbit e o termostato Nest. Mas no ano passado a empresa despediu cerca de 12 mil trabalhadores durante o mês de janeiro.

Os próximos despedimentos não irão afetar todas as equipas, diz o CEO da Google, referindo que a empresa tem objetivos ambiciosos e vai investir nas suas grandes prioridades. Já anteriormente, a Google tinha referido que estava a investir responsavelmente nas suas principais prioridades e nas oportunidades significativas que tinha pela frente.

Nota da redação: foi feita uma correção no primeiro parágrafo