Depois de a Microsoft confirmar que vai despedir 10.000 funcionários até final do seu terceiro trimestre fiscal, a "onda" de despedimentos do mundo tecnológico afeta agora a Alphabet. A casa-mãe da Google vai avançar com o despedimento de 12.000 colaboradores: o equivalente a 6% do total de funcionários que emprega.

Como avança a Reuters, os despedimentos vão afetar várias das equipas da empresa, da área do recrutamento a engenheiros e colaboradores especializadas no desenvolvimento de produtos. Os despedimentos são globais e, no caso dos Estados Unidos, vão entrar em vigor imediatamente.

Num email enviado aos funcionários, Sundar Pichai, CEO da Alphabet e da Google, citado pela Bloomberg, admite que toma "total responsabilidade" pelas decisões que levaram a empresa a chegar a este ponto.

O responsável detalha que este é um "momento importante" para a Alphabet afinar a sua estratégia e foco, direcionando o seu talento e capital para as maiores prioridades. Uma das áreas onde a Alphabet se pretende focar é a Inteligência Artificial, vista por Sundar Pichai como uma grande oportunidade.

Tecnológicas já despediram mais em janeiro que em todo o mês de dezembro
Tecnológicas já despediram mais em janeiro que em todo o mês de dezembro
Ver artigo

Ao longo dos últimos meses a Google tem tomado uma série de medidas para "cortar" custos, incluindo o cancelamento da próxima geração de portáteis Pixelbook e o encerramento do serviço de streaming de videojogos Stadia.

Recorde-se que, em 2022, muitas empresas tecnológicas começaram por colocar em pausa a contratação de novos talentos. Os despedimentos atingiram "em força" gigantes como a Meta, Twitter, Amazon e Microsoft e tudo aponta para um panorama sombrio em 2023. Só em janeiro as tecnológicas já despediram mais do que em todo o mês de dezembro de 2022.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização: 11h36)

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.