Ainda de manhã se fez um balanço sobre os anúncios de despedimentos feitos pelas empresas tecnológicas. Só este ano, foram anunciados 42 mil despedimentos no sector tecnológico. No gaming, o cenário não é diferente e nem os gigantes conseguem manter o excesso de funcionários que têm atualmente. No final de janeiro a Microsoft tinha revelado que a sua divisão de gaming ia despedir 1.900 trabalhadores, incluindo a Xbox e Activision Blizzard. Hoje foi a vez da Sony confirmar despedimentos na PlayStation. A Riot Games de League of Legends também despediu 530 colaboradores, 11% da sua força de trabalho

Microsoft despede 1.900 trabalhadores da divisão Xbox e Activision Blizzard
Microsoft despede 1.900 trabalhadores da divisão Xbox e Activision Blizzard
Ver artigo

No comunicado, a Sony diz que tomou a decisão difícil de anunciar o plano de redução de empregados a nível global em 8%, significando o despedimento de 900 pessoas. Todos as áreas da PlayStation foram afetadas, incluindo os estúdios de produção interna, como a Insomniac Games de Marvel’s Spider-Man e a Naughty Dog de The Last of Us. O estúdio mais afetado foi a PlayStation London Studio que fechou por completo.

Esta parece ser uma consequência direta da mais recente apresentação de contas da Sony, que reportou uma quebra de 10% dos lucros para 4,8 mil milhões de euros, entre os meses de abril e dezembro de 2023. Ainda assim, o volume de negócios da área de videojogos, que representa 30% das vendas totais do grupo, cresceu 23,3%, principalmente devido aos jogos para a consola PlayStation 5. Ainda assim, a venda de consolas no Natal ficou aquém das expetativas, levando a encurtar as previsões para o resto do ano fiscal, prejudicando o seu valor no mercado bolsista.

Tecnológicas já anunciaram mais de 42 mil despedimentos este ano com Farfetch em destaque
Tecnológicas já anunciaram mais de 42 mil despedimentos este ano com Farfetch em destaque
Ver artigo

Recentemente, o líder temporário da divisão PlayStation, Hiroki Totoki, que está a fazer a transição da liderança com a saída de Jim Ryan em março, fez uma ronda de visitas aos estúdios internos, onde alertou que os orçamentos e o tempo de produção teriam de ser geridos com maior eficácia. Um “puxão de orelhas” juntamente com os elogios do talento interno.

Outros estúdios afetados foram a Guerrilla Games da série Horizon, que juntamente com a Insomniac e a Naughty Dog são os estúdios com as séries mais importantes da PlayStation, responsáveis pela venda de milhares de cópias. O estúdio Firesprite também perdeu parte do seu talento. Os despedimentos afetaram as equipas de tecnologia, criativas e de suporte ao cliente.

O encerramento do London Studio deu origem ao cancelamento de um jogo multijogador cooperativo para a PlayStation 5 que estava em desenvolvimento. O líder da PlayStation Studios, Hermen Hulst, afirmou que depois da direção avaliar o portfólio de títulos que estavam em produção, em diferentes etapas, acabou por cancelar alguns deles, ainda que não tenha revelado quais. É ainda apontado que o jogo live service baseado na série Twisted Metal, em produção na Firesprite, foi também cancelado.

Numa outra nota, Hermen Hulst disse que o cancelamento dos jogos não são um reflexo do talento e paixão das equipas. Afirma que a filosofia da PlayStation se mantém na experimentação criativa, em que por vezes grandes ideias não se tornam grandes jogos. Por outro lado, o líder dos estúdios internos diz que vai ser reavaliado a abordagem aos jogos com elevados custos de produção para experiências a solo, criando um maior equilíbrio no investimento em jogos multijogador. Um exemplo recente é Helldivers II, uma aposta da PlayStation num jogo "game as a service" que tem sido um verdadeiro sucesso de vendas e jogadores em simultâneo, que até tem causado transtornos aos servidores.