Hoje concluiu-se o 159º dia do leilão 5G, com as 12 rondas de licitações a somarem 747 mil euros, face ao valor do dia anterior. O leilão soma assim um encaixe potencial de 355,826 milhões de euros, que somados ao valor da fase dos novos entrantes seria de 440,177 milhões de euros.

No dia de hoje houve mexidas em 10 lotes da categoria J, a que representa a faixa dos 3,6 Ghz, nativa ao 5G. 8 lotes receberam uma valorização de 1%, exceto o J01 e J19 que aumentaram 2%. Todos os lotes da categoria J já ultrapassaram os 400% de valorização face ao preço de reserva, sendo a J20 a mais valiosa com 413%.

Veja ao detalhe os resultados de hoje:

Estes incrementos mínimos vão ser em breve alterados, com a mudança de regras que a Anacom já anunciou e que entrará em vigor daqui a cerca de duas semanas. A Altice Portugal reagiu negativamente ao anúncio das mudanças das regras do leilão 5G anunciadas pela Anacom, acusando o regulador de ser o principal responsável pelo arrasto do processo ao longo dos meses.

O "braço de ferro" entre Anacom e operadores continua. Anteriormente, o Governo, que parece estar de "mãos atadas" a observar o desenrolar da "novela", mas já demonstrou começar a perder a paciência com a demora do processo e avisou que os prazos são para ser cumpridos.