Depois de a Anacom anunciar a aprovação à nova alteração às regras do leilão do 5G, fonte oficial da Altice Portugal declarou ao SAPO TEK que se recusa e opõe-se veemente à alteração introduzida no regulamento. A dona da MEO refere que “sempre defendeu que se deviam manter as regras que têm vindo a ser seguidas por todos os licitantes. Este tem sido um processo que desde o seu início é completamente errático e de todo lamentável”.

Palavras que se enquadram da reação da empresa quando a Anacom tornou público a decisão, destacando que “pior que errar é insistir no erro”, reforçando que desde o início o processo tem sido completamente errático e “lamentável”.

A Altice Portugal mantém o mesmo discurso anterior em resposta à decisão da Anacom, salientando que Portugal já perdeu milhares de milhões de euros na captação de novos investidores e novos investimentos das empresas já instaladas. Urge que a culpa e responsabilidade sejam assumidas e assacadas. “Chega de tanta irresponsabilidade e impunidade”.

Altice Portugal recusa alterações das regras do 5G propostas pela Anacom e pretende acionar meios legais
Altice Portugal recusa alterações das regras do 5G propostas pela Anacom e pretende acionar meios legais
Ver artigo

Nas novas regras que vão entrar em vigor, o objetivo é inibir a utilização dos incrementos de valor mais baixo, de 1% e 3%, que os licitantes podem utilizar, para permitir acelerar o processo", numa decisão sem efeitos retroativos. Neste “pingue-pongue”, de um lado o regulador, do outro as operadoras de telecomunicações, o valor do leilão 5G cresce diariamente numa base de 1%, fazendo prolongar por quase 160 dias.

Se de um lado a Anacom acusa as operadoras de arrastar o processo, do outro, a Altice Portugal não concorda: “Rejeita-se, em absoluto, que tais alterações sejam justificadas com o comportamento dos licitantes – que apenas se limitam a seguir as regras aprovadas e em vigor –, quando o que está em causa é a falta de capacidade da Anacom, a qual, enquanto responsável pela definição dessas mesmas regras, é a única responsável pelo facto de a licitação já se arrastar há mais de 150 dias e de Portugal ser hoje, a par da Lituânia, o único país da União Europeia sem 5G”, reforçou a empresa.

Anacom aprovou nova alteração das regras ao leilão 5G: acabaram-se os incrementos diários de 1% e 3%
Anacom aprovou nova alteração das regras ao leilão 5G: acabaram-se os incrementos diários de 1% e 3%
Ver artigo

A Altice acusa ainda a iniciativa do regulador de “ser mais um episódio que evidencia à sociedade o que tem sido o comportamento insensível e demonstrativo de grande incapacidade da ANACOM na condução de todo este processo, não obstante este se revestir de uma importância fundamental para o futuro do País. Este regulador não está, nem nunca esteve, à altura das exigências do processo, do setor das telecomunicações e da economia do País”.

O avanço da Anacom para eliminar o fim das licitações de baixo valor, com o objetivo de acelerar o processo do leilão 5G, teve voto favorável da Dense Air, segundo o Eco, empresa que já tem licenças para aceder ao espectro de frequências da quinta geração móvel. O leilão está marcado desde o início pela polémica do "favorecimento" dos novos entrantes, começando pela primeira fase reservada para si (que resultou num encaixe potencial de 84,351 milhões de euros).

Em dezembro, o polo das tecnologias de informação, comunicação e eletrónica TICE considerou que houve um “desequilíbrio de obrigações e benefícios" entre os novos entrantes e os operadores tradicionais. Chegou mesmo a haver uma discordância entre as operadoras que avançaram com providências cautelares contra as regras e contra a licença da Dense Air.

Anacom prepara nova alteração ao regulamento do leilão do 5G. Operadoras vão ter de colocar mais dinheiro na mesa
Anacom prepara nova alteração ao regulamento do leilão do 5G. Operadoras vão ter de colocar mais dinheiro na mesa
Ver artigo

Sobre as regras iniciais do leilão, que as operadoras contestaram, ainda que tenham ido a jogo, Miguel Almeida, o presidente da NOS, salientou a questão do roaming nacional, em que novos entrantes podem ter acesso às redes dos operadores já instaladas, independentemente do espectro que adquirem, válido para o prazo de 10 anos. Apesar da regra sobre a cedência das redes ser necessário um mútuo acordo, para as operadoras a medida é ilegal e quebra as regras da concorrência. Este ponto das regras levou as operadoras a submeterem providências cautelares e queixas a Bruxelas. A NOS participou no leilão do 5G com a "expectativa" de que as regras, que considera "inconstitucionais e ilegais", fossem "alteradas".

Mais subtil parece ser a posição da operadora romena de telecomunicações Digi, que sem assumir abertamente está a participar no leilão 5G de Portugal para a aquisição de licenças das frequências. Segundo o jornal espanhol Expansion, essa postura está a obrigar a MásMóvil a investir mais que o planeado. Sobre a Digi, a publicação afirma que “pressionará os preços, cortando a rentabilidade de todo o sector”. O plano da MásMóvil era expandir-se para Portugal, assumindo-se como o quarto grande operador de telecomunicações. Mas as suas previsões de investimento ficaram bem abaixo do esperado, pela entrada de outros novos entrantes não identificados, como a Digi, referidos como um dos grupos mais agressivos do mercado espanhol.

O investimento inicial da MásMóvil estava previsto ser de 12 milhões de euros para três lotes de 1.800 MHz, mas teve que pagar quase 55 milhões de euros, afirma a publicação, que também dá conta da decisão da Anacom em aumentar as licitações mínimas para 5%.

Nota de redação: Notícia atualizada com mais informação sobre os novos entrantes. Última atualização:13h15.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.