O Apple Vision Pro chegou às lojas nos Estados Unidos no final da semana passada e a iFixit não perdeu tempo para desmontar o headset da empresa da maçã, revelando alguns dos “mistérios” que esconde no seu interior, mas ainda sem atribuir uma pontuação de reparabilidade.

Os especialistas começam pela parte mais fácil do processo de desmontagem, que passa por desconectar o cabo de alimentação do headset. Do outro lado, o cabo é também desconectado da bateria, revelando uma versão mais pequena de um conector Lightning da Apple.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe 

Com a remoção da banda que fica em torno da cabeça do utilizador e dos segmentos onde estão integrados os altifalantes, que incluem também uma versão de maiores dimensões do conector Lightning, os técnicos avançam para o grande desafio: desmontar o principal componente do headset.

Depois da aplicação de calor, a camada exterior de vidro é removida, revelando mais duas camadas que ficam sobre o ecrã exterior. Como detalham os especialistas, o ecrã está coberto de pequenas ondulações, que são, na verdade, lentes lenticulares, desempenhando um papel de relevo na funcionalidade EyeSight. O ecrã exterior é combinado com uma outra camada, que inclui também lentes lenticulares, além de uma película concebida para melhorar a luminosidade.

iFixit | Como funciona a EyeSight no Apple Vision Pro?
créditos: iFixit

Recorde-se que esta funcionalidade foi feita para permitir que outras pessoas consigam perceber quando um utilizador de um Apple Vision Pro está, ou não, totalmente imerso num outro mundo, mostrando uma representação dos seus olhos no visor do headset.

Mas, para chegar às lentes e ecrãs interiores é necessário entrar pelo outro lado do headset, num processo que fica marcado pela remoção de uma “montanha” de parafusos, assim como uma variedade de cabos que precisam de ser desconectados e muita fita adesiva.

Apple Vision Pro chega hoje às lojas nos Estados Unidos. Que novas possibilidades traz o headset?
Apple Vision Pro chega hoje às lojas nos Estados Unidos. Que novas possibilidades traz o headset?
Ver artigo

Chegar ao ecrã exterior e às câmaras do headset é algo que requer uma aplicação cuidadosa de calor e de componentes, sem esquecer mais cabos, parafusos e fita adesiva.

Ainda sem revelar que pontuação atribuiriam ao Apple Vision Pro, algo que ficará para a segunda parte da desmontagem, os especialistas da iFixit realçam que, apesar da relativa facilidade na substituição da bateria, o design do headset é bem complexo, com um conjunto de componentes interiores que são um “pesadelo” para desmontar