RGPD com "mínimo de perturbação institucional" e sem multas para a Administração Pública
A aplicação do Regulamento Geral de Proteção de Dados a partir de dia 25 de maio tem deixado muitas empresas e organismos com os nervos em franja, numa corrida para preparar os registos de dados, os estudos de impacto e os sistemas de informação para notificação de casos de violação de dados pessoais. E os últimos números conhecidos mostram que há um atraso notório nesta área, e que apenas 2,5% das organizações portuguesas revelam estar preparadas.
Como sempre, uma das desculpas recorrentes era a falta de legislação que enquadrava a aplicação do RGPD em Portugal, onde faltavam definir algumas das opções que a regulamentação europeia deixava em aberto. Depois de vários adiamentos, foi conhecida esta semana a Proposta de Lei do Governo e entre os vários pontos em aberto há uma definição clara das coimas mínimas para as empresas, que são valores "comedidos", e a exclusão dos organismos da Administração Pública das possíveis multas, que nos valores máximos podem chegar aos 20 milhões de euros ou 4% do volume de negócios anual das organizações.
Esta excepção está a ser contestada, mas foi considerada necessária pelo Governo, que a define também como transitória: daqui a três anos esta isenção volta a ser avaliada.
Quem não vai fugir das taxas são as empresas do negócio digital. Ou pelo menos é isso que o executivo europeu pretende com um novo pacote de medidas, a Taxa Digital, que que começar a aplicar rapidamente e que tem duas fases de implementação.
Também hoje foi conhecido o desenvolvimento de uma longa "novela" legislativa, com a aprovação pelo Parlamento da legislação que enquadra a atividade dos serviços de transporte, e que é conhecida como a "lei Uber". Agora só falta a luz verde do Presidente da República.
Entre os temas que fizeram a atualidade da semana é incontornável falar também do caso da Cambridge Analytica e do verdadeiro terramoto que criou no Facebook. Mark Zuckerberg já assumiu a culpa e promete medidas para limitar o acesso das aplicações aos dados dos utilizadores.
destaca-se também a visão positiva que um estudo revelou sobre o trabalho que é feito em Portugal para reduzir as desigualdades salariais entre género nas TIC, e uma análise da utilização de telemóveis por jovens portugueses nos últimos seis anos, com revelações evidentes e outras mais curiosas.
Passe pelas notícias que reunimos nesta newsletter semanal para conhecer os muitos temas que esta semana fizeram a atualidade e que a equipa do SAPO TEK acompanhou em pormenor.
E, já agora, bom fim de semana.
Internet
O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta de Lei para o Regulamento Geral de Proteção de Dados. A Ministra da Presidência espera que possa ser aprovada pelo Parlamento antes de 25 de maio.
Apps
O diploma que vai regular a atividade das plataformas eletrónicas de transportes em Portugal foi hoje aprovado no Parlamento, mais de um ano depois de ter começado a ser preparado. Cabify, Uber e Taxify estão “satisfeitas” e “confiantes”.
Internet
A Comissão Europeia já garantiu que não vai deixar de fora um negócio que é cada vez mais relevante e quer adotar novas medidas de atuação para as atividades geradas nas plataformas digitais. E a ideia é definir uma norma que pode ser global.
Internet
A rede social vai reforçar as opções de segurança para evitar uma nova situação como aquela que envolve a Cambridge Analytica.
Computadores
De 41 países analisados, Portugal está no topo relativamente às medidas positivas para a igualdade de género, a favor dos salários mais justos no sector das Tecnologias da Informação.
Telecomunicações
A maioria dos jovens portugueses já tem telemóvel desde os 10 anos e usam o equipamento para aceder à Internet e às redes sociais. Os possíveis efeitos da exposição às radiações não fazem parte das suas preocupações.
Multimédia
A Jaguar Land Rover não quer apenas que os carros se conduzam e estacionem sozinhos, mas também que sejam responsáveis por uma das tarefas mais aborrecidas que o quotidiano tem para nos oferecer: encontrar um lugar para estacionar.
Multimédia
O processo começa a acelerar e já estão disponíveis as primeiras ferramentas de desenvolvimento de aplicações de realidade aumentada para o Magic Leap.
Multimédia
O desafio veio de Rodrigo Hübner Mendes, um tetraplégico que se tornou a primeira pessoa da história a conduzir um F1 através de ondas cerebrais, em 2017.
Multimédia
Ideia inicial de Elon Musk (com assentos projetados pela BMW), o Virgin Hyperloop One promete transportar passageiros em pouco mais de 10 minutos num trajeto que hoje demora uma hora e meia.
Telecomunicações
A Philips já disponibiliza luminárias para o escritório preparadas para LiFi, a norma que irá substituir o atual Wi-Fi nas redes sem fios.
Internet
Muitos pais utilizam os vídeos do YouTube para entreter os mais novos, mas a plataforma não ensina nada, revela um estudo.
Internet
Este é só um entre vários exemplos de como nós adultos nem sempre sabemos gerir da melhor forma a nossa relação com as tecnologias. E se os “crescidos” não sabem, como vão servir de modelo aos mais novos?
Internet
A plataforma decidiu proibir os vídeos sobre a venda de armas, assim como tutoriais e conteúdos relacionados com os seus acessórios.
Equipamentos
O registo de um dispositivo com estas caraterísticas foi detetado numa lista de equipamentos licenciados pela autoridade responsável pelas comunicações na China.
Equipamentos
Em 2018 a categoria dos relógios inteligentes vai dominar o segmento, numa tendência que se estende até 2022. A Apple mantém-se na liderança com o Apple Watch.
Equipamentos
Segundo os especialistas, os concorrentes não vão conseguir obter tão cedo os componentes necessários para “imitar” a tecnologia de identificação facial do iPhone X.
Computadores
Há quatro anos no mercado português, a marca de PCs tem apresentado um crescimento contínuo que Miguel Coelho garante que dá sustentabilidade para continuar a alargar a presença nos vários segmentos, contando com trunfos num novo portfólio Yoga e ThinkPad.
Negócios
Bragança foi a cidade eleita para a empresa do grupo Gfi instalar aquele que é o seu terceiro centro de SAP Development Factory no país.
Negócios
Nove empresas receberam distinções na terceira edição dos prémios HP Inovação, criados para destacar os projetos mais inovadores do ano 2017 desenvolvidos com tecnologia da fabricante.
Computadores
A fabricante de tecnologia considera que em cinco anos a computação quântica irá tornar-se mainstream para uma nova categoria de profissionais. Também vêm aí novos avanços na inteligência artificial e na segurança online.
Internet
Nascido da expressão “nem 8 nem 80”, o programa quer desafiar alunos dos 13 aos 18 anos a partilharem a sua visão de sustentabilidade, cidadania e empreendedorismo. Determinação, pensamento criativo e sentido crítico é o que se procura nos jovens P80.
Computadores
Esta é uma solução alternativa capaz de levar medicamentos ao organismo dos pacientes através de uma aplicação indolor. As agulhas são impressas em 3D.
Equipamentos
A cadeia de supermercados Walmart pretende instalar dispositivos inteligentes em carrinhos de compras, mas não só...
Android
A API vai permitir articular as informações de mapeamento do Google Maps com o motor de desenvolvimento de videojogos Unity, o que significa que o mundo real pode ser utilizado como template para a criação de universos virtuais.
Montra
Sente que está na hora de substituir o seu portátil para jogos? Há novas tendências no segmento, mas é preciso estar atento na hora de escolher.