Portugal, Estados Unidos e Letónia são os países que compõem o top3 daqueles que oferecem as melhores oportunidades salariais às mulheres na àrea da tecnologia, revela o relatório 2018 Women in Tech Index. O estudo analisou as disparidades de remuneração existentes entre os homens e mulheres “tecnológicos” de 41 países da OCDE e da UE.
Com a diferença de salários entre os dois géneros a rondar os 6/7%, menos do que a diferença salarial média global em cada país, em Portugal o intervalo de remuneração tecnológico é de 7,26%.
No fundo da tabela está a Polónia, com a percentagem de diferenças de remuneração tecnológica em relação à diferença salarial total a atingir os -17,8%.
A nível de valor salarial, os Estados Unidos estão na vanguarda ao pagarem uma média anual de mais de 70 mil euros às mulheres que trabalham no sector tecnológico. Seguem-se a Irlanda, com 49.052 euros, e a Suíça, com 47.814 euros.
Em Portugal, a média é de quase 28 mil euros (27.996 euros), menos 3.500 euros do que o valor total apontado como sendo a média anual no sector.
Os países com mais mulheres a trabalhar no campo da tecnologia são a Bulgária, com 30%, a Austrália com 28% e a Roménia (26%). Dos mais de 108 mil trabalhadores portugueses tecnológicos, apenas 17.500 são do género feminino, o que se traduz numa percentagem de pouco mais de 15% (16,08), apesar de Portugal ser o quinto país com mais mulheres formadas na área das STEM.
Com este estudo, a Honeypot pretende destacar quais são os países que oferecem as melhores oportunidades às mulheres do mundo tecnológico e incentivar a indústria em geral a adotar mais passos positivos para a paridade de género.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários