Big Tech debaixo de fogo (outra vez) na União Europeia e nos Estados Unidos
A semana não começa bem para a Alphabet, Apple e Meta. Logo pela fresquinha de uma segunda feira que poderia ser normal, surgiu a notícia de que a Comissão Europeia ia avançar com cinco processos de investigação às Big Tech, que foram designadas como “gatekeepers” no Regulamento de Mercados Digitais (DMA na sigla em inglês para Digital Markets Act). Foram apanhadas de surpresa? Talvez não, até porque não faltaram avisos em relação à possibilidade das práticas das empresas não estarem de acordo com as novas regras da DMA e DSA, e nos últimos meses as tecnológicas têm estado numa corrida contra o tempo para “acertarem” o passo. Ou pelo menos para tentarem.
A DMA entrou em vigor a 7 de março e na verdade só passaram duas semanas mas os problemas já vêm de trás e a comissária para a concorrência, que tem liderado alguns dos grandes processos contra as tecnológicas na Europa, lembrou os casos contra a Google (Shopping, Android, AdSense e a investigação em curso da AdTech), a Apple (como os casos AppStore e Apple Pay) ou da Amazon (Buy Box/Prime/Data). "Verificámos mudanças como resultado desses casos. Mas também é claro que algumas das questões da economia digital são sistémicas e precisam de ser abordadas antecipadamente”, sublinhou Margrethe Vestager na conferência de imprensa onde explicou as opções.
Para já a Alphabet, dona da Google é visada em dois processos, na loja de aplicações Google Play e nas pesquisas, a Apple em mais dois, com a App Store e o condicionamento das escolhas dos utilizadores de iOS e Safari, e a Meta está a ser investigada devido ao modelo de "pagamento ou consentimento” que adotou no Facebook e Instagram, mas não se livrou de suspeitas em relação à interoperabilidade no Messenger. Também o sistema de classificação de produtos da Amazon está a ser observado, e as taxas que a Apple quer aplicar aos developers da App Store, dois “brindes” adicionais referidos pela Comissão Europeia mas que ainda não avançaram de forma mais séria.
O que é muito sério é a possibilidade das investigações se tornarem em multas. A DMA prevê a possibilidade dos valores chegarem a 10% da faturação global das empresas, 20% se as infrações forem repetidas, e é só fazer contas às receitas das 3 empresas que estão entre as mais valiosas do mundo para perceber que, a aplicar-se, serão multas milionárias.
Para a Alphabet, a Apple e a Meta a situação é duplamente (ou triplamente) preocupante porque as ameaças surgem de vários quadrantes geográficos e também a administração norte americana está a apertar o cerco. O alvo mais recente é a Apple, que se tem mantido mais ou menos a salvo destas investigações, mas a lista de potenciais multas é grande…
Por cá também a SIBS foi alvo de uma multa por parte da Autoridade da Concorrência, por abuso de posição dominante no setor dos serviços de pagamento, e o valor de 14 milhões é mesmo “a doer”. Numa decisão separada, a mesma entidade já decidiu que não vai aprovar a compra da Nowo pela Vodafone Portugal, uma avaliação que chega mais de um ano e meio depois da proposta inicial.
Fora do terreno das multas e do seu impacto, a semana passada teve mais para descobrir no mundo da tecnologia, com novos números dos negócios portugueses no espaço, que foram revelados no 5º aniversário da Agência Espacial Portuguesa poucos dias depois do lançamento do 2º satélite português, 30 anos depois do PoSAT-1, que já está a comunicar com o teleporto nos Açores. Celebrações à parte, quem esteve na cerimónia percebeu que nem tudo está em paz no sector e que a ministra Elvira Fortunato não foi convidada para a cerimónia de lançamento do Aeros MH-1 no Ceiia.
Quem também não está em paz é o sector da educação, em especial os professores de informática que têm protestado contra as pressões para terem de reparar os (muitos) computadores que estão avariados nas escolas. Alegando que não faz parte das suas tarefas marcaram uma greve que quer alertar para o problema quando se aproxima o período de prestação de provas de aferição, que vão ser digitais para o 2º, 5º, 8º ano, assim como as provas nacionais do 9º ano. O Governo, que já terminou funções, aprovou na semana passada despesa de 6,5 milhões para compra de novos equipamentos mas tudo indica que não vão chegar a tempo de resolver o problema.
A somar está também o lançamento de novos smartphones, com a chegada dos novos Honor a Portugal, e os novos anéis inteligentes da Ultrahuman que querem “dominar” o mundo, pelo menos da saúde. Esta semana a HMD promete ainda tirar um "coelho da cartola", ou do ovo da Páscoa, e pode vir ai uma versão renovada do Nokia 3210.
Não vamos quebrar surpresas, mas vale a pena ler a entrevista ao diretor de marketing global da Xiaomi e perceber os resultados pouco animadores dos Galaxy S24 nos testes de fotografia. Pode seguir estas e outras notícias do mundo da tecnologia nos links que deixamos mais abaixo e sempre no SAPO TEK, onde esta semana promete ser mais calma, mas com um início tão acelerado em multas nunca se sabe!
Boa semana e excelentes leituras!
Negócios
A Comissão Europeia acaba de anunciar que abriu cinco investigações por violação das regras do regulamento dos mercados digitais (DMA na sigla em inglês para Digital Markets Act). É a primeira grande intervenção do executivo e pode levar a multas milionárias. As regras do Google Play e da App Store, as escolhas na pesquisa da Google e nos ecrãs do Safary e o modelo de pagamento do Facebook e Instagram são as práticas visadas.
Negócios
O domínio da Apple no mercado de smartphones terá prejudicado consumidores, programadores, criadores de conteúdos, artistas, editores e outras pequenas empresas, impedidos de aceder ao mercado móvel dominado pela companhia liderada por Tim Cook.
Negócios
O caso tem a ver com o uso não autorizado de conteúdos produzidos por media locais para treinar os modelos de linguagem da Alphabet, dona da Google, e aparentemente a empresa não vai contestar a decisão e vai mesmo pagar a multa mas reagiu à decisão com palavras duras.
Ciência
No dia em que assinalou 5 anos de atividade, a Agência Espacial Portuguesa partilhou números do ecossistema do espaço em Portugal, que vão integrar um catálogo que deverá ser divulgado em breve. Há mais empresas e investimento, mas nem tudo está em paz no sector.
Ciência
Depois de ter sido colocado em órbita a 4 de março, o nanossatélite português Aeros MH-1 estabeleceu hoje comunicações com a Terra através do teleporto de Santa Maria, nos Açores, operado pela empresa Thales Edisoft Portugal.
Negócios
Análise de colisões, planeamento de manobras e melhoria da sustentabilidade espacial são algumas das funcionalidades que a Neuraspace vai passar a fornecer à NanoAvionics com a sua solução de gestão de tráfego espacial, assente em inteligência artificial e machine learning.
Multimédia
Chamados Shakti e Shiva, os dois fluxos de estrelas descobertos pelo telescópio espacial da missão Gaia são tão antigos que, provavelmente, surgiram antes de a Via Láctea crescer e adquirir o atual formato em espiral.
Equipamentos
A fabricante reafirma uma política de não desvalorização dos equipamentos, mantendo o seu valor inicial pelo menos seis a nove meses para respeitar “early adopters”.
Equipamentos
O mais poderoso smartphone da Xiaomi chegou às lojas, equipado com um conjunto de câmaras otimizadas pela Leica, incluindo as lentes Summilux, prometendo soluções de fotografia profissional. O modelo tem um preço de 1.499,99 euros.
Equipamentos
Com uma pontuação de 133, o Galaxy S24 da Samsung não foi muito além do 40.º lugar do ranking de câmaras fotográficas em smartphones da DxOMark.
Android
Descrito como um trojan bancário de acesso remoto, o PixPirate tem vindo a evoluir e passou a recorrer a novas técnicas para assegurar que não é detetado pelas vítimas e para que estas não se apercebem das atividades maliciosas que estão a ser realizadas em segundo plano.
Computadores
A Federação Nacional de Professores (Fenprof) avisou hoje que a greve dos docentes de informática se vai manter, uma vez que a verba para comprar computadores “não retira” as tarefas-extra que lhes têm sido atribuídas.
Internet
Facebook, X (Twitter), Instagram, Snapchat ou TikTok são redes sociais onde, em 2023, perto de 70% dos portugueses criaram perfis, publicaram fotos e vídeos, interagiram com outras publicações e trocaram mensagens.
Montra
Não precisa de gastar muitas centenas de euros num smartphone topo de gama. As marcas usam algumas das suas tecnologias e design para construir modelos para todos. A fotografia e a qualidade de ecrã sobressaem nos modelos propostos, com todos eles a custarem menos de 250 euros.
Internet
Deseja adicionar uma maior proteção às ligações dos seus equipamentos ou ter mais privacidade na navegação online? Saiba como uma VPN o pode ajudar.
Multimédia
Princess Peach: Showtime! é o novo exclusivo da Nintendo Switch, em que a princesa deixa de ser a donzela raptada para ser a heroína da sua própria aventura. E o Mario? Está noutro castelo…
Multimédia
Escolha a sua classe de personagens e parta numa aventura para derrotar um poderoso dragão. É o novo RPG de mundo aberto da Capcom e sequela do original lançado em 2012.
Multimédia
Durante três dias mais de 450 jovens reuniram-se em Guimarães para a maior "festa" dos robots que este ano juntou participantes de Portugal, Espanha e Brasil. Esta é a 16ª edição da RoboParty, a iniciativa pedagógica que ensina a construir robots e põe à prova a destreza e criatividade.
Ciência
Noland Arbaugh, de 29 anos, é o primeiro paciente a receber um implante da Neuralink e, como mostra a empresa de Elon Musk num novo vídeo, a tecnologia está a ajudá-lo a controlar o computador e até a jogar, seja xadrez online ou Civilization VI, com a mente.
Multimédia
A Península de Reykjanes voltou a ser coberta pelo manto de lava do vulcão, a quarta ocorrência em três meses.