Xiaomi SU7 – Os segredos do carro elétrico de Lei Jun e o desafio à Tesla
Nos últimos três anos o empreendedor e bilionário chinês, Lei Jun, conhecido por ser co-fundador da Xiaomi, dedicou-se quase integralmente ao projeto de desenvolver um carro elétrico que fosse bonito, útil e durável. O “carro de sonho” foi apresentado em dezembro e já esteve no MWC24 em Barcelona, mas só na semana passada foram revelados mais detalhes. E o preço.
O lançamento na China foi seguido em todo o mundo, e o interesse pelo Xiaomi SU7 fez com que as vendas disparassem nos primeiros minutos depois de terem sido abertas as encomendas. Com um preço abaixo de 30 mil euros para o modelo base, o novo carro promete desafiar as marcas já estabelecidas no mercado e Lei Jun não esconde que quer chegar ao top 5 mundial em duas décadas. Para isso já investiu mais de 10 mil milhões de dólares no projeto para o qual contratou engenheiros e designers que estiveram envolvidos na criação de alguns modelos mais icónicos da concorrência.
A Tesla será a principal visada como “principal concorrente” mas o design do SU7 vai buscar ideias à Porsche e à BMW, introduzindo mais elementos de configuração “digital” e interfaces com o mundo dos smartphones. Na base está também a engenharia do motor e das baterias, e nos últimos meses a Xiaomi diz já ter consigo optimizar a autonomia dos carros, com um mínimo de 700 Km na versão base, mesmo a mais de 100 km/h, e com carregamento rápido.
No papel – e nos vídeos – parece tudo perfeito e as vendas que já foram alcançadas mostram interesse dos potenciais clientes, mas o SU7 terá ainda de dar provas no terreno, e precisa de tempo para mostrar que a ambição de ser “rei do inverno” se concretiza. Depois é preciso também conquistar os mercados internacionais, fora do território da China, o que pelo interesse que o carro está a gerar pode não ser difícil. Mas falta também saber se as barreiras à importação de automóveis chineses não vão aumentar e se os preços (com os impostos) não disparam para valores menos interessantes.
Entrar em novos mercados é muitas vezes difícil, como desenvolver novos conceitos, e a Worldcoin, da Tools for Humanity, está a provar essa fórmula. A ideia de recolher a digitalização da imagem da íris de utilizadores para provar a sua humanidade e criar uma identificação única, que pode ser usada em vários serviços, e para isso usar uma Orb, uma esfera prateada e com ar futurista, está a encontrar vários entraves por parte das autoridades de proteção de dados. Depois do bloqueio em Espanha foi a vez da CNPD em Portugal bloquear a recolha e tratamento de dados da empresa por 90 dias. Entretanto mais de 300 mil pessoas já cederam os seus dados biométricos e o token oferecido continua a valorizar.
Numa semana mais curta pela aproximação da Páscoa, não faltaram também novidades do mundo da Inteligência Artificial e a OpenAI revelou mais detalhes, e vídeos da Sora, a plataforma de IA generativa para criar vídeos com base em comandos simples. Como aconteceu com os primeiros exemplos partilhados, é fácil perder a noção de que foi tudo gerado artificialmente.
Mais concreta é a ameaça que paira sobre as Big Tech, que estão a ser “apertadas” pelas autoridades nos Estados Unidos e na Europa para cumprirem as regras de mercado, não limitarem a concorrência e terem práticas mais transparentes. A semana passada não começou bem para a Google, Apple e Meta, com a abertura de cinco processos de investigação ao abrigo do regulamento dos mercados digitais (DMA na sigla em inglês para Digital Markets Act), e ainda não é fácil perceber onde esta nova análise vai parar, ou as multas que poderão sair desta averiguação. O certo é que Margrethe Vestager lembrou que podem chegar a 10% das receitas globais, e por isso antecipam-se valores elevados.
Vale a pena ver ainda outras notícias que foram acompanhadas pela equipa do SAPO TEK, como as novidades do iPhone 16 e o alerta para os riscos de usar as portas USB nos locais públicos, ou o trabalho dos investigadores portugueses na deteção de “sismos estelares”.
Por aqui vamos continuar a seguir estes e outros temas, e esperamos que acompanhe as principais tendências e notícias do mundo das tecnologias connosco!
Boa semana!
Multimédia
(atualizada) O Xiaomi SU7 é grande aposta da Xiaomi no sector automóvel e a marca quer ultrapassar a Tesla. O carro chega hoje ao mercado na China e o preço fica abaixo dos 30 mil euros no modelos base, mas por enquanto não há previsão para chegar aos mercados internacionais.
Negócios
A procura continua em alta e, entre as funções do sector de Tecnologias de Informação (TI) que contam com os salários mais altos, destacam-se Cloud Architect Engineer, System Engineer, Pentester, Cybersecurity Engineer e Software Engineer.
Computadores
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) emitiu um novo alerta sobre um email fraudulento que está a ser enviado aos contribuintes relativamente a um suposto reembolso, sublinhando que o link sugerido não deve ser aberto. Saiba como pode proteger-se destes ataques.
Multimédia
A OpenAI já partilhou os primeiros resultados da sua colaboração com artistas e afirma que, embora ainda tenha que fazer várias melhorias, já é possível ver como a Sora está a ajudar a tornar ideias em realidade através de IA generativa.
Equipamentos
Esta é mais uma das funcionalidades incluídas no próximo Pixel Feature Drop e tem duas tarefas bem definidas: fazer o resumo das conversas gravadas no Gravador e dar respostas inteligentes no teclado Gboard.
Android
Quem tem um smartphone da Xiaomi, OnePlus, Oppo e Realme pode passar a ligar a aplicação de imagens de origem, disponibilizada pela marca, ao serviço Google Fotos. Esta é uma funcionalidade que os smartphones Pixel já têm integrada.
Equipamentos
A iniciativa Cidadãos pela Cibersegurança lançou um novo alerta para o facto de estarem a ser disponibilizadas portas USB públicas em paragens de autocarro da JC Decaux, entre outros locais, e avisa para os riscos de as usar em carregamento de smartphones e outros equipamentos.
Computadores
Antes conhecida pelas suas placas gráficas para gaming, a Nvidia é agora uma das mais poderosas fabricantes de chips de IA e o negócio corre tão bem que duplicou o seu valor para mais de dois biliões. Qualcomm, Google e Intel querem garantir que não ficam para trás no novo mercado.
Negócios
A gigante norte-americana não está de acordo com a decisão europeia de a classificar como uma das grandes plataformas do mercado de serviços digitais (DSA na sigla em inglês) e com algumas das obrigações específicas que daí decorrem. Primeiro ganhou na justiça mas a decisão foi revertida.
Negócios
Não era a sentença desejada pela defesa, mas podia ser muito pior, já que o cumulo dos crimes pelos quais Sam Bankman-Bried, 32 anos, foi condenado perfaz mais de 100 anos de prisão.
Multimédia
A equipa usou uma técnica denominada asterossismologia, que mede as oscilações das estrelas. Estas dão vislumbres indiretos do interior das estrelas, de forma análoga aos terramotos, que fornecem detalhes do interior da Terra.
Multimédia
Chamados Shakti e Shiva, os dois fluxos de estrelas descobertos pelo telescópio espacial da missão Gaia são tão antigos que, provavelmente, surgiram antes de a Via Láctea crescer e adquirir o atual formato em espiral.
Ciência
Com observações feitas pela primeira vez em luz polarizada, uma equipa de astrónomos descobriu campos magnéticos intensos em espiral nas bordas de Sagitário A*, o buraco negro supermassivo que ocupa o centro da Via Láctea. Que também pode ter um jato oculto…
Internet
(atualizada) A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) decidiu fazer uma intervenção urgente e suspender a recolha de dados biométricos da íris, dos olhos e do rosto que é realizada pela Worldcoin Foundation. O objetivo é salvaguardar o direito fundamental à proteção de dados pessoais, em especial dos menores.
iOS
Para lá da atualização dos sistemas operativos do iPhone, iPad, computadores Mac, Apple Watch e do headset Vision Pro, espera-se a aposta da empresa da maçã na inteligência artificial seja um dos principais pontos de destaque na próxima edição da WWDC.
Equipamentos
De acordo com a marca, os smartphones vão chegar ao mercado português no segundo trimestre do ano, numa família que inclui os modelos TCL 50 5G, TCL 50 SE, TCL 505 e TCL 501.
Equipamentos
As linhas Galaxy S23 e S23 FE, os dobráveis Galaxy Z Fold5 e Z Flip5, e os tablets Tab S9 vão ganhar também algumas das funcionalidades com IA da mais recente geração de smartphones topo de gama da Samsung.
Multimédia
O protótipo XB-1 da Boom Supersonic servirá como base para o desenvolvimento do Overture, um avião comercial supersónico que transportará entre 64 a 80 passageiros e que será capaz de atingir uma velocidade de Mach 1.7.
Multimédia
Durante três dias mais de 450 jovens reuniram-se em Guimarães para a maior "festa" dos robots que este ano juntou participantes de Portugal, Espanha e Brasil. Esta é a 16ª edição da RoboParty, a iniciativa pedagógica que ensina a construir robots e põe à prova a destreza e criatividade.
Ciência
A ESA quer estudar um mundo oceânico em torno de Júpiter ou de Saturno, mas qual das luas dos planetas gigantes é a ideal para procurar vida extraterrestre? Uma equipa de cientistas liderada por uma portuguesa apresentou argumentos.
Expert
O novo Oeiras Space Hub surge numa fase de consolidação da dinâmica do ecossistema cientifico-tecnológico instalado no concelho, apontando à internacionalização numa lógica de especialização inteligente.
Ciência
A educação, ciência e inovação vão voltar a estar sob a mesma tutela na orgânica do XXIV Governo Constitucional e o novo Ministério da Educação, Ciência e Inovação será liderado pelo economista Fernando Alexandre.
Internet
As ferramentas de Inteligência Artificial e Machine Learning já estão a contribuir para a deteção de anúncios ligados a fraudes, com recurso a deepfakes e à disseminação de fake news nas eleições através do Google Ads.
Telecomunicações
Procura-se engenheiro de integração de sistemas celulares altamente motivado para oferecer a melhor experiência de conectividade a veículos Tesla e a robots Optimus. A vaga de emprego é da empresa gerida por Elon Musk e deixa antever planos para uma rede 5G privada.
Computadores
O apelo é feito pelo Ministério da Educação e Ciência da Ucrânia, numa iniciativa que reúne também o Ministério da Transformação Digital do país e a Fundação Olena Zelenska.
Negócios
A iniciativa resulta de uma parceria da COTEC com a Organização Mundial de Propriedade Intelectual, que chega pela primeira vez à Europa neste projeto-piloto em Portugal.