Depois do anúncio em julho, a Microsoft deu início esta semana aos primeiros testes do Windows 365, aquele que considera ser uma nova categoria do seu sistema operativo, o Cloud PC. O conceito inovador do sistema operativo acabou por gerar grande interesse e um dia depois do início dos testes, que começaram na segunda-feira, a Microsoft foi obrigada a fechar. Em mensagem no Twitter, a gigante de Redmond disse que tinha sido atingida a capacidade máxima dos trials do Windows 365 pela grande procura.

No entanto, a empresa convida todos os interessados a registarem-se, para terem oportunidade de experimentarem quando for possível abrir os testes a novos utilizadores ou para comprarem o serviço quando estiver disponível.

Veja na galeria imagens do Windows 365:

O Windows 365 vai permitir, tal como as aplicações que foram transferidas para a cloud, aceder ao sistema operativo na nuvem. O objetivo é dar às organizações e profissionais uma maior flexibilidade e maneira segura de capacitar a sua força de trabalho, tornar-se mais produtivo, independentemente da sua localização.

Windows 365: A Microsoft também está a transferir o PC para a Cloud
Windows 365: A Microsoft também está a transferir o PC para a Cloud
Ver artigo

Os utilizadores podem arrendar o serviço de Cloud PC, com diversas opções de processamento, memória RAM e capacidade de armazenamento mediante as suas necessidades. Depois pode optar pelo acesso ao Windows 10 ou 11 através de um simples browser.

Para já, a Microsoft apenas disponibilizou o Windows 365 para ambiente empresarial, com preços de utilizador a começar nos 20 dólares mensais para a configuração de um CPU virtual (vCPU), 2 GB de RAM, 64 GB de armazenamento e uma largura de banda de 12 GB para quem já detém uma licença do Windows 10. A configuração de topo inclui 8 CPUs virtuais, 32 GB de RAM e 512 GB de armazenamento por 158 dólares mensais.

À semelhança do que já acontecia com o Office 365 e com a disponibilização de servidores com o Azure, o PC agora está todo na nuvem, com mais flexibilidade para as empresas que podem criar novos postos de trabalho em segundos e aceder aos computadores na cloud a partir de qualquer lugar, usando um browser web.

Uma sessão do Windows pode ser acedida com qualquer equipamento, de um smartphone ou tablet Android a um Mac ou computador Linux, e mesmo mudando entre equipamentos a sessão permanece suspensa, começando exatamente onde tinha parado antes.