O anúncio faz parte do pacote de novidades anunciadas no Microsoft Inspire, a conferência que começou hoje, e vem trazer uma mudança significativa na forma como a empresa apresenta o seu sistema operativo, que agora é totalmente baseado na cloud com o Windows 365.
“Com o Windows 365, estamos a criar uma nova categoria: o Cloud PC”, afirmou Satya Nadella, presidente e CEO da Microsoft, durante a sua intervenção no Inspire. “Assim como as aplicações foram transferidas para a nuvem com SaaS, agora estamos a trazer o sistema operativo para a cloud, dando às organizações maior flexibilidade e uma maneira segura de capacitar sua força de trabalho para ser mais produtiva e ligada, independentemente da localização”.
À semelhança do que já acontecia com o Office 365 e com a disponibilização de servidores com o Azure, o PC agora está todo na nuvem, com mais flexibilidade para as empresas que podem criar novos postos de trabalho em segundos e aceder aos computadores na cloud a partir de qualquer lugar, usando um browser web.
A nova versão do Windows funciona como um serviço e vai estar disponível a partir de agosto e Wangui McKelvey, responsável de produto do Windows 365, explica que oferece uma experiência de inicialização instantânea, sem demora no arranque. Uma sessão do Windows pode ser acedida com qualquer equipamento, de um smartphone ou tablet Android a um Mac ou computador Linux, e mesmo mudando entre equipamentos a sessão permanece suspensa, começando exatamente onde tinha parado antes.
Para além da rapidez, simplicidade e mobilidade, a Microsoft destaca ainda a segurança, garantida com a Zero Trust, com a informação guardada na nuvem e não no equipamento, sempre acessível e com backups.
O custo do novo serviço ainda não é conhecido, mas o Windows 365 vai funcionar com uma assinatura mensal por utilizador, como já acontece com o Office 365. O que se sabe é que existem duas edições diferentes para empresas de características diferenciadas, a Windows 365 Business e Windows 365 Enterprise, ambas suportadas no Azure Virtual Desktop. As empresas podem escolher a configuração do PC base, conforme a capacidade de processamento que pretendem, a memória e armazenamento.
A solução acaba por ser semelhante a opções de virtualização de PC que a própria Microsoft já tinha, com a Citrix e o Virtual Desktop, mas a empresa diz que a diferenciação passa pela flexibilidade de gestão e a facilidade de utilização, desmistificando a virtualização que algumas empresas consideram cara, complexa ou que não têm conhecimento interno para utilizar.
Pode saber mais sobre o Windows 365 no site da Microsoft dedicado à nova solução na cloud.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários