A CES 2024 continua a mostrar novidades sobre os produtos de consumo, onde se destacam computadores portáteis, televisores e outros gadgets que parecem ter um denominador comum: são mais inteligentes, integram chips dedicados à IA. Mas o evento dá também destaque à mobilidade, uma oportunidade para as fabricantes revelarem as tecnologias dos seus veículos elétricos e outras novidades.

Infelizmente a Xiaomi não levou o SU7 para o evento, uma vez que se está a guardar para o Mobile World Congress em fevereiro. E a Huawei também perdeu a oportunidade de mostrar os seus planos de mobilidade.

E mesmo no mundo automóvel a IA generativa não ficou de fora, uma vez que a Volkswagen vai introduzir um chatbot inteligente alimentado por ChatGPT nos seus modelos durante este ano. Além de alguns modelos conceptuais, as gamas Passat, Tiguan e Golf vão ficar mais inteligentes.

Veja na galeria imagens da tecnologia automóvel mostrada na CES 2024:

A IA vai ajudar a regular a temperatura do ar condicionado, definir a navegação, além do assistente sempre pronto a responder às questões colocadas pelos passageiros em voz natural. O novo Golf GTI terá uma dashboard maior para infotainment, com um ecrã de 12,9 polegadas semelhante ao Tiguan. Este ecrã funciona agora em separado, foram do display digital do condutor, como reporta o Carwow.

Além da Volkswagen, também a BMW lançou o sistema operativo iDrive de nova geração com suporte em inteligência artificial e realidade aumentada ligado ao infotainment. O sistema dá acesso a aplicações de terceiros para correr música, vídeo e até videojogos para os passageiros, com direito ao uso de comandos.

A fabricante também fez uma demonstração da utilização da nova interface de condução a partir de óculos de realidade aumentada, capaz de integrar elementos virtuais no mundo real, neste caso, usou Las Vegas para testar o sistema. De recordar que este ecossistema virtual no automóvel está a ser desenvolvido em parceria com a Meta.

O hidrogénio poderá ser uma alternativa ao elétrico

Os veículos elétricos fazem parte da agenda transversal da indústria automóvel, na preocupação ambiente na redução do carbono. Mas a CES foi também palco de discussão da energia gerada por hidrogénio. A Hyundai revelou planos para usar esta energia nos seus veículos, prometendo ajudar a criar uma “sociedade de hidrogénio”, expandindo as suas operações para a produção, armazenamento e transporte, avança a AP News.

A outra empresa que se pronunciou sobre o hidrogénio foi a Bosch Mobility que tem planos para lançar este ano o seu primeiro motor. Durante a CES disse que este também poderia ser um passo adicional para reduzir as emissões de carbono. As duas fabricantes procuram desenvolver a infraestrutura de hidrogénio com a ajuda do governo dos Estados Unidos que investiu 7 mil milhões de dólares na tecnologia.

A LG não anunciou nenhum veículo, mas isso não impediu a fabricante de mostrar o projeto Alpha, um conceito futurista de mobilidade. Os planos da fabricante passam pela personalização digital dos veículos. A fabricante diz que a sua visão para a mobilidade futura passa por três temas: conversível, explorável e relaxável. A ideia é transformar o interior dos veículos em espaços inspirados nos ambientes de casa ou do escritório, onde os passageiros podem descansar ou trabalhar em movimento.

O projeto Alpha introduz tecnologias de ecrã, que podem ser flexíveis ou enroláveis, assim como os novos transparentes, em conjunto com os seus equipamentos e soluções domésticas. A área da LG na CES 2024 demonstra também as suas novas soluções de carregamento de veículos elétricos, afirmando que se trata de uma área de negócio em crescimento na empresa.

A fabricante sul-coreana também demonstrou na CES o seu sistema avançado de assistência ao condutor, condução automática e tecnologias de infotainment, numa colaboração com a Magna, uma empresa tecnológica de mobilidade.

Durante a sua conferência na CES, Nvidia deu a conhecer que iria ser o cérebro da tecnologia para sistemas de condução autónoma de pelo menos quatro marcas chinesas: Li Auto, Great Wall Motor, Zeekr e a Xiaomi. A fabricante estará ainda envolvida com outras marcas conhecidas, como a Mercedes-Benz e a Polestar para o desenvolvimento de hardware e software para diferentes áreas dos automóveis, desde o sistema de navegação autónomo às ferramentas de processamento dos cockpits virtuais alimentados por IA.

Automóvel conceptual Afeela da Sony Honda conduzido com um comando

O consórcio Sony Honda Mobility revelou no evento o primeiro projeto, o SUV elétrico batizado de Afeela. O automóvel conceptual está previsto entrar em produção durante 2026, pelo menos com lançamento confirmado no mercado dos Estados Unidos e Japão. Apesar das suas linhas curvilíneas que lhe dão um toque futurístico, é exatamente o interior que chama a atenção.

Sony Honda Afeela

A dashboard é composta por um visor que percorre praticamente todo o tablier e um volante que parece saído de um periférico de videojogos. Este é aliás um dos pontos-chave da estratégia da Sony, ao querer meter uma PlayStation integrada no sistema de infotainment do automóvel.

E Izumi Kawanishi, presidente do consórcio da Sony com a Honda, apareceu em palco da apresentação com o comando DualSense da PS5 na mão para conduzir o veículo, numa demonstração das raízes do projeto ligado aos videojogos.

O automóvel vai chegar a Gran Turismo 7 ainda durante este ano, através de uma atualização ao jogo. A sua dashboard é alimentada por processadores Snapdragon da Qualcomm e as interfaces gráficas foram criados com o motor Unreal da Epic Games, que tem alimentado tantos jogos, como Fortnite.

O SAPO TEK está a seguir tudo o que se passa na CES 2024, com os principais anúncios que marcam tendências para este ano e os próximos, mas também os gadgets mais curiosos que sempre surgem nestas feiras. Acompanhe tudo no dossier da CES 2024.