O primeiro automóvel elétrico fruto da parceria entre a Sony e a Honda está previsto chegar em 2026. O passo seguinte será evoluir para a condução autónoma, que embora possa demorar mais algum tempo a chegar às estradas, é o grande objetivo do consórcio a longo prazo. E, à parte da tecnologia e respetivas certificações para circular, a grande dúvida é o que vão os passageiros fazer para passar o tempo durante as viagens em que não estão a conduzir. Obviamente que os sistemas de infotainment vão ser cada vez mais complexos, com diversas opções, desde jogos a filmes e séries.
Estando a Sony envolvida na produção de um veículo elétrico, a questão que se coloca é se há planos para introduzir uma PlayStation 5 no seu centro de entretenimento. E durante uma entrevista ao Financial Times, o presidente da Sony, Izumi Kawanishi, salientou que a empresa tinha o conteúdo, os serviços e as tecnologias de entretenimento que movem as pessoas. “Estamos a adaptar estes elementos à mobilidade, que será a nossa força contra a Tesla”, acrescenta. O executivo disse que a Tesla não está a oferecer serviços de conteúdos e que a integração da PlayStation 5 em automóveis era tecnicamente possível.
Veja na galeria imagens do Sony Vision-S concept:
A Sony Honda Mobility foi anunciada em outubro e ainda não tem um nome próprio para este segmento. Mas a empresa referiu ao jornal que pretende utilizar toda a sua posição poderosa na indústria global de entretenimento como vantagem sobre os seus concorrentes.
Anteriormente, Yasuhide Mizuno, o líder do consórcio, disse que o processo de produção do automóvel tinha sido adaptado para dar prioridade ao conteúdo. Ou seja, em vez de inserir software depois de um automóvel ter sido produzido, a empresa está a desenvolver o seu veículo como sendo um hardware que vai abraçar o entretenimento e as redes que desejam oferecer aos seus clientes.
O consórcio dos dois gigantes tem pela frente diversos rivais. A Tesla, como mencionado, mas também a BMW, que está a remodelar o seu ecossistema de infotainment em Portugal, pretende adicionar jogos casuais nos seus carros no próximo ano, em colaboração com a AirConsole. Mas também tem de responder às soluções da Google e Apple que também já construíram o seu sistema operativo direcionado a automóveis como o Android Auto e o Car Play.
O futuro parece passar não por oferecer mais cilindrada do motor, mas que jogos podem jogar a bordo dos veículos. O infotainment é assim uma das peças cruciais nas estratégias das fabricantes de automóveis.
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