A Huawei prepara-se para lançar o seu primeiro automóvel elétrico, um Coupé alimentado pelo seu sistema operativo HarmonyOS 4. Tudo indica que começará a chegar às lojas ainda durante o seu atual trimestre fiscal ao mercado chinês. Habitualmente a fazer manchetes por novidades em smartphones e outros equipamentos eletrónicos, a Huawei não é a única fabricante a querer dar o salto para a mobilidade.

A Xiaomi também está a construir o seu modelo elétrico, também a Apple poderá estar a produzir a sua proposta e até se fala do seu ADN ligado à Lamborghini e a Sony, habituada aos seus modelos conceptuais para Gran Turismo parece igualmente empenhada a lançar o seu veículo real e com a PlayStation 5 como centro de entretenimento.

Em relação à Huawei, foi Richard Yu, diretor executivo de consumo da empresa, a deixar o teasing e a primeira fotografia oficial. O modelo apresenta um design desportivo e aerodinâmico, lembrando a Tesla com as suas maçanetas retráteis, embutidas nas portas. Aliás, o veículo assume-se como um concorrente ao Model 3. O modelo vai ser lançado em duas cores, uma dualidade preto e branco e em cinzento prateado. A sua grelha frontal e faróis dianteiros parecem dar uma personalidade “agressiva” ao modelo.

Veja na galeria imagens do automóvel:

Richard Yu salienta o seu design disruptivo que promete elevar a experiência de coupé “para lá da imaginação”. O modelo vai receber o nome de Luxeed, explicado na rede social chinesa Weibo, que se trata de uma combinação da palavra Luxuary com Exeed, uma marca da Chery Automobile, fabricante de automóveis chinesa parceira da Huawei.

De notar ainda um radar laser LiDAR montado no tejadilho. O modelo também vai ter uma versão de condução autónoma e inteligente da Huawei, denominado por ADS 2.0. O sistema é ajudado por 11 câmaras de alta definição, 12 radares ultrassónicos e radares de três ondas milimétricas, avança o portal Car News China.

Outros detalhes avançados dizem respeito à sua alta compatibilidade com os equipamentos da Huawei, sejam smartphones e computadores, assim como um drone que pode acompanhar o veículo e fornecer imagens para o seu monitor interno. Tem uma bateria para uma autonomia de 700 quilómetros.

Tudo aponta para um preço de 200 mil yuan (cerca de 25 mil euros).