Seja na Terra, ou no Espaço, a saúde mental é importante. Em breve, vai chegar à Estação Espacial Internacional (ISS) uma nova experiência com realidade virtual para ajudar os astronautas a zelar pelo seu bem-estar mental.

O projeto, que envolve um headset Vive Focus 3 modificado, nasceu de uma colaboração entre a Nord Space ApS, a XRHealth e a HTC e vai seguir rumo à ISS numa missão de reabastecimento prevista para o próximo dia 7 de novembro.

Como ajudar os astronautas a reduzir o stress da vida no Espaço? Realidade virtual pode ser a resposta
Headset e HTC Vive Focus 3 e comandos que vão ser utilizados na experiência créditos: Danish Aerospace Company / Nord Space ApS (via The Verge)

O ambiente de uma missão espacial é stressante e pode levar a problemas de saúde mental. “Os astronautas estão essencialmente isolados por meses, ou anos, durante as suas missões e estão confinados a espaços apertados com contacto limitado com amigos e família”, realça Per Lundahl Thomsen, CTO da Nord Space, citado em comunicado.

Através desta experiência, os astronautas terão acesso a um programa de assistência mental em realidade virtual concebido para dar resposta às suas necessidades. Andreas Mogensen, comandante da ISS para a Expedição 70, será o primeiro astronauta a fazer parte da experiência.

“Criar uma plataforma virtual que dê resposta às necessidades de saúde mental [dos astronautas] é fundamental para que sejam capazes de manter um estilo de vida saudável quando regressarem”, afirma Per Lundahl Thomsen.

A utilização de headsets de realidade virtual em ambientes de microgravidade é desafiante, devido às dificuldades acrescidas em matéria de orientação, mas também de registo de movimentos, causando desconforto e enjoos. Para mitigar estes problemas, o projeto fez modificações à plataforma de realidade virtual utilizada.

A par do hardware, o projeto conta também com software de realidade virtual desenvolvido pela XRHealth, com vídeos em 360 graus que prometem ajudar os astronautas a sentirem-se mais perto de casa, além de exercícios de respiração e meditação, detalha Eran Orr, fundador e CEO da empresa ao website The Verge.

Recorde-se que Andreas Mogensen é responsável pela missão Huginn na ISS, com experiências científicas e demonstrações de tecnologia que vão, por exemplo, ajudar os cientistas a compreender melhor o sono em órbita, mas também na área da monitorização da saúde ou na fotografia de relâmpagos do Espaço.

Veja mais sobre a missão Huggin no vídeo 

Ainda em setembro, a dieta na ISS tornou-se um pouco mais diversificada graças experiência que vai permitir cozinhar com uma espécie de robô de cozinha ao estilo da Bimby. Entre os testes iniciais inclui-se uma mousse de chocolate que o astronauta Andreas Mogensen preparou. 

Clique nas imagens para ver com mais detalhe