As “experiências alimentares” a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês) decorrem há muito, com o objetivo de aprender da melhor forma a cultivar ou a cozinhar em condições de microgravidade. A tarefa é especialmente importante quando está “na mesa” a hipótese de enviar astronautas em missões de longa duração para uma base lunar ou mesmo para Marte.

Entre alfaces e malaguetas e algumas refeições “gourmet” pré-embaladas, a dieta no espaço está prestes a ficar mais diversificada com uma experiência que vai permitir cozinhar com uma espécie de robô de cozinha, tipo Bimby.

Entre os testes iniciais está uma mousse de chocolate que o astronauta Andreas Mogensen, da Agência Espacial Europeia, já preparou e terá ficado “deliciosa”, segundo o próprio, de acordo com as reações dos colegas da ISS.

Clique nas imagens para mais detalhe

O astronauta dinamarquês explicou que a mousse de chocolate foi feita com um dispositivo especial como parte de um teste de uma experiência promovida pela ESA e pela Agência Espacial Francesa (CNES) denominada Food Processor.

A experiência pretende descobrir quais as refeições que podem ser preparadas no espaço, tendo em conta algumas guloseimas - como a mousse de chocolate - que possam servir igualmente para “levantar a moral” dos astronautas, uma vez que os vegetais servem para manter o outro lado da saúde.

Dormir (na Terra) nem sempre é fácil, imagine no Espaço. ESA quer descobrir a melhor forma
Dormir (na Terra) nem sempre é fácil, imagine no Espaço. ESA quer descobrir a melhor forma
Ver artigo

A ESA afirma que o objetivo da sua investigação do Sistema Avançado para Alimentos Espaciais (Processador de Alimentos) é testar equipamentos protótipos com uma receita específica que utiliza funções básicas de cozinha, como bater claras de ovos e misturar produtos.

Uma próxima versão do processador de alimentos será capaz de pesar, misturar, amassar, aquecer, secar, cozinhar, colorir e reidratar, abrindo caminho para uma série de pratos de dar “água na boca”, compensando o paladar dos futuros viajantes em missões por longos períodos longe de casa.

Recorde-se que depois de “chefiar” a Crew Dragon Endurance como o primeiro piloto fora dos EUA, Andreas Mogensen transformou a Estação Espacial Internacional na sua casa e local de trabalho para conduzir a missão Huginn, com experiências científicas e demonstrações de tecnologia que vão desde a compreensão do sono em órbita até à monitorização da saúde ou à fotografia de relâmpagos do espaço.

Veja o vídeo que explica tudo o que está a acontecer

Esta terça-feira, dia 26 de setembro, o astronauta da ESA torna-se no comandante da ISS para a Expedição 70, o sexto europeu a assumir um cargo do género. Esta é a segunda missão de Andreas Mogensen, iniciada em agosto último e que terminará em fevereiro do próximo ano. O astronauta já tinha estado na ISS em 2015, para a missão iriss, em 2015.