O anúncio do arranque de vendas foi feito esta quinta-feira pelo vice-presidente executivo da gigante tecnológica, Harry Shum, na Conferência Mundial de Inteligência Artificial. O evento decorre até ao próximo dia 31 de agosto, em Shanghai, China.

O HoloLens foi lançado em 2016, mas a segunda geração dos óculos de realidade aumentada traz melhorias a nível do conforto e da imersão, com novas formas de interação. Os hologramas são mais realistas e a Microsoft mais do que duplicou o campo de visão nos HoloLens 2, mantendo a densidade holográfica.

Mais recentemente, num evento em julho, o HoloLens 2 permitiu projetar um holograma de uma das executivas da Microsoft Azure de si própria a falar japonês, língua que não fala. A versão digital de Julia White surgiu no palco para traduzir o discurso para japonês e o holograma recorreu à inteligência artificial do Azure para reproduzir o discurso nessa língua numa voz muito parecida à da executiva.

A nova versão dos óculos de realidade aumentada HoloLens foi apresentada em fevereiro deste ano, num evento em Barcelona. No fundo, este o software confirmou um passo em frente na realidade mista, mais integração e a abertura da plataforma a parceiros.