Já se antecipavam as atualizações dos HoloLens e a versão 2, que a Microsoft acaba de mostrar na sua conferência de antecipação do MWC confirmam um passo em frente na realidade mista, mais integração e a abertura da plataforma a parceiros. A Microsoft pôs a trabalhar as equipas do HoloLens, Azure, Dynamics 365 e da área de Devices e o resultado é um ecossistema que tem potencial para massificar a tecnologia e trazer vantagens a várias indústrias.

"O poder de computação virtualmente ilimitado e a capacidade da nuvem combinada com dispositivos de ponta cada vez mais inteligentes e perceptivos, incorporados em todo o mundo físico, criam experiências que poderíamos imaginar apenas alguns anos atrás", explica Julia White - Corporate Vice Presidente do Microsoft Azure, lembrando que "quando a nuvem inteligente e as experiências de ponta inteligentes são fundidas com a realidade mista, temos uma estrutura para alcançar coisas incríveis e capacitar ainda mais pessoas".

O HoloLens foi lançado em 2016 mas a nova versão hoje apresentada traz melhorias a nível do conforto e da imersão, com novas formas de interação. Os hologramas são mais realistas e a Microsoft mais do que duplicou o campo de visão nos HoloLens 2, mantendo a densidade holográfica. Também foi atualizada a maneira como se interage com os hologramas e com o novo sensor de profundidade pode fazer-se a manipulação direta de hologramas com gestos Há ainda sensores de rastreamento ocular que tornam a interação com os hologramas ainda mais natural, e pode fazer login no o Windows Hello por reconhecimento de íris, facilitando a partilha dos óculos.

O centro de gravidade mais equilibrado e melhorias no material de fabrico dos óculos, assim como um novo mecanismo de ajuste aumentam o conforto, sobretudo para quem usa o dispositivo durante várias horas.

A Microsoft acelerou também a capacidade de desenvolvimento de aplicações com o Dynamics 365 Remote Assist, o Dynamics 365 Layout e as novas aplicações Dynamics 365 Guides. O ecossistema de parceiros de realidade mista têm ainda uma ama de ofertas agregam valor em vários setores e casos de uso.

Os guias Microsoft Dynamics 365 ficaram hoje disponíveis, com a utilização de realidade mista para dar instruções passo a passo e orientar os funcionários no processo de aprendizagem, e que ficam online para visualização.

Foi ainda publicado o Azure Kinect DK, um kit de programadores que combina a tecnologia de Inteligência Artificial num único equipamento, com o sensor de profundidade e uma câmara RGB de alta definição, assim como 7 microfones que vai permitir desenvolver soluções avançadas de visão e compreensão de linguagem natural.

Kinect Developer Kit

O HoloLens 2 vai estar à venda este ano a um preço de 3.500 dólares, e os bundles que incluem Dynamics 365 Remote Assist começam nos 125 dólares por mês. Numa primeira fase o HoloLens 2 vai ser disponibilizado nos Estados Unidos, JApão, China, Canadá, Alemanha, Reino Unido, Irlanda, França, Austrália e Nova Zelândia. As pré-encomendas começaram já hoje.

O SAPO TEK está a explorar todos os espaços da Mobile World Congress 2019 e trouxe já as principais novidades e tendências, assim como anúncios de produtos, mas ainda tens mais para contar e pode continuar a acompanhar tudo aqui.

Nota da Redação: A notícia foi atualizada depois da conferência de imprensa ter terminado

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.