Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter • 12 jan 2018

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

IA, IoT, cibersegurança e blockchain. As previsões de 2018 não são muito diferentes das de 2017

 
 

É habitual que entre o final de dezembro e o início de um novo ano várias consultoras e empresas olhem para o mercado e façam os balanços do costume, mas também previsões para as tendências que vão marcar os próximos meses. A equipa do SAPO TEK passou umas boas horas a estudar algumas destas análises e reuniu tudo num artigo, onde se percebe que não há muitas diferenças nos pontos chave face ao que tinha sido antecipado para 2017, com o domínio da Inteligência Artificial, a Internet das Coisas (IoT), a cibersegurança e o blockchain. Mas que ainda assim se esperam grandes transformações do sector.

Se dúvidas houvesse em relação à importância destes temas em 2018 bastaria olhar para os anúncios que estão a ser feitos na CES para perceber que muita da inovação feita gira à volta dos mesmos termos, juntando aqui os carros autónomos e a tecnologia automóvel que está cada vez mais presente na feira de Las Vegas. Ainda estamos a "digerir" a muita informação que chega do lado de lá do Atlântico, e que temos abordado em vários artigos, e na próxima semana teremos uma análise do que de mais inovador e insólito passou pelas conferências e espaço de exposição.

Por cá não faltaram também notícias relevantes. A Europa anunciou um novo investimento na área de supercomputação e em Portugal também há desenvolvimentos nesta área. Os drones voltaram a ser notícia, pelas melhores e piores razões, com os números dos últimos incidentes e a legislação que ainda está em preparação, mas também novos desenvolvimentos na tecnologia.

Houve ainda tempo para revisitar a história, lembrando o lançamento do iPhone em 2007  e o "apagão" da TV analógica que começou há seis anos, dando lugar à TDT.

Novos computadores, smartphones e outros gadgets, aplicações e notícias de negócios de empresas portuguesas, mas também oportunidades de emprego, tiveram espaço destacado no alinhamento editorial do SAPO TEK. Passe pelos links abaixo para ler ou reler as notícias e aproveite bem o fim de semana.

 
 
IA, IoT, cibersegurança e blockchain: 2018 nas previsões da tecnologia
 
 

Multimédia

 

Apesar de estarem focadas em diferentes segmentos da indústria tecnológica, as consultoras e empresas que olham para 2018 têm muitas previsões comuns. E todas concordam que vamos assistir a grandes transformações no sector.

 
 
 
Incidentes com drones mais do que duplicaram em 2017. Legislação está em fase final
 
 

Computadores

 

Um ano depois de se proibir o vôo de drones a mais de 120 metros de altura e nas áreas de aproximação e de descolagem dos aeroportos, a Autoridade Nacional da Aviação Civil registou mais 20 incidentes que em 2016. Governo diz que legislação está em "fase final de elaboração".

 
 
 
Falha de segurança pode comprometer privacidade das conversas de grupo no WhatsApp
 
 

Apps

 

Qualquer pessoa com controlo sobre um servidor da app pode adicionar contactos a qualquer conversa de grupo que esteja a ser mantida no Whatsapp.

 
 
 
"Apagão" da TV analógica começou há seis anos
 
 

Telecomunicações

 

A 12 de janeiro de 2012, o sinal analógico de televisão deixava de funcionar em 25 concelhos do país, os primeiros a migrar para a nova era da televisão digital.

 
 
 
Facebook prepara entrada no segmento do hardware. Novo rival da Amazon à vista?
 
 

Equipamentos

 

Rumores indicam que a rede social prevê lançar um equipamento com ecrã que vai permitir conversas e ver vídeos online. O dispositivo será parecido com o Amazon Echo Show e vai custar perto de 500 dólares.

 
 
 
Acer volta a reclamar título de "portátil mais fino do mundo" com o novo Swift 7
 
 

Computadores

 

A nova versão do Swift 7 reduz a espessura do equipamento para os 8,98 milímetros, mas integra um sensor de impressões digitais, um processador Intel Core i7 e uma bateria com autonomia para um dia inteiro de trabalho.

 
 
 
Asus cria dispositivo para eliminar molduras em setups com vários ecrãs
 
 

Computadores

 

O acessório faz a refração da luz entre vários ecrãs, criando pontes de luz entre os monitores. O aspecto final do setup faz com que os ecrãs pareçam um display gigante e curvo.

 
 
 
Bosch coloca um novo passageiro no seu carro
 
 

Computadores

 

A empresa alemã apresentou Casey, um assistente de voz para carros com o objetivo de evitar distrações dos condutores ao volante. Tecnologia foi desenvolvida durante 10 anos.

 
 
 
Carros da Ford vão começar a falar com peões e outros veículos muito em breve
 
 

Computadores

 

Embora ainda seja necessário fazer testes, a fabricante automóvel pretende que, no próximo ano, cada um dos seus carros novos chegue ao mercado com a tecnologia.

 
 
 
Bruxelas vai investir 1.000 milhões de euros em supercomputadores europeus
 
 

Computadores

 

A Comissão Europeia apresentou hoje um projeto para a construção de uma infraestrutura europeia de computação de alto desempenho. O plano supõe um investimento conjunto dos Estados-membros de mil milhões de euros e a compra de dois supercomputadores.

 
 
 
Unbabel conquista investimento de mais de 19 milhões de euros
 
 

Negócios

 

A startup nacional, que combina a inteligência artificial com o conhecimento de mais de 55 mil tradutores dispersos pelo mundo para a tradução de conteúdos, captou, numa ronda de financiamento de série B, 23 milhões de dólares em investimento.

 
 
 
Altice separa negócio dos EUA e da Europa e reestrutura operações europeias
 
 

Negócios

 

O grupo Altice quer separar as operações da sua filial holandesa das dos Estados Unidos. A estas mudanças junta-se, também, uma reestruturação das operações europeia.

 
 
 
Um fenómeno chamado iPhone no dia do seu 11º aniversário
 
 

Multimédia

 

A 9 de janeiro de 2007 Steve Jobs chegou ao palco da Macworld onde garantiu, logo no início da sua apresentação, que se iria fazer história naquele dia. E foi, sem dúvida, o que aconteceu.

 
 
 
TI e retalho e marketing lideram subidas no número de ofertas de emprego
 
 

Expert

 

A área das tecnologias é aquela onde a procura de profissionais mais tem crescido, mas o sector do retalho, comércio e marketing não fica muito atrás, principalmente na vertente digital.

 
 
 
Nova associação de ciência dos dados quer reforçar sector dentro e fora de portas
 
 

Site do dia

 

Sob o mote “To empower Data Science for a Better World”, a Data Science Portuguese Association tem como objetivo a atração de empresas e recursos humanos para se fixarem no nosso país, tornando-o mais competitivo internacionalmente.

 
 
 
Sugestão TEK: 7 boxes Android para conteúdos multimédia e muito mais!
 
 

Sugestões

 

Se o seu televisor não é “inteligente”, uma pequena “caixa” é muito mais útil do que pode imaginar. Fique a conhecer um belo conjunto de boxes Android e saiba para que servem.

 
 
 
Smartphone dobrável da Samsung transforma-se em realidade no final do ano
 
 

Equipamentos

 

Os mais recentes rumores dão conta que a fabricante sul-coreana tem planos para iniciar a produção do seu primeiro telemóvel “flexível” em novembro de 2018.

 
 
 
OnePlus 6: lançamento está oficialmente marcado para junho deste ano
 
 

Equipamentos

 

O próximo equipamento da marca já vai integrar o novo processador da Qualcomm, o Snapdragon 845, um dos mais esperados para 2018.

 
 
 
Estudo deita por terra mitos relacionados com gestão de emails no trabalho
 
 

Internet

 

A pesquisa questionou a eficácia das crenças comuns sobre o uso do correio eletrónico, como a deste ser um factor de distração. Resultados da investigação permitiram reunir dicas para uma gestão mais eficaz do email no trabalho.

 
 
 
Mais de 80 mil alunos passam a ter acesso a “soluções especiais” da PT
 
 

Telecomunicações

 

A Fundação PT tem desenvolvido várias iniciativas inclusivas que, através de um protocolo com a DGE assinado esta sexta-feira, serão disponibilizadas a mais de 82 mil alunos com necessidades educativas específicas em Portugal.

 
 
 
SAPO lidera destacado audiências internet em Portugal
 
 

Internet

 

O portal online da Altice recebeu a visita de 3,6 milhões de pessoas no passado mês de novembro.

 
 
 
Astronauta “perde” 7 centímetros em apenas um dia
 
 

Computadores

 

Norishige Kanai disse ontem no Twitter ter crescido nove centímetros na sua primeira missão, temendo não caber no assento que o trará de volta à Terra. Mas parece que se enganou nas medições.

 
 
 
União Europeia e gigantes tecnológicas discutem progressos no combate ao terrorismo digital
 
 

Internet

 

Depois da pressão da UE para as empresas implementarem medidas de combate aos conteúdos ilegais online, chegou a altura de ver quais os progressos realizados e as lições aprendidas.

 
 
 
2017 é um dos melhores anos de sempre para o registo de domínios em .pt
 
 

Internet

 

No final do ano existiam na internet, em números totais, 976.370 domínios com o sufixo que identifica Portugal.  

 
 
 
Sugestão TeK: Monte um ginásio em casa com a ajuda destes equipamentos
 
 

Sugestões

 

Há exercícios físicos que pode fazer sem sequer sair de casa ou sem ter de visitar o ginásio todos os dias. Basta ter por perto os equipamentos certos, com a tecnologia a dar uma boa ajuda.

 
 
 
Alexa vai dar “assistência” a utilizadores de PCs com Windows 10
 
 

Computadores

 

HP, ASUS e Acer estão entre as fabricantes que terão a assistente virtual doméstica da Amazon “ao serviço” das suas máquinas.

 
 
 
Mais de 5,9 milhões de PS4 vendidas em todo o mundo na altura do Natal
 
 

Computadores

 

A 31 de dezembro de 2017, a consola de jogos da Sony tinha vendas globais acumuladas de mais 73,6 milhões de unidades.

 
 
 
Conheça todos os videojogos nomeados para os Game Developers Choice Awards
 
 

Multimédia

 

Zelda e Horizon Zero Dawn lideram a corrida com seis nomeações cada um, mas há outros títulos "fortes".