A neutralidade da internet, TikTok a prazo e a "pedra no sapato" da Apple
Sete anos depois de ter sido abolida pelo presidente Donald Trump, a neutralidade da internet foi reposta nos Estados Unidos pela Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês), que aprovou a medida na semana passada. Pode ser visto como um sinal, ou talvez não, mas este é ainda um dos maiores mercados de comunicações (se não o maior) e considerando que encarar todos os tipos de tráfego como iguais, sem prioridade nas redes, é uma medida que pode contagiar outras geografias, há que assinalar o momento. Mesmo que possa ser transitório e que as próximas eleições norte americanas possam voltar a trazer outros entendimentos para o sector, como aconteceu depois de uma primeira decisão na administração Obama.
Contagioso pode ser também o escrutínio reforçado das tecnológicas, especialmente no cumprimento das regras da concorrência e da proteção dos utilizadores. Tem nomes diferentes do lado de cá e de lá do atlântico, e protagonistas políticos diversos, mas os alvos são (naturalmente) as maiores empresas do sector. E se forem de origem chinesa já se sabe que vão ser vigiadas com mais cuidado.
É isso que está a acontecer com o TikTok? A aplicação da ByteDance está debaixo de cerco na Europa face às medidas de recompensas no TikTok Lite, acusadas de poder afetar a saúde mental dos jovens, o que levou a uma suspensão voluntária do programa. E nos Estados Unidos a crescente onda de críticas pode ter um resultado mais drástico, depois do presidente Joe Biden ter assinado uma lei que dá à empresa nove meses para vender o TikTok, com uma possível extensão de três meses se o negócio estiver a decorrer. Se não acatar a decisão, a app será excluída das lojas da Apple e do Google em território norte-americano, bloqueando acesso aos 170 milhões de utilizadores no país.
Embora de origem norte americana, a Apple não está a passar também um bom bocado. Nos Estados Unidos há vários processos contra a empresa de Cupertino e na Europa a Comissão Europeia acaba de juntar o iPodOS à lista dos serviços que têm de cumprir o regulamento dos mercados digitais (DMA na sigla em inglês), o que pode levar a novas obrigações de abertura da plataforma de tablets. Na semana passada tinha sido a Shein a ser adicionada à lista de plataformas com obrigações do regulamento dos serviços digitais (DSA na sigla em inglês) e mais nomes podem estar para entrar no rol de tecnológicas sob observação apertada.
E sobre notícias boas? Há sempre muito que dizer sobre a Inteligência Artificial e a semana passada não foi exceção. A Microsoft está imparável e anunciou o modelo Phi-3, a terceira geração do Phi, disponível para todos gratuitamente em open source, com o objetivo de democratizar a tecnologia. Ainda em beta já se pode ver também o que o VASA-1 pode fazer a partir de uma foto estática e de um áudio, criando vídeos realistas que podem ser usados em vários tipos de aplicações.
A aposta na IA e na cloud está a compensar e a Microsoft é uma das empresas que está a ganhar com o interesse nesta área, em receitas e valorização bolsista, assim como a Google. Mas o mesmo não pode dizer a Intel, que vê o investimento das empresas a ser desviado para outras áreas.
Numa semana em que o feriado do 25 de abril, e as celebrações dos 50 anos da Revolução dos Cravos (com direito a drones), propiciou uma pausa noticiosa, terminámos a publicação de um dossier sobre a inovação que as startups portuguesas estão a fazer no sector da saúde, com um artigo dedicado ao projeto Halo para doentes com Esclerose Lateral Amiotrófica. Vale mesmo a pena conhecer as cinco startups escolhidas e perceber como estão a mudar vidas.
Outros artigos que vale a pena acompanhar mostram a evolução dos televisores da Samsung e contam as conquistas do supertelescópio Hubble em data de aniversário, mas há mais para saber nos artigos que escolhemos para esta newsletter semanal e que convidamos a ler, ou a reler!
Contamos com a sua companhia esta semana, onde prometemos que não faltarão temas de interesse!
Telecomunicações
A Comissão Federal de Telecomunicações voltou a repor o princípio de neutralidade da internet nos Estados Unidos. eliminando a possibilidade dos operadores de darem prioridade a algumas aplicações na velocidade de acesso à rede.
Internet
A empresa chinesa ByteDance garantiu hoje não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos, caso não corte os laços com a China.
Apps
A empresa gestora da rede social anunciou a suspensão voluntária do TikTok Lite na Europa, enquanto responde aos pedidos de informação feitos por Bruxelas, sob a acusação de estar a afetar a saúde mental dos mais jovens e a incentivar à dependência.
Computadores
A decisão da Comissão Europeia é mais uma "pedra no sapato" para a Apple na Europa, colocando pressão adicional à empresa norte americana no cumprimento das regras europeias, desta vez com o DMA (Digital Markets Act).
Internet
A Comissão Europeia juntou o site de compras Shein à lista das grandes plataformas vigiadas pelas novas regras do Digital Services Act (DSA). O site chinês é agora obrigado a novas regras de transparência.
Opinião
Tiago Bessa analisa o impacto do Regulamento dos Serviços Digitais (DSA na sigla em inglês) e as questões suscitadas pela escolha do Coordenador dos Serviços Digitais em Portugal.
Computadores
A Microsoft anunciou a terceira geração do modelo de inteligência artificial Phi, disponível para todos gratuitamente em open source, com o objetivo de democratizar a tecnologia. Foi treinado com uma base de dados mais pequena, mas a sua performance é equivalente ao GPT 3.5 Turbo.
Site do dia
O novo modelo da Microsoft é capaz de criar avatares hiper-realistas a partir de uma foto estática e de um ficheiro de áudio, com vídeos onde a sincronização dos lábios, a expressão e movimentos são assustadoramente reais.
Computadores
A mais recente versão beta do Adobe Photoshop cria imagens geradas por IA a partir de simples instruções de texto. Pode também utilizar imagens de referência para expandir fundos e originar novas imagens.
Negócios
Desde 2018 o emprego nas startups de saúde em Portugal multiplicou-se por oito e a faturação por 10. O ritmo de novos projetos até diminuiu, mas alguns são líderes mundiais e outros podem vir a ser em breve, entre desafios e oportunidades da geografia.
Ciência
Os doentes com Esclerose Lateral Amiotrófica vão ser os primeiros a poder beneficiar da tecnologia que a Unbabel já está a testar em ambiente real, para devolver a capacidade de comunicar perdida para a doença. O Halo usa inteligência artificial para criar uma representação virtual do utilizador e clonar a sua própria voz.
Negócios
Com cerca de 300 milhões de dólares em financiamento angariado, o unicórnio de origem portuguesa Sword Health aponta baterias aos EUA mas é em Portugal que suporta boa parte do negócio. Em pouco mais de um ano passou de um, para mais de uma mão cheia de produtos e já está a trabalhar nas próximas novidades.
Internet
Combater o sedentarismo é promover a saúde e a Actif acredita que criou uma resposta para facilitar esta máxima em instituições onde nem sempre há recursos para promover esta atividades, mas também em casa, com ajuda da tecnologia.
Multimédia
Desde abril de 1990, o Hubble fez 1,6 milhões de observações de mais de 53.000 objetos astronómicos. Muitas resultaram em novas descobertas, outras “apenas” em imagens arrebatadoras. No dia em que festeja o 34º aniversário, há mais uma para conhecer.
Equipamentos
A segunda geração dos Ray-Ban da Meta integra um conjunto de novidades, como a capacidade de processar informação com inteligência artificial a partir de diferentes formatos e a integração de chamadas de vídeo do WhatsApp e Messenger, mas há mais.
Equipamentos
O módulo fotográfico do Huawei Pura 70 é triangular e apresenta uma câmara com capacidade de registar imagens em alta velocidade. O modelo é também um dos primeiros a suportar o envio de mensagens de imagem via satélite.
Equipamentos
Já se sabia que a dona da marca Nokia estava a preparar os seus próprios smartphones. A Europa está entre os mercados visados e há três modelos “na calha”, com alternativas a preços baixos.
Android
A versão 11.8 beta do Android Auto introduz a possibilidade de personalização do seu aspeto baseado na funcionalidade Material You.
Computadores
A Samsung apresentou o seu novo alinhamento de televisores, destacando-se as novas funcionalidades de inteligência artificial e a família de SoundBars.
Computadores
A Huawei começou a trabalhar em tecnologia para automóveis inteligentes há quatro anos, mas já fornece várias fabricantes chinesas que apontam o seu sistema de assistência à condução como um dos mais avançados disponíveis.
Negócios
Até sábado, a Xiaomi recebeu 70 mil encomendas do seu carro elétrico. Mas ainda há espaço para mais algumas: até ao final do ano a empresa acha que vai conseguir produzir mais de 100 mil SU7. O CEO Lei Jun já tinha afirmado que a fábrica em Pequim está a trabalhar a todo o gás.
How To Tek
Quer mostrar um jogo a amigos diretamente na PlayStation 5? A consola tem uma ferramenta de partilha de ecrã. Saiba como ativar.
Multimédia
As imagens mostram também o posicionamento de centenas de veículos do exército de Israel em Gaza. Os satélites registaram o antes e depois da destruição dos hospitais da região.