As tendências "transparentes" da CES e a Inteligência Artificial que nos vai acompanhar em 2024
Com o ano de 2024 a arrancar, a feira de tecnologia de Las Vegas volta a mostrar as tendências para as várias áreas de produtos e soluções que este ano vão começar a chegar ao mercado. A Inteligência Artificial é dominante, e está em todo o lado, integrando cada vez mais componentes de hardware nos portáteis e smartphones, nos carros e nas TVs, mas também em soluções e aplicações que tiram partido da tecnologia. Mas há mais para conhecer, entre as novas tendências de ecrãs transparentes aos gadgets para a saúde, gaming e novidades em mobilidade, na condução autónoma e em carros elétricos.
O SAPO TEK está a acompanhar as principais novidades e anúncios da CES 2024 que hoje abriu portas e decorre até 12 de janeiro, e a “maratona” começou ainda antes do Natal, com pré briefings de várias marcas a antecipar os lançamentos, “protegidos” com embargos bem definidos para não se falhar o timing. Pode seguir tudo num dossier que criámos para reunir todas as notícias e que vamos continuar a atualizar até final da feira e da conferência em Las Vegas, com os principais produtos e os gadgets mais estranhos e curiosos.
Fora da CES fica o novo carro da Xiaomi, o SU7 que foi apresentado ainda em dezembro, com um “pacote” de inovações da marca que reflete a aposta dos últimos três anos, e a visão de ultrapassar a Tesla e garantir um lugar no top 5 dos fabricantes mundiais no espaço de 15 a 20 anos. Há outros equipamentos que prometem marcar as tendências do ano e que também não vão a Las Vegas. É o caso do Galaxy S24, que a Samsung vai apresentar no dia 17 de janeiro, antecipando o habitual calendário do fim do mês, e o Vision Pro da Apple, que chega ao mercado em fevereiro. Mesmo não “estando” na feira, são certamente tema de destaque e comparação.
Já estamos a olhar para a frente, e para o que o ano de 2024 traz, mas a fechar 2023 a equipa do SAPO TEK fez o balanço dos principais temas na Inteligência Artificial, nas telecomunicações, gaming, espaço, Web 3 e cibersegurança, que têm lugar de destaque também no top das notícias mais lidas do ano. Está tudo no dossier que preparámos, muito bem complementados com uma série de artigos de opinião para os quais desafiámos vários especialistas nas diversas áreas, que deixam a sua marca e conhecimento aprofundado.
Estas e outras notícias, entrevistas, reportagens e How to podem ser vistas nesta newsletter e como habitual no site do SAPO TEK que em 2024 chega aos 24 anos.
As notícias não páram, nem abrandam, e é bom sinal começar o ano de 2024 com novas perspectivas de evoluções, revoluções (boas) e tendências que transformam a nossa vida digital. Nós continuamos por aqui a dar conta das notícias que o mantêm atualizado e com a visão do que o futuro pode trazer.
Continue a seguir o trabalho da equipa do SAPO TEK, gostamos da sua companhia!
Multimédia
Abre hoje oficialmente a edição de 2024 da CES mas as novidades já começaram a ser partilhadas há vários dias, com as principais marcas a divulgarem os produtos que chegam ao mercado este ano e protótipos aspiracionais. Sem surpresas a Inteligência Artificial domina a maior parte dos anúncios.
Equipamentos
A ASUS Republic of Gamers (ROG) não poupou esforços para acelerar a área de gaming e na CES está a mostrar dois novos portáteis ROG Zephyrus, um novo ROG Strix SCAR 18 e o primeiro ROG NUC que resulta da colaboração com a Intel. Nos smartphones o domínio é agora do ROG Phone 8 e do ROG Phone 8 Pro.
Computadores
É uma das inovações que a Samsung tem para mostrar na CES este ano, ainda em forma de protótipo. A empresa está a aplicar a tecnologia de MicroLED a ecrãs transparentes e o resultado parece impressionar.
Multimédia
Três anos depois de decidir entrar no mercado dos automóveis elétricos, Lei Jun diz que a Xiaomi desenvolveu tecnologia em 5 áreas chave que podem acelerar a indústria e mostra confiança de que pode ultrapassar a Tesla. Há também novas imagens do Xiaomi SU7 em azul.
Multimédia
A entrada em 2024 ficou marcada pela combinação entre o tradicional fogo de artifício com a inovação dos drones com luzes em várias cidades do mundo: de Londres a Ras Al Khaimah, nos Emirados Árabes Unidos, onde foram batidos dois novos recordes do Guinness.
Multimédia
Veja as imagens da destruição causada pelo sismo no Japão. Último balanço aponta para a morte de 64 pessoas.
Computadores
Além da tecla dedicada à interação com o Windows, a Microsoft revelou agora um botão de acesso imediato ao Copiloto de IA.
Computadores
A Dell realizou uma demonstração onde o sistema de inteligência artificial Copilot do Windows 11 ajustou automaticamente as configurações do sistema operativo com base no perfil do utilizador.
Computadores
Os portáteis Razer Blade foram atualizados com os mais recentes processadores de inteligência artificial. Mas entre os diversos produtos de gaming que a marca levou para a CES, a cadeira Project Esther, com sensações hápticas, promete elevar a experiência a novos patamares.
Computadores
Batizados em homenagem a uma personagem feminina da mitologia nórdica, os robots humanoides Valkyrie são figuras imponentes de quase 1,90 m de altura e 140 quilos de peso.
Ciência
Um novo estudo revelou que Neptuno e Urano, os dois planetas mais distantes do sistema solar, afinal têm cores muito mais parecidas do que se pensava anteriormente.
Ciência
O rover Curiosity da NASA esteve parado durante a conjunção solar no final do ano passado, mas ainda antes conseguiu captar um conjunto de imagens que foram transformadas em timelapses do dia em Marte.
Computadores
O ChatGPT tornou-se tema de conversas nos locais mais inusitados no ano em que a Inteligência Artificial saltou para as manchetes generalistas. Entre o potencial para o bem e as ameaças da extinção da humanidade, o que mudou em 2023?
Telecomunicações
Mais um ano e o 5G continua a não ser rentabilizado pelas operadoras que comprometeram mais de 566 milhões de euros nas licenças, a que se somam investimentos nas infraestruturas. Mas há sinais positivos para a melhoria da conetividade em Portugal com o concurso para fibra nas zonas brancas.
Computadores
Considerado um dos melhores anos de sempre em termos de qualidade dos títulos lançados, a indústria de gaming foi também abalada em 2023 com o encerramento de estúdios e despedimentos. Mas o principal destaque foi a conclusão da compra da Activision pela Microsoft.
Multimédia
Em 2023 as profundezas cósmicas ganharam protagonistas como Psyche e Euclid, que prometem ajudar “colegas” já experientes como o Hubble, o Perseverance ou mesmo o Webb a desvendarem os mistérios do Universo. O grande foco foi a Lua, sempre a pensar em Marte.
Internet
A par do ransomware e das burlas através de plataformas como WhatsApp, há uma nova geração de ameaças alimentadas por inteligência artificial que, em 2023, já começaram a ganhar mais espaço nas operações dos cibercriminosos.
Negócios
Despedimentos, ecos do colapso da FTX, Binance na mira da Justiça norte-americana e perdas causadas por ataques e fraudes voltaram a abalar a confiança. Mas nem tudo está perdido.
Internet
Facebook, Instagram, Twitter como X e TikTok acompanharam-nos em 2023 e assim deverão continuar por 2024. Umas a perderem utilizadores, outras a ganharem, enquanto ficam mais parecidas entre si e tentam rentabilizar o negócio, a braços com as questões da privacidade.
Opinião
Manuel Dias aborda neste artigo de opinião as principais tendências da IA Generativa para 2024, avisando que hoje, mais do que nunca, as as organizações precisam de recursos especializados, ferramentas mais abrangentes e novas competências para criar a próxima onda de aplicações inteligentes baseados em IA Generativa.
Opinião
O lançamento prometido de novos óculos de VR, nomeadamente os Apple Vision Pro, é um dos passos para o crescimento do Metaverso em 2024, ou do Spatial Computing. Luis Bravo Martins fala das perspectivas para o próximo ano.
Opinião
Luisa Ribeiro Lopes faz um balanço da evolução das competências digitais dos portugueses em 2023 e traça os desafios que se avizinha, no próximo ano, assim como as oportunidades, nomeadamente na igualdade de género no setor tecnológico e na cibersegurança.
Opinião
As correções de mercado depois do excesso de contratação em 2022 levaram a layoffs, congelamento de contratações e redução de salários, numa ressaca que Pedro Moura acredita que não se prolonga para 2024.
Opinião
Nos últimos anos a realidade mudou em termos de equilíbrio de género e Inês Santos Silva explica o que foi feito na Portuguese Women in Tech em 2023 e define o que é mais relevante em 2024, apostando na retenção.
Multimédia
Dos ataques na Ucrânia e na Faixa de Gaza, até sismos, vulcões em erupção e ondas de calor, são muitas as imagens captadas por satélites e drones, que nos permitiram uma perspectiva mais clara de alguns dos momentos que marcam o ano de 2023.