Depois de circularem vários rumores online, a Apple acaba de confirmar que o headset Apple Vision Pro, revelado na edição de 2023 da WWDC, vai mesmo chegar ao mercado norte-americano no dia 2 de fevereiro.

Em comunicado, a gigante de Cupertino avança que o período de pré-encomendas terá início no próximo dia 19 de janeiro. O preço do Apple Vision Pro começa nos 3.499 dólares, pela versão com 256 GB de armazenamento interno.

Recorde-se que, anteriormente, informação avançada por Mark Gurman da Bloomberg, indicava que a Apple estaria a acelerar a produção do seu novo headset para poder avançar para a comercialização do dispositivo em fevereiro.

Clique nas imagens para ver o Apple Vision Pro 

Descrito pela Apple como um "computador espacial" que vai permitir transformar a forma como as pessoas trabalham, colaboram e se mantêm entretidas, o Vision Pro é um headset que funde conteúdos digitais com o mundo real, suportando experiências em realidade aumentada e virtual, numa realidade mista.

O Apple Vision Pro tira partido do sistema operativo visionOS, que inclui um motor de execução em tempo real e um motor multi-app 3D, além de suporte a experiências espaciais.

É oficial: Apple entra no reino da Realidade Aumentada com o headset Vision Pro
É oficial: Apple entra no reino da Realidade Aumentada com o headset Vision Pro
Ver artigo

Já no hardware, o headset está equipado com displays microOLED, com 23 milhões de pixels nos dois ecrãs, 12 câmaras e seis microfones. Há também um sistema dual chip, composto pelos chips R1, que gere as imagens captadas pelas câmaras, e M2, que permite reduzir a latência.

O conteúdo apresentado pelo Vision Pro aparece em frente ao utilizador, sendo possível usar as mãos, a voz, e até mesmo os olhos, para manipular ou dar escala e distâncias às imagens. O headset suporta vários gestos para interações facilitadas e, através da assistente virtual Siri, torna-se possível abrir ou fechar apps e reproduzir conteúdo, entre outras ações.

Veja o vídeo 

Tal como demonstrado pela Apple durante a apresentação na WWDC 2023, o headset surge como uma  possibilidade de estender o ecrã do computador e trabalhar de forma mais privada. No que toca ao entretenimento, a Apple afirma que, graças aos displays de alta resolução, os utilizadores poderão assistir a filmes e séries como se estivessem perante um ecrã gigante, acompanhado de som surround.

Para lá dos filmes, séries e vídeos, o headset serve também para jogos, com a empresa da maçã a assegurar suporte a mais de 100 títulos do Apple Arcade.

Nota de redação: a notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização: 15h30)