A equipa do SAPO TEK faz uma análise dos principais temas que marcaram o ano de 2023 no mundo das tecnologias e conta com a opinião de especialistas de várias áreas que contribuem com a sua visão em artigos exclusivos.
Os temas do espaço, novos lançamentos de smartphones, tablets, TVs e wearables, mas também notícias de Inteligência Artificial, inovação nas áreas da tecnologia e saúde, estiveram no top das notícias mais lidas no SAPO TEK.
Despedimentos, ecos do colapso da FTX, Binance na mira da Justiça norte-americana e perdas causadas por ataques e fraudes voltaram a abalar a confiança. Mas nem tudo está perdido.
Considerado um dos melhores anos de sempre em termos de qualidade dos títulos lançados, a indústria de gaming foi também abalada em 2023 com o encerramento de estúdios e despedimentos. Mas o principal destaque foi a conclusão da compra da Activision pela Microsoft.
Mais um ano e o 5G continua a não ser rentabilizado pelas operadoras que comprometeram mais de 566 milhões de euros nas licenças, a que se somam investimentos nas infraestruturas. Mas há sinais positivos para a melhoria da conetividade em Portugal com o concurso para fibra nas zonas brancas.
Em 2023 as profundezas cósmicas ganharam protagonistas como Psyche e Euclid, que prometem ajudar “colegas” já experientes como o Hubble, o Perseverance ou mesmo o Webb a desvendarem os mistérios do Universo. O grande foco foi a Lua, sempre a pensar em Marte.
A inteligência artificial generativa veio para ficar em 2023 e as fabricantes começaram a produzir chips específicos de IA usados nos novos portáteis. Conheça ainda os avanços feitos na área dos supercomputadores e computação quântica.
Dos ataques na Ucrânia e na Faixa de Gaza, até sismos, vulcões em erupção e ondas de calor, são muitas as imagens captadas por satélites e drones, que nos permitiram uma perspectiva mais clara de alguns dos momentos que marcam o ano de 2023.
A par do ransomware e das burlas através de plataformas como WhatsApp, há uma nova geração de ameaças alimentadas por inteligência artificial que, em 2023, já começaram a ganhar mais espaço nas operações dos cibercriminosos.
Facebook, Instagram, Twitter como X e TikTok acompanharam-nos em 2023 e assim deverão continuar por 2024. Umas a perderem utilizadores, outras a ganharem, enquanto ficam mais parecidas entre si e tentam rentabilizar o negócio, a braços com as questões da privacidade.
O ChatGPT tornou-se tema de conversas nos locais mais inusitados no ano em que a Inteligência Artificial saltou para as manchetes generalistas. Entre o potencial para o bem e as ameaças da extinção da humanidade, o que mudou em 2023?