Está disposto a comprometer a privacidade para ser mais eficiente?
A Microsoft está a preparar a grande atualização do Windows 11 com o Copilot e tudo indica que esta semana teremos novidades sobre as novas ferramentas que o sistema operativo para PC vai trazer. Todas mais inteligentes, com a ajuda da inteligência artificial e os novos modelos de linguagem natural, algumas a correr na cloud e outras no PC, tirando partido do potencial dos novos processadores e NPU. A Microsoft, e as fabricantes de computadores, têm estado a apresentar as novas funcionalidades como um passo em frente na eficiência pessoal e profissional, ajudando a melhorar a interação com as configurações e a preparar os equipamentos para se adaptarem ao nosso modo de trabalhar e até aos tipos de tarefas ao longo do dia. A lógica é semelhante à que está a ser propagandeada para os smartphones, no Android com o Gemini e no iOS com a Apple Intelligence, mas não é preciso perguntar a nenhum agente de IA para perceber que para serem verdadeiramente úteis estas ferramentas vão ter de saber muito sobre nós (ou tudo sobre nós). E por isso a pergunta é se estamos dispostos a abdicar da nossa privacidade para termos assistentes mais inteligentes, que façam as nossas tarefas e sugiram algumas decisões.
A nova funcionalidade Recall (Lembrança em português) que a Microsoft vai integrar no Windows pode ser um bom exemplo. Quando foi apresentada causou polémica, mas agora a empresa vem reforçar a segurança e explicar melhor como funciona. Se não se recorda do que é, fica uma explicação breve: o Recall vai captando fotografias do ecrã do PC a cada 5 segundos e cria um arquivo que ajuda a relembrar o que fez numa determinada aplicação, a uma data específica, através de uma simples pesquisa. Pode ser útil e ultrapassar algumas das limitações do sistema de ficheiros do Windows mas por muita segurança que se coloque, e salvaguardas de sites e tipos de conteúdos não guardados, a interrogação sobre a privacidade permanece.
O certo é que não são as funcionalidades de Inteligência Artificial que estão a impulsionar as vendas de PCs (nem de smartphones), pelo menos para já. Estão ainda a dar os primeiros passos e os exemplos que surgem são pouco cativantes, mas todos os especialistas aconselham que a compra de um PC novo, ou a troca de um equipamento, já passe pelas novas plataformas preparadas para a evolução da IA.
Fora do mundo dos PC esta semana tivemos oportunidade de publicar a análise a um novo flip phone que chegou ao mercado com a (re)entrada da Motorola em Portugal. O razr 50 Ultra é um smartphone dobrável em modelo de bolso elegante e com bom desempenho, que vem desafiar o Samsung Z Flip 6 e o novo concorrente nesta gama, o Xiaomi Mix Flip, apresentado em Berlim. Numa altura em que os smartphones de “barra” começam a ter cada vez menos argumentos para se diferenciarem, estes equipamentos trazem uma lufada de ar fresco que é bem vinda para quem aprecia a diferença.
O tema da saúde mental esteve também em destaque, e uma entrevista Tom Van Daele mostra o potencial da Inteligência Artificial nesta área. O investigador e psicólogo clínico esteve em Lisboa para o Congresso Ibero-americano de Psicologia que teve um dia dedicado ao digital, durante o qual foi anunciada uma nova app inteligente para responder aos psicólogos, e aproveitámos para falar sobre o uso dos telemóveis nas escolas. Entre proibir e permitir tudo, a resposta pode estar no meio.
Frescas são também as novidades que vêm da ilha de Santa Maria, nos Açores, onde poderá surgir em breve um porto espacial português. Na semana passada a Atlantic Spaceport Consortium lançou dois rockets que atingiram alturas não muito elevadas mas que comprovam a capacidade de lançamento, em solo português e com foguetões desenhados e desenvolvidos em Portugal. E vamos acompanhar as cenas dos próximos capítulos.
Com setembro a terminar, e o mês da cibersegurança a bater à porta, esta semana temos duas conferências importantes em Lisboa, o IDC Directions e o Atlantic Convergence, que vai trazer a Lisboa os CEO de empresas tecnológicas e especialistas para falarem sobre cabos submarinos, interconectividade da internet e o papel que Portugal e a Península Ibérica têm como alternativa aos mercados tradicionais.
Nós vamos estar a acompanhar tudo e pode seguir as notícias no sítio do costume. Contamos consigo!
Boa semana
Computadores
A Microsoft está a preparar as novas funcionalidades de inteligência artificial para o Windows 11 mas avança já hoje com novos dados sobre a "memória fotográfica" da ferramenta Recall, que foi uma das mais criticadas.
Computadores
O mercado de PC continua a mostrar sinais de recuperação, embora a um ritmo ligeiro. A IDC avança que as entregas de PC devem aumentar 2,6% em 2024, mas a IA não é a principal razão.
Equipamentos
A Qualcomm poderá mudar o nome dos seus processadores, adotando nomes sem a designação da geração. Snapdragon 8 Elite tem um nome mais próximo que as versões de computador.
Telecomunicações
A empresa especializada na operação de pontos de troca de tráfego de Internet (Internet Exchange Points – IXPs), já está a disponibilizar os seus serviços de interconexão no Centro de Dados de Sines, numa extensão da plataforma.
Computadores
Em entrevista ao SAPO TEK, o CEO da iServices, Bruno Borges, destaca o sucesso da expansão internacional, é a principal marca de reparações na Bélgica e prepara-se para chegar a dois novos países em 2025.
Ciência
Os primeiros lançamentos de foguetões do porto espacial nos Açores estão feitos e a Atlantic Spaceport Consortium diz que abrem possibilidades para a criação de um espaçoporto comercialmente aberto em Portugal.
Ciência
A terceira edição da iniciativa Astronauta por Um Dia terminou este domingo com o voo parabólico que permitiu a 30 jovens portugueses experimentarem a ausência de gravidade, tal como os astronautas vivenciam no Espaço.
Multimédia
A Crew-9 só levou dois tripulantes para conduzir de volta à Terra os astronautas presos no Espaço há muito mais tempo do que o previsto, devido a problemas com a cápsula Starliner da Boeing. Entretanto o lançamento feito com um foguetão Falcon 9 trouxe mais um revés à SpaceX.
Análises
A Motorola está a reforçar a aposta no mercado português e o razr 50 Ultra é um dos smartphones do portfólio que tem provas dadas na qualidade e design para conquistar espaço no campo dos dobráveis.
Equipamentos
O design de titânio, as câmaras Leica, desempenho e bateria são os elementos chave dos novos smartphones da Xiaomi. Os dois modelos trazem também mais inteligência integrada no HyperOS e com o Gemini da Google e a campanha de lançamento conta com oferta de TVs de 50 e 55 polegadas.
Equipamentos
As primeiras contas mostram que o mais recente modelo da Apple tem o prazo de entrega mais baixo que qualquer iPhone lançado nos últimos cinco anos, quase no mesmo nível do iPhone 12.
Computadores
Tecnologias como a realidade virtual e a IA estão a mudar a saúde mental. Tom Van Daele, investigador e psicólogo clínico, falou ao SAPO TEK sobre o que podemos esperar no que diz respeito às vantagens, mas também aos desafios para profissionais, pacientes e até Governos.
Computadores
Tendo por base o mais recente modelo GPT-4o, o novo assistente inteligente vai permitir aos profissionais inscritos na Ordem dos Psicólogos Portugueses colocarem perguntas sobre boas práticas e obterem respostas imediatas.
Computadores
A proibição dos telemóveis nas escolas ganha força, com países como França e Suécia a liderarem movimentos que apontam os efeitos negativos dos smartphones na aprendizagem e socialização. Já outras vozes defendem a necessidade de um equilíbrio que também considere os benefícios da tecnologia.
Multimédia
O mais recente simulador de futebol da Electronic Arts, FC 25, continua a apostar nas maiores emoções no relvado, introduzindo o novo modo Rush a substituir o Volta.
Computadores
Mark Zuckerberg mostrou um protótipo dos óculos holográficos Orion AR durante o Meta Connect 2024.
Multimédia
A Sony PlayStation reuniu diversas novidades numa apresentação State of Play, onde foi revelado Ghost of Yōtei, a sequela de Ghost of Tshushima.
Multimédia
O gigantesco conjunto de dados, que inclui mais de 200.000 imagens e cobre uma área do céu equivalente a 8.600 luas cheias, é o resultado de observações feitas ao longo de 13 anos, que envolveram um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço em Portugal.