Os psicólogos portugueses vão passar a contar com uma ajuda adicional para a prática da sua atividade profissional: um assistente virtual baseado em Inteligência Artificial (IA) generativa.

Desenvolvido pela Visual Thinking, em colaboração com a Microsoft, para a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), tem como propósito facilitar a prática clínica dos mais de 27 mil psicólogos representados por este organismo.

O novo assistente inteligente baseia-se no mais recente modelo GPT-4o, suportado por uma base de conhecimento com mais de 750 documentos e vai permitir aos psicólogos colocarem perguntas sobre boas práticas e obterem respostas imediatas.

A intenção é ajudar na tomada de decisões, assim como na melhoria dos níveis de produtividade e otimização do tempo e recursos, uma vez que passam a despender menos tempo a procurar informações e mais tempo focados nos seus pacientes e noutras tarefas de maior valor acrescentado.

Outra das potencialidades deste assistente está no facto de estar preparado para interagir em diferentes línguas, tornando-o uma ferramenta inclusiva e acessível para todos os profissionais, independentemente do idioma que utilizem.

O assistente recorre a tecnologia de IA generativa, que utiliza algoritmos avançados de processamento de linguagem natural (NLP) para interpretar e responder com precisão, mesmo a questões mais complexas. Ao mesmo tempo, está programado para realizar atualizações contínuas que permitam a integração das informações mais recentes da OPP, garantindo que as respostas estejam sempre alinhadas com as últimas regulamentações e melhores práticas.

Este assistente virtual vai estar disponível para os psicólogos através de uma área reservada no website da OPP. "Esta integração vai proporcionar um acesso seguro e eficiente, em conformidade total com os regulamentos de privacidade de dados", refere-se em comunicado.

O novo assistente virtual foi anunciado durante o XVIII Congresso Ibero-americano de Psicologia e 6º Congresso da Ordem dos Psicólogos, que decorre entre hoje e amanhã em Lisboa, contando com diferentes especialistas, entre eles Tom Van Daele, investigador e psicólogo clínico, que falou ao SAPO TEK sobre o tema da eMental Health, partilhando igualmente o seu ponto de vista sobre as medidas de proibição dos telemóveis nas escolas, que estão a avançar em muito países.