O primeiro foguetão atmosférico foi lançado de uma plataforma móvel e tem uma dimensão de 3,35 metros e 23 Kg, atingindo uma velocidade máxima de 400 m/s e uma altitude de 5,596 m. O Atlantic Spaceport Consortium diz que o lançamento é uma "clara demonstração da crescente ambição e capacidade nacional do sector espacial português" e "constitui um marco significativo na criação de um espaçoporto comercialmente aberto em Portugal".

O primeiro lançamento aconteceu no dia 26 de setembro, pelas 13h04 locais, a partir do espaçoporto que foi criado na ilha de Santa Maria, nos Açores e representa um novo recorde para rockets desenvolvidos e produzidos em Portugal, indica a organização. Estava previsto um segundo lançamento que aconteceu com sucesso no dia 28, de um foguetão com características ligeiramente diferentes, como confirmou ao SAPO TEK Bruno Carvalho, diretor do Atlantic Spaceport Consortium.

O segundo lançamento - o Gama-1 - foi lançado no dia 28 de setembro às 11h49 e tinha 21 kg de massa à descolagem, e 3,15 metros de comprimento. O Atlantic Spaceport Consortium diz que atingiu uma velocidade máxima superior a 500ms (cerca de 1800km/h) e uma altitude de 4.453m.

O Atlantic Spaceport Consortium foi criado em 2000 para desenvolver e operar o porto espacial nos Açores e Bruno Carvalho diz que este lançamento é "mais um passinho" para o desenvolvimento do espaçoporto, faltando ainda a publicação do regulamento que permitirá à organização pedir a licença para operação espacial.

Veja as imagens 

"Com esta iniciativa queríamos demonstrar que a competência operacional para lançar e recuperar este tipo de foguetões, assim como a capacidade industrial de os desenvolver e fabricar, existe em Portugal", afirma Bruno Carvalho, diretor do Atlantic Spaceport Consortium.

"A nossa visão é de continuar afinar os processos e construir capacidade para foguetões orbitais de maior dimensão", adianta Bruno Carvalho

Os rockets GAMA, especialmente desenhados para esta missão, foram desenvolvidos, fabricados e operados pelo Atlantic Spaceport Consortium em colaboração com o projeto RED, e ainda com outros parceiros portugueses.

O vídeo mostra o lançamento do primeiro rocket, no dia 26 de setembro

A iniciativa pretende sustentar a possibilidade de lançamentos espaciais regulares a partir da ilha de Santa Maria, com rockets de especificações semelhantes e dimensões maiores que tenham a capacidade de chegar ao espaço, abrindo caminho a um serviço comercial por parte do Atlantic Spaceport Consortium.