Dizia a tradição que os meses de janeiro e fevereiro eram calmos no que diz respeito a lançamentos de novidades, e tirando um ou outro título, a época representava o “limpar das armas” das editoras, após a “guerra” do Natal. Mas já não é mais, e tendo começado no final do mês de janeiro com Kingdom Hearts 3, os jogadores irão ter novidades de relevo constantes até março. Mas o dia 15 de fevereiro ficará marcado pelo lançamento de alguns peso-pesados que competem entre si no mesmo target de jogadores, algo raro na indústria.

Ontem (hoje em Portugal) foi colocado nas lojas Far Cry: New Dawn, o FPS da Ubisoft que serve de sequela direta de Far Cry 5, e que pode ler mais informações do mesmo aqui. Hoje somam-se Crackdown 3 da Microsoft e Metro: Exodus. E o que têm estes três jogos em comum? São videojogos explosivos, baseados em mundos abertos à exploração, que não só vão competir pela carteira dos jogadores, como pelas horas disponíveis que demoram a ser concluídos.

Crackdown 3 teve uma produção conturbada e até polémica, tendo sido dada algures no processo como cancelado, mas felizmente a Microsoft deu todas as oportunidades à Sumo Digital para concluir a empreitada, que chega hoje a bom porto. O jogo mantém a estética dos jogos anteriores, oferecendo uma cidade futurista, desenhada em cel shading (técnica de design que simula desenhos animados) para explorar e concluir missões. Os jogadores encarnam agentes da lei, liderados por Jaxon, personagem assumida pelo ator Terry Crews, que traz para o jogo toda a sua atitude “cool” e "bad ass" dos anúncios da Old Spice.

O jogo destaca-se pelos poderes que as personagens desenvolvem ao longo da campanha, nomeadamente a agilidade, capaz de desafiar a gravidade com saltos sobre-humanos, nesta aventura que explora cenários focados na verticalidade, permitindo trepar por gigantescos arranha-céus. O sistema explora puzzles de parkoir, desafiando os jogadores a saltitarem entre plataformas nas torres elevadas, para desligar os transmissores de propaganda dos vilões. Outro aspeto que a personagem melhora é o uso da força e utilização de armas. No geral, Crackdown 3 pretende ser um dos jogos mais explosivos no género dos últimos anos.

Crackdown 3 é um jogo exclusivo Xbox One, mas pode igualmente instalá-lo no PC com o Windows 10, baseado no programa Play Anywhere. De salientar que se for subscritor do serviço Xbox Game Pass, este jogo será adicionado gratuitamente à lista de títulos disponíveis.

Em relação a Metro: Exodus, esta é a terceira aventura de terror baseado nas novelas literárias e do imaginário de Dmitry Glukhovsky. O jogo destaca-se dos títulos anteriores ao oferecer cenários abertos à exploração, com mais objetivos, mas sem descurar os habituais túneis escuros, onde monstros aguardam à espreita. O jogo de terror transporta o jogador para um planeta devastado por uma guerra nuclear, no ano 2036. A radiação criou aberrações mutantes sedentas que perseguem os humanos.

O jogador assume um jovem de 23 anos chamado Artyom, que escapa o metro de Moscovo, ditando a primeira vez que a série abandona os túneis claustrofóbicos, para cenários mais abertos e coloridos. A personagem irá participar numa jornada, com alguns companheiros ao longo do continente, utilizando uma locomotiva entre as diversas paragens, ao longo de um ano.

Metro Exodus chega ao PC (mas apenas na loja digital da Epic Store), PlayStation 4 e Xbox One.

Outro título que chegou hoje às lojas foi Jump Force, um jogo de combate de antologia que reúne as personagens mais icónicas da publicação japonesa Shōnen Jump. Provavelmente não terá ouvido falar na empresa, mas certamente que conhece séries de animação nipónicas ou mangas de Dragon Ball, Naruto, One piece, Saint Seiya e outros tantos. As personagens dos diferentes universos irão cruzar-se para medir forças, suportado por uma história original para justificar a sua reunião.

Nas arenas de combate, irá assumir uma equipa de três combatentes, num sistema de “tag team”, vencendo a equipa que mantiver pelo menos uma personagem em pé. No total, são 42 personagens jogáveis, oriundas de 16 universos da Shōnen Jump, incluindo ainda duas que foram criadas originalmente para o jogo.

Jump Force chega às lojas no PC, PlayStation 4 e Xbox One.

Aproveite estes títulos, porque antes do final do mês chegam mais alguns jogos importantes como Anthem, Dirt Rally 2.0 e The Lego Movie 2, para referir alguns.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.