Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter • 24 ago 2018

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

As aulas estão quase a começar. O que é feito da "escola do futuro"?

 
 

O tempo é ainda de férias, mas não tarda nada que as aulas recomecem para crianças e jovens, dos vários graus de ensino, do pré-escolar à universidade. E para que escola vão voltar? Os planos para desenvolver uma escola de futuro têm sido debatidos a nível curricular, com a ideia de integrar a tecnologia de forma mais intensa no ensino, mas faz falta modernizar o hardware que está ultrapassado, as ligações internet e os conteúdos, que não são revistos (na maior parte dos casos) desde o Plano Tecnológico da Educação. Falta investimento e estratégia, como mostra a reportagem do SAPO TEK que tirou o retrato ao que os jovens vão encontrar nas escolas portuguesas.

Ainda na tecnologia há boas notícias para o Governo, com os bons resultados de Portugal no relatório da ONU sobre governo digital, com uma subida de nove posições no ranking, e o reforço do investimento nos laboratórios colaborativos, que juntam entidades privadas, públicas e as universidades em projetos nacionais ou regionais de investigação.

Esta semana acompanhámos também a tomada de posição de associações e artistas portugueses em defesa do Artigo 13 (e associados) da proposta de diretiva dos Direitos de Autor que está em discussão na Europa. Numa sintonia poucas vezes vistas, várias associações sentaram-se à mesma mesa para uma conferência de imprensa conjunta, onde se defendeu a necessidade de remuneração justa do trabalho criativo e se afastaram acusações que têm sido feitas a esta proposta, nomeadamente a da censura e da ameaça do "fim da internet". A 12 de setembro vamos ficar atentos à votação em Estrasburgo.

Não faltou também tempo para acompanharmos as novidades da Gamescom, que decorre até domingo, e os anúncios de jogos e de hardware que ali se fizeram, e à chegada do Samsung Note 9 ao mercado português. Há ainda uma análise a um dos smartphones com mais potencial da Hisense, e um olhar para os melhores "primeiros smartphones" para quem vai ter um telemóvel novo antes de regressar à escola. Na próxima semana as novidades tecnológicas serão reforçadas com a IFA, que decorre em Berlim de 31 de agosto a 5 de setembro.

Como é habitual a equipa do SAPO TEK esteve ainda atenta ao que se passa no espaço, e esta semana acompanhou o lançamento de um satélite com tecnologia portuguesa a bordo, mas também ficou a saber como é que os astronautas jogaram a primeira partida de ténis na Estação Espacial Internacional.

Veja estas e outras notícias que escolhemos para esta newsletter semanal e aproveite bem o fim de semana.

 
 
Plano Tecnológico da Educação: dez anos depois como estão as escolas do futuro?
 
 

Computadores

 

O investimento de mais de 400 milhões de euros tinha como objetivo colocar Portugal entre os primeiros cinco países europeus com maior taxa de modernização tecnológica a nível de ensino. Uma década passada, o panorama continua longe do esperado.

 
 
 
Quem são os países que fazem melhor no Governo Digital? Portugal melhorou no ranking
 
 

Site do dia

 

A ONU já tem pronta a sua avaliação anual do desempenho dos países para o desenvolvimento das ferramentas digitais de serviço ao cidadão e mostra que estas ajudam a transformar as sociedades.

 
 
 
Número de laboratórios colaborativos cresce para 20 e financiamento chega aos 50 milhões de euros
 
 

Negócios

 

A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) acaba de aprovar 14 novas candidaturas a Laboratórios Colaborativos, um número acima do esperado e com grande diversidade territorial.

 
 
 
Associações e artistas portugueses estão juntos em defesa da nova legislação europeia de Direito de Autor
 
 

Internet

 

A proposta de diretiva não passou ainda no Parlamento Europeu e vai voltar a ser votada em setembro. Hoje os artistas e associações portuguesas juntaram-se para pedir aos eurodeputados a sua aprovação, numa sintonia raramente vista.

 
 
 
Samsung Galaxy Note 9 já bateu os números de pré-encomendas do Note 8
 
 

Equipamentos

 

O novo smartphone da Samsung só chega às lojas amanha mas as pré-encomendas já superaram as do seu antecessor Note 8.

 
 
 
Novo Nokia 5.1 chega ao mercado português
 
 

Equipamentos

 

O novo Nokia 5.1 vai estar disponível nas cores, Cobre, Preto e Azul Temperado e na versão com 16 de armazenamento. O preço médio é de 229€.

 
 
 
Registo de patente “mostra” regresso de Touch ID aos iPhone
 
 

Equipamentos

 

Uma patente submetida pela Apple renova a esperança de ver o Touch ID regressar aos iPhone. Mas sob uma tecnologia diferente.

 
 
 
Análise TEK: Hisense Infinity H11 - Um smartphone para consumir multimédia e tirar fotos a um preço acessível
 
 

Análises

 

A Hisense propõe um smartphone eficaz para funcionalidades multimédia, uma câmara fotográfica de qualidade, mas apresenta uma configuração de processamento modesta.

 
 
 
Farfetch e OutSystems são os 2 "unicórnios" portugueses, mas o restrito clube das empresas milionárias está a aumentar
 
 

Negócios

 

No mundo do empreendedorismo alcançar o status de “unicórnio” é quase como encontrar o Santo Graal. Mas, já são mais de 250 as empresas privadas de tecnologia que valem mais de mil milhões de dólares.

 
 
 
Gamescom Awards 2018: conheça os 16 melhores jogos que estão prestes a serem lançados
 
 

Multimédia

 

A feira internacional de videojogos pediu ajuda a um painel de especialistas para condecorar os melhores jogos que vão sair durante os próximos meses. Consulte a galeria para conhecer os 16 vencedores.

 
 
 
Alienware aproveita boleia da NVidia e atualiza computadores com GeForce RTX 2080
 
 

Computadores

 

O grupo levou para a feira de videojogos novos monitores, computadores equipados com a nova GeForce RTX e um programa de treino para atletas de eSports.

 
 
 
Auscultadores HP desenhados para manter refrigeração ativa
 
 

Computadores

 

A fabricante criou um sistema de headset com “conchas” ativas com magnetos termoelétricos para refrescar as orelhas dos jogadores.

 
 
 
NVidia apresenta GeForce RTX 2080 dedicada ao gaming
 
 

Computadores

 

E já há alguns videojogos a tirar partido da tecnologia RTX para projeção de iluminação Ray Tracing.

 
 
 
Montra TeK: Os melhores "primeiros smartphones" para os mais jovens
 
 

Montra

 

Há terminais que apresentam características perfeitas para serem a primeira experiência móvel dos mais novos, seja pela facilidade de uso, seja pelo preço. E o Android faz o resto no que diz respeito a sistemas de controlo parental. Fique a conhecer alguns modelos do género.

 
 
 
Satélite Éolo já está em órbita. Veja as imagens e vídeo do lançamento
 
 

Computadores

 

Depois de alguns adiamentos, a ESA lançou com sucesso o satélite Éolo que já está na sua órbita ao planeta Terra.

 
 
 
Drones voltam a interferir com aviões no Aeroporto de Lisboa. Um caiu mesmo na pista
 
 

Computadores

 

Embora o regulamento da ANAC proíba o voo destes aparelhos a mais de 120 metros de altura e nas áreas de aproximação e descolagem dos aeroportos, os incidentes com drones nessas zonas continuam a acontecer.

 
 
 
Patente da IBM revela drones que servem cafés a empregados
 
 

Computadores

 

O “olhar” atento dos drones deteta o cansaço dos trabalhadores, deslocando-se a estes com um cafezinho na “mão”.

 
 
 
Colômbia combate cultivo de cocaína com drones
 
 

Computadores

 

O governo colombiano está a experimentar usar os dispositivos aéreos para lançar herbicidas nas plantações da droga.

 
 
 
Veja imagens térmicas do calor em Lisboa captadas com o CAT S61
 
 

Equipamentos

 

A CAT utilizou as funcionalidades de captura térmica do seu topo de gama para mostrar o calor que se faz sentir em diversas cidades da Europa e Estados Unidos.

 
 
 
Robot Aibo vai chegar aos EUA mas preço não será o “melhor amigo do Homem”
 
 

Computadores

 

Batizado de “First Litter Edition” (algo como edição de primeira ninhada), a Sony garante que não haverá dois cães-robot iguais. Disponível no mercado norte-americano a partir de setembro, vai custar quase três mil dólares.