Os novos projetos agora aprovados juntam-se aos 6 laboratórios colaborativos já existentes e fazem crescer para 20 o número de projetos de investigação desenvolvidos numa parceria entre empresas, autarquias e instituições de ensino superior. Segundo o jornal Público, as instituições têm garantidos 50 milhões de euros de financiamento público nos próximos cinco anos, mas o valor final do investimento será o triplo deste por via do investimento privado e de fundos comunitários.

O número de projetos está bastante acima do que era esperado, e também conta com grande diversidade territorial. Na primeira vaga de laboratórios já se encontravam projetos de base regional como o Vines&Wines – Agricultura de precisão no vinho e na vinha do Douro, com sede em Vila Real, o MORE – Investigação e Culturas de montanha em Trás-os-Montes, em Bragança, e o GreenCoLAB, sobre processamento de algas no Algarve.

Mas na lista também constam outros de âmbito nacional, como o DTx, centrado na transformação digital na indústria que é liderado pela Universidade do Minho e tem como parceiros, entre outros, a Universidade de Évora e o Instituto Ibérico de Nanotecnologia e as empresas Bosch, Embraer ou IKEA, e o Atlantic, um projecto que aposta na interacção entre espaço, oceano e clima para o Atlântico, com sede em Peniche e vários pólos no país, envolvendo o Instituto Superior Técnico e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera ou a EDP.

Nos novos 14 projetos aprovados a maioria são de âmbito nacional, num total de nove. Entre eles está o CemLAB: Tecnologias sustentáveis de cimentos para a construção, que é liderado pela Associação Técnica da Industria de Cimento. Este será o maior dos laboratórios colaborativos que vão ser apoiados pela FCT, com um financiamento de 7,4 milhões de euros e a garantia de criação de 100 postos de trabalho.

Entre os projectos de âmbito regional contam-se o SMART FARM COLAB - Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura, liderado pela Câmara de Torres Vedras ou o InovPLant, Soluções inovadores de base biológica para a protecção de culturas e plantas, proposto pela Universidade Nova de Lisboa, mas com sede em Elvas.

Governo avança com nova estratégia de inovação para Portugal
Governo avança com nova estratégia de inovação para Portugal
Ver artigo

O financiamento garantido para os 20 laboratórios é de 10 milhões de euros por ano, durante os próximos cinco anos. Os laboratórios têm que garantir os outros dois terços das verbas necessárias a cumprir o seu plano de negócios, sendo que um terço tem que vir obrigatoriamente das empresa e o restante ser angariado em concursos competitivos, como os que são financiados por fundos comunitários, por exemplo.

Esta é uma lógica de partilha de risco com o sector privado que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior quis implementar, mas que tem reflexos positivos na criação de emprego científico e qualificado, criando mais de 780 postos de trabalho, com a entrada de 16 a 100 investigadores por projeto.

Nota da redação: foi feita uma correção no nome do laboratório liderado pela Câmara Municipal de Torres Vedras.