Depois de alfaces, flores e uvas e até de um novo tripulante, foi a vez do desporto ultrapassar as barreiras terrestres, nomeadamente, através de uma partida de ténis na Estação Espacial Internacional (ISS).

Organizado pela NASA e pela Associação de Ténis dos EUA, o evento pretendeu mostrar como os astronautas ocupam os seus tempos de lazer e como se mantêm em forma durante as estadias de vários meses no Espaço.

Para tornar possível o jogo de ténis sem gravidade, os astronautas da NASA, Andrew Feustel, Ricky Arnold e Serena Auñón-Chancellor e Alexander Gerst, da Agência Espacial Europeia (ESA), usaram raquetes mais pequenas e bolas de espuma, bem como uma rede que ia flutuando a bordo da ISS.

Estes pormenores também foram pensados de forma a evitar danos nos equipamentos resultantes de uma jogada menos bem conseguida.

Meses antes da partida, o também comandante da Expedição 56 disse que o “facto de não termos gravidade é difícil, as bolas não saltam”, explicando que a equipa teria que se habituar a isso e até estabelecer novas regras.

"Para mim, o jogo vai ser semelhante ao Pong, no qual se acerta na bola e ela segue em linha reta, não pula nem faz nada", disse Feustel .

O evento foi transmitido em uma projeção 3D mapeada no Unisphere, uma escultura que representa o globo terrestre, em Nova Iorque.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.