Depois de alfaces, flores e uvas e até de um novo tripulante, foi a vez do desporto ultrapassar as barreiras terrestres, nomeadamente, através de uma partida de ténis na Estação Espacial Internacional (ISS).
Organizado pela NASA e pela Associação de Ténis dos EUA, o evento pretendeu mostrar como os astronautas ocupam os seus tempos de lazer e como se mantêm em forma durante as estadias de vários meses no Espaço.
Para tornar possível o jogo de ténis sem gravidade, os astronautas da NASA, Andrew Feustel, Ricky Arnold e Serena Auñón-Chancellor e Alexander Gerst, da Agência Espacial Europeia (ESA), usaram raquetes mais pequenas e bolas de espuma, bem como uma rede que ia flutuando a bordo da ISS.
Estes pormenores também foram pensados de forma a evitar danos nos equipamentos resultantes de uma jogada menos bem conseguida.
Meses antes da partida, o também comandante da Expedição 56 disse que o “facto de não termos gravidade é difícil, as bolas não saltam”, explicando que a equipa teria que se habituar a isso e até estabelecer novas regras.
"Para mim, o jogo vai ser semelhante ao Pong, no qual se acerta na bola e ela segue em linha reta, não pula nem faz nada", disse Feustel .
O evento foi transmitido em uma projeção 3D mapeada no Unisphere, uma escultura que representa o globo terrestre, em Nova Iorque.
Em destaque
-
Multimédia
Football Manager 26 regressa depois de um ano "lesionado". É para ganhar o campeonato? -
Site do dia
Ondas de 20 metros registadas a partir do espaço funcionam como "mensageiras" de tempestades -
App do dia
Viva a história emocionante de Anne através da resolução de puzzles -
How to TEK
Foi adicionado a um grupo no WhatsApp por alguém que não conhece? Saiba como sair de “mansinho” e reportar
Comentários