Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter • 24 mai 2019

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Os pirilampos do 5G em Portugal… e no mundo

 
 

O ano de 2019 promete dar início à quinta geração móvel, mas o processo está longe de concluído, pelo menos em Portugal. As primeiras fabricantes de smartphones vão lançar no mercado, nos próximos meses, os seus equipamentos 5G, sobretudo nos mercados, ou melhor, nas cidades que vão ser pioneiras a oferecer o sinal.

Portugal tem boas infraestruturas, tem uma rede de fibra ótica competitiva, mas tem um problema que mais nenhum mercado encontrou: o espectro dos 700 Mhz alocados atualmente, ou pelo menos até junho, à Televisão Digital Terrestre. Tal como Alberto Souto de Miranda, o Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, referiu ao SAPO TEK, o processo de migração estará concluído em breve, sem prejudicar os utilizadores do TDT. Mas ainda assim, o Governo prefere esperar um pouco mais para que a Anacom conclua o processo de concurso/leilão que seja favorável a todos os intervenientes.

Do lado das operadoras tudo parece estar a postos e esta semana algumas empresas de telecomunicações fizeram as suas demonstrações do potencial do 5G. A NOS aproveitou o Portugal Smart Cities Summit para demonstrar a sua infraestrutura de rede 5G com uma pista de carros de bombeiros comandados à distância por realidade virtual. A Vodafone levou uma comitiva de jornalistas para o Minho para apresentar a “primeira ligação transfronteiriça 5G do mundo em mobilidade”. Para tal, colocou um jogador de eSports a fazer uma partida de demonstração, provando que as ligações não sofrem com problemas de latência ou quebras de servidor, na passagem da fronteira entre Portugal e Espanha. Mesmo ao nível internacional, já foram reveladas datas de arranque para a venda comercial do 5G, como o caso do Reino Unido a 30 de maio para algumas cidades, ou o caso da China que optou pelo dia 1 de outubro, mas numa promessa de cobertura de todo o território chinês.

Quem continua em “sarilhos” é a Huawei, que tem visto a proibição da administração de Donald Trump a causar graves repercussões. Se a Microsoft retirou, de forma silenciosa, os portáteis da fabricante chinesa da sua loja online, o corte de ligações com a Google pode ditar quebras imagináveis à Huawei. Ainda que a empresa tenha planos de contingência, tais como um sistema operativo próprio para os seus smartphones e tablets, assim como um “balão de oxigénio” para os próximos três meses pelo stock de componentes que amealhou; os analistas já preveem quebras acentuadas de encomendas de dispositivos na casa dos dois dígitos.

Apesar da Huawei e o 5G serem os temas dominantes da semana, há muito para descobrir no mundo da tecnologia: drones, veículos autónomos, videojogos, inteligência artificial, e muitos outros assuntos.

Boas leituras e bom fim-de-semana!

 
 
UNESCO considera que Siri, Alexa e Cortana reforçam estereótipos sexistas
 
 

Computadores

 

Segundo um relatório divulgado esta semana, a escolha de vozes femininas para os assistentes digitais transmite a ideia de que as mulheres "estão sempre disponíveis e prontas a agradar", além de responderem de forma dócil a abusos verbais.

 
 
 
Facebook prevê lançar a sua criptomoeda em 2020
 
 

Negócios

 

A "GlobalCoin" deverá ter o seu valor indexado a moedas como o dólar, o euro ou o yen de modo a tentar minimizar a sua volatilidade.

 
 
 
SpaceX lança os primeiros 60 satélites da missão Starlink
 
 

Telecomunicações

 

Os primeiros satélites do projeto de Elon Musk seguiram a bordo do Falcon 9 e estão já posicionados numa órbita 550 km acima da Terra. Para o sistema Starlink entrar em funcionamento vão ser necessários mais doze lançamentos.

 
 
 
Google utiliza inteligência artificial para detetar cancro do pulmão
 
 

Computadores

 

Nos primeiros testes realizados, a nova ferramenta da Google conseguiu detetar mais 5% de casos do que aqueles que foram identificados por uma equipa de seis radiologistas certificados.

 
 
 
Maxar escolhida pela NASA para desenvolver primeira parte da base espacial lunar
 
 

Computadores

 

O contrato de 375 milhões de dólares irá permitir à empresa criar o módulo responsável pela energia, capacidades de manobra, controlo de altitude, sistemas de comunicações, entre outros.

 
 
 
“Tendência de procura em Portugal é para produtos cada vez mais premium”
 
 

Negócios

 

O mercado português está mais maduro na aquisição de portáteis e os produtos premium estão a crescer mais do que o low cost, uma tendência que a Lenovo está a acompanhar, explica Vasco Oliveira, responsável pela área de consumo da Lenovo em Portugal.

 
 
 
The Last of US 2, Death Stranding e Ghost of Tsushima garantidos na PlayStation 4
 
 

Computadores

 

Os exclusivos mais antecipados da PlayStation não estão a ser guardados para a PlayStation 5, afirma a Sony.

 
 
 
Rede 5G chega ao Reino Unido no dia 30 de maio
 
 

Telecomunicações

 

Entre os equipamentos disponibilizados pela EE com acesso à rede 5G deixaram de constar os da marca chinesa Huawei, que tinham sido anteriormente anunciados pela operadora.

 
 
 
Faturas de telecomunicações terão de ser gratuitas e mais detalhadas
 
 

Telecomunicações

 

A partir de amanhã as faturas deverão ser emitidas e enviadas aos assinantes sem quaisquer encargos, quer sejam em papel ou eletrónicas. Caso o cliente solicite, terão ainda de incluir a data do fim do período de fidelização e os custos a suportar pelo cliente se quiser terminar o contrato.

 
 
 
Polícia Judiciária codesenvolve projeto e-First para formação de agentes ligados à CiberSegurança e Cibercriminalidade
 
 

Computadores

 

Todos os elementos policiais de investigação criminal podem receber treino e ter acesso a plataforma de autoformação disponível 24/7.

 
 
 
Proibição de Donald Trump vai causar quebra de encomendas dos produtos da Huawei
 
 

Negócios

 

Um relatório refere que a fabricante chinesa vai diminuir 24% das entregas de equipamentos devido à ação executiva do governo norte-americano.

 
 
 
Funcionários do Snapchat podem ter acedido às contas dos utilizadores
 
 

Internet

 

Através de uma ferramenta chamada SnapLion, múltiplos empregados poderão ter tido acesso a dados privados.

 
 
 
Gosta de puzzles? Estes funcionam ao contrário
 
 

Apps

 

Fazer puzzles é sempre bom para descontrair, mas e se for desfazer puzzles? É isso que este jogo propõe.

 
 
 
Instagram: IGTV ganha formato horizontal para reproduzir vídeos em “modo paisagem”
 
 

Apps

 

A verticalidade da app era um conceito basilar, mas que se perde agora para ajudar a garantir que a plataforma de vídeo do Instagram não cai no esquecimento.

 
 
 
Sociedade de advogados lança site para contestar multas rodoviárias
 
 

Site do dia

 

A CRS Advogados considera que, por vezes, os condutores desconhecem o direito que lhes assiste a contestar, o que a levou a criar um serviço jurídico online para contraordenações rodoviárias.