
Richard Yu, CEO da Huawei, terá confirmado, numa conversa privada, no WeChat, que a empresa estaria prestes a lançar o seu próprio sistema operativo para aparelhos móveis. A empresa ainda não revelou qualquer informação referente a este plano publicamente, mas fontes anónimas indicam que o OS será lançado no próximo outono. A notícia foi avançada por um portal chinês e reproduzida por vários órgãos de comunicação internacionais.
Tendo em conta os últimos desenvolvimentos, que colocam a tecnológica chinesa em cheque por conta de restrições comerciais impostas pelos EUA, a notícia não surpreende. Note que a Google decidiu anunciar a suspensão dos serviços que presta à Huawei, onde se inclui o próprio Android. Na prática, isto significa que a empresa poderá ver-se privada da utilização do sistema.
Há muito que se fala do facto de a Huawei estar a desenvolver o seu próprio sistema operativo. Neste caso, a decisão pode mesmo compensar o afastamento da comunidade Android.
Não se sabe se o OS vai ser baseado no Android Open Source Project, que é um programa para o qual a empresa não perderá o acesso. Importa sublinhar, contudo, que o software não é um dos pontos fortes da marca, pelo que será necessário algum conhecimento externo para alinhar arestas e fazer com que o sistema operativo corresponde a algumas das exigências dos consumidores, especialmente se tivermos em conta o padrão de qualidade a que a indústria os habituou.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi "ataca" Porsche e automóveis de alta cilindrada com o elétrico SU7 Ultra abaixo dos 70 mil euros -
App do dia
Mister Antonio: Salte entre planetas e resolva desafios para agradar a um gato muito exigente -
Site do dia
Tem uma montanha de tarefas pela frente? Esta extensão ajuda a manter tudo organizado a partir do browser -
How to TEK
Aumente a privacidade e “tape os ouvidos” ao seu smartphone
Comentários