Richard Yu, CEO da Huawei, terá confirmado, numa conversa privada, no WeChat, que a empresa estaria prestes a lançar o seu próprio sistema operativo para aparelhos móveis. A empresa ainda não revelou qualquer informação referente a este plano publicamente, mas fontes anónimas indicam que o OS será lançado no próximo outono. A notícia foi avançada por um portal chinês e reproduzida por vários órgãos de comunicação internacionais.

Tendo em conta os últimos desenvolvimentos, que colocam a tecnológica chinesa em cheque por conta de restrições comerciais impostas pelos EUA, a notícia não surpreende. Note que a Google decidiu anunciar a suspensão dos serviços que presta à Huawei, onde se inclui o próprio Android. Na prática, isto significa que a empresa poderá ver-se privada da utilização do sistema.

Trump proibe telecoms de usar equipamento estrangeiro com Huawei na mira
Trump proibe telecoms de usar equipamento estrangeiro com Huawei na mira
Ver artigo

Há muito que se fala do facto de a Huawei estar a desenvolver o seu próprio sistema operativo. Neste caso, a decisão pode mesmo compensar o afastamento da comunidade Android.

Não se sabe se o OS vai ser baseado no Android Open Source Project, que é um programa para o qual a empresa não perderá o acesso. Importa sublinhar, contudo, que o software não é um dos pontos fortes da marca, pelo que será necessário algum conhecimento externo para alinhar arestas e fazer com que o sistema operativo corresponde a algumas das exigências dos consumidores, especialmente se tivermos em conta o padrão de qualidade a que a indústria os habituou.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.