Galaxy Fold: O erro da Samsung que pode por em causa os smartphones dobráveis
Parece já ser unânime que a Samsung se precipitou a lançar um smartphone dobrável, não porque surge antes do mercado ter apetência para estes equipamentos mas porque, ao que tudo indica, o próprio Galaxy Fold não está ainda estável para chegar às mãos dos consumidores, não tem a resistência e a durabilidade exigível para um terminal que custa quase 2 mil euros. Mas porque faz a Samsung um erro infantil como este?
Quando a empresa anunciou no ano passado que tinha um smartphone que se dobrava, funcionando como tablet e smartphone, as imagens eram pouco claras, a apresentação foi breve e no lusco fusco. DJ Koh, o responsável pela área de mobile, já tinha garantido que a Samsung só lançaria o equipamento quando estivesse “refinado” mas a pressão do mercado parece ter-se imposto e em fevereiro, ainda antes do MWC19, a empresa confirmou o Galaxy Fold, e a data de comercialização para Abril. Promessas são para cumprir e por isso 26 de abril foi definida como Dia D, ou Dia Fold para a chegada às lojas em vários países, onde Portugal não se incluia.
Estranhamente, durante a principal feira de telemóveis, a Samsung não tinha nenhum modelo em exposição, nem deixou os jornalistas tocar no Galaxy Fold, ao contrário da Huawei que facilmente passou para as mãos dos jornalistas portugueses o Mate X , revelando a sua confiança no produto. Estranheza porque num produto que supostamente chegaria ao mercado 2 meses depois deveria haver mais confiança. Afinal acabou por se confirmar que o Galaxy Fold não estava pronto e depois de ter tido críticas muito negativas nas primeiras reviews a Samsung acabou por ter de recuar e adiar a data de lançamento. As “desculpas oficiais” foram fracas e pouco consistentes, mas toda a comunicação à volta do acontecimento correu mal, foi mal gerida e pode ter impactos negativos. A empresa até pressionou a iFixit a retirar do site uma análise e desmontagem do Galaxy Fold que tinha feito, ajudando a aumentar o impacto do caso.
Não é a primeira vez que a Samsung lida com um falhanço técnico, é só recordar o Note 7 que teve impacto negativo durante muito tempo, mas parece que ainda não aprendeu com os erros. O pior é que este falhanço pode por em causa o arranque de uma nova categoria de produtos, os smartphones dobráveis, e causar danos a toda a indústria.
Numa semana mais curta não faltaram também novidades de gadgets e o SAPO TEK está a acompanhar na Andalusia a pré conferência da IFA, a IFA Global Press Conference, com acesso à estratégia e produtos que várias empresas vão mostrar em Berlim, como a Philips cada vez mais focada na personalização da saúde.
Aqui, como em Portugal, os telemóveis, e outros ecrãs pequenos e grandes, consomem cada vez mais do nosso tempo e são companheiros essenciais, assumindo muitas das tarefas que antes distribuíamos por outros equipamentos, mas vários alertas têm chegado sobre o excesso de utilização. Desta vez pela voz de Tim Cook, o patrão da Apple, que falava sobretudo nas notificações e na forma como podem ser uma distração. Esta é uma questão sobre a qual todos devemos refletir de forma séria, sobretudo quanto à exposição das crianças e até dos bebés, e a OMS fez novamente um aviso de que este é um hábito prejudicial, por isso sugerimos que aproveite o resto do fim de semana ao ar livre, com um uso moderado de ecrãs.
Bom fim de semana!
Equipamentos
O novo smartphone dobrável da marca coreana seria lançado no próximo dia 26 de abril, mas os problemas relatados recentemente levaram a Samsung a adiar a comercialização do equipamento que vai custar cerca de 2 mil euros.
Negócios
Depois da Apple e da Amazon, a empresa liderada por Satya Nadella conseguiu, por alguns momentos, ultrapassar o patamar de um bilião de dólares em bolsa, tornando-se a mais recente "trillion dollar baby".
Negócios
A International Data Corporation prevê que em 2019 se venha a verificar um aumento de 17,9% de gastos com transformação digital por empresas de todo o mundo.
Negócios
As vendas de computadores domésticos sofrem quebras de 12,6% face ao ano passado e continuam a registar números inferiores relativos a 2018 pelo segundo trimestre consecutivo.
Internet
A aproximação da data das eleições europeias, mas também das legislativas em vários países, fez com que a Google reforçasse as ferramentas de prevenção de abusos e verificação da infomação.
Internet
O ataque terrorista deste domingo levou o executivo a tomar medidas contra a circulação de desinformação online.
iOS
As notificações são o principal problema e Tim Cook garante que "nunca foi intenção da Apple" viciar as pessoas nos seus iPhones.
Equipamentos
O novo topo de gama da fabricante inclui processador Snapdragon 855, quatro câmaras e 12 GB de RAM.
Equipamentos
O modelo de gama de entrada que dispensa capas protetores da tampa traseira e diz adeus às dedadas incómodas.
Equipamentos
Se tem interesse em trocar de smartphone para o novo modelo, deverá entregar o seu dispositivo antigo até ao dia 14 de maio.
Computadores
Um ano depois de ter apresentado o robot Daisy, a empresa da maçã dá mais um passo em direção ao objetivo de fabricar os seus dispositivos apenas com materiais reciclados ou renováveis.
Equipamentos
Durante uma conferência de analistas, a fabricante chinesa traçou o seu roadmap para o 5G previsto para 2019.
Equipamentos
Tem 17,3 polegadas e um suporte traseiro que lhe permite ficar de pé enquanto o utilizador assiste aos seus conteúdos preferidos.
Computadores
Numa recente sessão de Q&A com jornalistas, a Sony referiu que a PS5 não será lançada nos próximos 12 meses e antecipa uma queda de lucros de 10% no próximo trimestre, fruto do investimento na próxima consola.
Multimédia
Uma atualização no Timelapse traz ao Google Earth mais dois anos de registos gráficos, uma nova interface e uma versão mobile.
Multimédia
A marca está a fazer a mudança da saúde pessoal para saúde personalizada e tem uma série de novos produtos para anunciar em setembro, na IFA 2019. O Philips Snoring Relief é uma das novidades, que promete melhorar a qualidade do sono.
Multimédia
O novo capítulo da saga de combate coloca na arena as personagens clássicas da série, misturando versões novas e mais velhas dos protagonistas.
Sugestões
Para proteger o seu computador a todos os níveis e ainda mantê-lo sempre 100% funcional, há cuidados a ter. Salvaguarde estes quatro pontos e as condições para que tudo corra bem ficam reunidas.