Nos últimos anos a Philips tem focado a sua atenção na área da saúde e está a trabalhar na área hospitalar e dos profissionais de saúde mas também na área pessoal, e este ano vai lançar na IFA 2019 vários produtos onde a inteligência artificial e a personalização da informação são aplicadas em áreas como a melhoria da qualidade do sono, apoio a grávidas e até aos cuidados com os dentes.

“A saúde está a passar de pessoal a personalizada […] o envelhecimento da população e o maior número de doenças crónicas fazem com que as pessoas queiram ter mais controle sobre a sua saúde e monitorização de dados importantes”, explicou Marlies Gebetsberger, responsável de Mercado da Philips Personal Heath DACH, durante a IFA Global Press Conference que decorre em Espanha. Esta é uma área onde a Philips quer liderar e por isso definiu como missão melhorar a vida de 3 milhões de pessoas até 2030, prevenindo os problemas de saúde antes de acontecerem, justifica.

O sono tem sido um dos focos da Philips que no ano passado apresentou na IFA um “capacete” para melhorar os padrões de sono, o SmartSleep Deep Sleep Headband, mas este ano há um equipamento mais simples, o SmartSleep Snoring Relief Band. Segundo a empresa, mais de 40% dos homens adultos, e 24% das mulheres, ressonam e isso tem um impacto negativo na qualidade do seu sono, assim como no resto da família.

A nova banda pode ser fixada à volta do peito e monitoriza a posição do utilizador durante o sono, prevendo e detetando quando vai mudar para estar deitado de costas (onde ressona mais) e promovendo que se deite de lado, com impulsos elétricos de vibração que a empresa garante que são “gentis”.

A ideia é não perturbar os hábitos de sono e garantir um bom descanso, mas na melhor posição, e por isso o algoritmo vai aprender os padrões e o aparelho pode ser ajustado em termos de intensidade e de padrões.

Na área das aplicações a Philipa apresentou ainda uma nova app para grávidas, a Pregnancy + que pretende fornecer informação personalizada ao longo da gravidez, e que pode ser usada também pelo pai e pelos avós para acompanhar a evolução do bebé e fornecer aconselhamento e cuidados a ter.

A Philips está a trabalhar também na melhoria da informação sobre a área dentária e tem uma nova plataforma de aconselhamento sobre a forma de limpar os dentes, e a necessidade de cuidados médicos. Com as escovas Philips Sonicare e a app os utilizadores já podem monitorizar os seus cuidados diários, e agora a empresa está a dar o passo seguinte, com a possibilidade de consultar um dentista no espaço de 6 a 24 horas. Basta partilhar a foto dos dentes e os dados recolhidos de escovagens e podem ter um apoio mais personalizado.

A Philips Sonicare Teledentistry já foi lançada nos Estados Unidos e vai estar disponível na Europa e em breve vai começar um piloto na Alemanha. Há também uma nova escova de dentes, a Sonicare Expert Clean, com um chip RFID que pode dar informação adicional e indicar quando deve mudar a escova, adaptando também a vibração às necessidades do utilizador.

Dentro da área doméstica Marlies Gebetsberger prometeu também novidades na purificação do ar e nos robot de cozinha com a nova geração de Air purifier que limpa o ar de um espaço mais rapidamente e o Airfyer XXL que tem um sensor que ajusta automaticamente o tempo e a temperatura para cozinhar os alimentos.

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação. Última atualização 15h38.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.