O que esperar do iPhone 16 e de uma “inteligência Apple” centralizada?
A data já se tornou quase rotina: logo no início de setembro, habitualmente na primeira terça feira da segunda semana, a Apple marca o lançamento dos novos smartphones e “companhia” e toda a indústria (e consumidores) param para ver os novos iPhones.
Hoje é o dia escolhido, num calendário que a empresa domina apesar de ser uma segunda feira, o que foge ao padrão dos últimos anos, mas parece não haver volta a dar para contrariar o entusiasmo anual.
Outras fabricantes já anteciparam as suas novidades para a época forte do último trimestre do ano, com a Samsung a escolher julho para lançar os dobráveis Fold6 e Flip6 e a Google a esticar o mês de agosto com o Pixel 9 anunciado no dia 13. A IFA 2024, que ainda decorre em Berlim, trouxe também novidades com o Honor V3 e os novos TCL NXTPaper 50 Pro 5G, enquanto a Huawei marcou para amanhã o anúncio do Mate XT, o primeiro dobrável tri-partido, e a Xiaomi promete novidades mais no final do mês.
É verdade que não é preciso haver grandes mudanças no iPhone para garantir o entusiasmo (e vendas), mas desta vez o protagonismo vai para a “Inteligência Apple” que a marca promete trazer com o iOS 18 e os novos smartphones. Promete ser uma das principais transformações dos últimos antes, com a dúvida porém se será que é mesmo necessário comprar o novo smartphone para ter acesso às ferramentas de IA que são prometidas. As demonstrações durante o WWDC24 levantaram o véu sobre o potencial de integração do assistente digital e de uma nova Siri, mas já é certo que grande parte dos exemplos não vão estar disponíveis este ano.
O interesse na IA generativa e a necessidade de maior performance para correr modelos de IA está a dinamizar a indústria de hardware. Os anúncios que as fabricantes de computadores pessoais fizeram na IFA mostram que a expectativa está na geração de vendas, mas é preciso que tragam mais valor do que apenas a utilização de uma “marca” ou de um botão Copilot+ dedicado, o que acontece também nos smartphones. Se grande parte das funcionalidades “inteligentes” puderem ser usadas em qualquer computador ou telemóvel com internet é difícil justificar o investimento em novos equipamentos por parte das empresas e utilizadores individuais que estão a apostar em ciclos de renovação mais lentos.
Para a Apple “o presente é brilhante”, o mote escolhido para o evento de hoje na tradução para português, ou é tempo de brilhar (Glowtime) como na versão em inglês, e dentro de poucas horas vamos ficar a saber tudo o que a marca preparou para entusiasmar os seus fãs, com acompanhamento em direto do SAPO TEK.
Não ficamos ofuscados com este "brilho" e no resumo da semana que passou há muitas outras novidades que merecem a nossa atenção, como os anúncios na IFA dos novos processadores da Intel, os prometidos Lunar Lake, e o alinhamento de computadores portáteis que vão tirar partido da IA na arquitetura X86. A linha Aura da Lenovo é uma das que se destaca, com novas experiências que agregam as funcionalidades inteligentes. A Qualcomm também não perdeu tempo e tem um nova versão do Snapdragon para PCs abaixo de 1.000 euros e já foram anunciados vários.
O novo smartphone dobrável da Honor, o V3, ainda mais fino, e o ecrã dobrado em três vezes do Huawei Mate XT entram também para a lista dos gadgets mais interessantes, assim como o conceito do Auto Twist AI PC da Lenovo que experimentámos na IFA. Entre outros temas vale a pena ver o que a Sony tem previsto para a Playstation 5 Pro e as conclusões da Organização Mundial de Saúde que afastam a ligação entre o uso de telemóveis e o aumento de risco de cancro no cérebro.
Na lista de artigos que escolhemos para esta newsletter pode ver estes e outros temas, mas já sabe que é preciso continuar a acompanhar a atualidade durante o resto da semana! Nós continuamos por aqui para lhe trazer as principais notícias e tendências.
Equipamentos
O iPhone 16 vai ter um novo botão para captar fotos e gravar vídeos, disponível em todos os modelos. Saiba quando chega o Apple Intelligence e quais os smartphones compatíveis com o novo sistema operativo iOS 18.
Equipamentos
O Huawei Mate XT assume-se como o primeiro smartphone dobrável em três partes e ainda antes da chegada ao mercado, no dia 20 de setembro, já está a registar grande interesse, mesmo com um preço acima dos 2.400 dólares.
Equipamentos
O Honor Magic V3 é mais fino e mais leve do que o modelo anterior, tirando partido de novas tecnologias e materiais para conseguir chegar às 226 gramas. As funcionalidades de fotografia e Inteligência Artificial estão em destaque.
Multimédia
A IFA abre hoje oficialmente as portas para a edição que marca os 100 anos de existência da feira que já sofreu muitas transformações e atravessou uma guerra mundial. Hoje a primazia é da inteligência artificial que domina muitos dos anúncios e que pretende simplificar todas as áreas.
Computadores
A Lenovo mostrou em Berlim uma nova prova de conceito que pode vir a materializar-se num novo tipo de experiência de utilização do computador, mais humanizado.
Computadores
A nova série de processadores Intel Core Ultra 200V, que tinha nome de código Lunar Lake, é a mais eficiente de sempre e quebra alguns mitos na gestão de energia, podendo estender a bateria dos portáteis a 20 horas.
Equipamentos
A possibilidade de comutar entre um smartphone normal e um leitor de eBook continua a ser a aposta do modelo NXTPaper 50 Pro 5G da TCL.
Equipamentos
Originalmente disponível em três cores e configuração única, o Fairphone 5 surge agora numa edição com 6 GB de RAM e 128 GB de memória, acompanhada de uma nova opção no que às tonalidades diz respeito. A variante do smartphone modular também é mais barata.
Computadores
A Lenovo quer liderar a evolução para computadores com Inteligência Artificial e garantir a possibilidade de escolha aos utilizadores, com soluções à prova de futuro. Os novos ThinkPad, Yoga e IdeaPad Aura Edition foram desenvolvidos em parceria com a Intel e tiram partido dos processadores Lunar Lake.
Computadores
A Qualcomm revelou na IFA os novos processadores de oito núcleos Snapdragon X Plus. A Microsoft já anunciou os mais recentes portáteis Copilot+ PC equipados com esta arquitetura.
Computadores
A Asus concentrou o anúncio de novos portáteis na IFA nos modelos com os novos processadores da Intel que vão integrar as funcionalidades do Windows 11 com Copilot+. O mini PC NUC 14 também conta agora com recursos de IA e um botão dedicado.
Computadores
A Acer levou a bagagem cheia para a IFA com novos modelos de portáteis, monitores e outros equipamentos, destacando-se a nova linha Swift Copilot e os computadores Predator Orion. Fabricante revela um novo conceito de portátil de gaming.
Multimédia
A nova gama ZT3 Pro é apresentada pela Segway como a mais versátil até à data, prometendo “rodar” em qualquer tipo de terreno. O novo modelo fica disponível em toda a Europa no início de outubro.
Telecomunicações
Não há ligação entre o uso de telemóveis e o aumento do risco de cancro do cérebro, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Mesmo entre quem faz chamadas longas ou usa telemóveis há mais de uma década.
Internet
Em declarações no final da reunião no Ministério da Educação, Ciência e Inovação, o movimento Menos Ecrãs, Mais Vida diz ter ficado com "a clara ideia" de que as propostas de proibição dos telemóveis nas escolas e o fim imediato dos manuais digitais não vão ser seguidas, "o que é uma pena".
Internet
Os algoritmos das redes sociais, como o TikTok, o Instagram ou o Facebook, sugerem imagens de atropelamentos e violência doméstica a jovens com 16 anos. O que estão estas plataformas e o Governo do Reino Unido a fazer para evitar este tipo de sugestões “para ti”?
Montra
Nesta montra vai encontrar quatro tablets e outros tantos smartphones que podem ser um companheiro no regresso às aulas, tanto na ajuda dos projetos escolares como nas horas de lazer.
Ciência
Foi um inverno “atípico” na atmosfera acima da Antártida, ou mais precisamente 30 quilómetros acima da superfície gelada do continente, na camada conhecida como estratosfera, onde ocorreram aquecimentos recorde.
Multimédia
A cápsula Starliner da Boeing separou-se esta noite da Estação Espacial Internacional para regressar à Terra, sem os dois astronautas que tinha levado, devido a preocupações com a segurança do dispositivo. A NASA partilhou o momento do touchdown.
Multimédia
Realizou 39 missões, incluindo o lançamento do Telescópio Hubble e vários acoplamentos à ISS. Funcionando até 2011, passou 365 dias no espaço e fez 5.830 órbitas em redor da Terra, sendo o vaivém mais ativo da NASA e um ícone da exploração espacial, no geral.
Internet
A 4 de setembro de 1998, a Google tornava-se oficialmente uma empresa, fruto do trabalho de dois estudantes universitários: Larry Page e Sergey Brin. A ideia consistia em criar um novo sistema de busca, numa época dominada pelos browsers Netscape e Internet Explorer.