“Hi Twist, Open lid (Abre a tampa)”, “fecha a tampa” ou “modo tablet” são alguns dos comandos que podem ser dados ao novo portátil Auto Twist que a Lenovo acaba de apresentar num evento à margem da IFA 2024. A ideia é usar a automação inteligente e linguagem natural para algumas funcionalidades que mostram o potencial das ferramentas de IA e da engenharia de produto, mas que ainda não estão perto de chegar a modelos comerciais.

O portátil tem um modo de rotação que pode acompanhar os movimentos do utilizador, utilizando a câmara, mas a Lenovo também mostrou um modo automático em que se adapta à dança de uma bailarina, num efeito que tem traços de espetacularidade.

Na sessão de pré apresentação a que o SAPO TEK teve acesso não foram partilhados muitos detalhes técnicos do Lenovo Auto Twist AI PC, mas este acabou por ser um dos anúncios que gerou mais interesse, entre os vários produtos que a empresa apresentou e que vão chegar ao mercado nos próximos meses com os novos processadores Intel, AMD e Qualcomm, entre os quais os Lunar Lake e os Snapdragon de 8 cores.

Veja as imagens do Lenovo Auto Twist AI PC

Apresentado quase como se um “momento de magia”, o Lenovo Auto Twist AI PC respondeu a comandos de voz com linguagem natural para abrir e fechar a tampa, ou passar a modo de tablet, e esta capacidade de automatização da tampa inteligente pode ser usada também para baixar automaticamente quando o utilizador sair da frente do PC, aumentando a segurança.

Entre os cenários antecipados, o modo de seguir os movimentos pode ser interessante para manter a imagem centrada ou para acesso à informação do ecrã durante apresentações e a Lenovo destaca também a maior flexibilidade e ergonomia.

Veja o vídeo:

“É um novo padrão para dispositivos inteligentes”, defendeu Kevin Beck da Lenovo durante a apresentação.

Apesar de ser ainda um conceito a Lenovo não “fechou” o acesso aos jornalistas e tinha vários equipamentos para experimentação e demonstração dos cenários que já foram criados para a tecnologia e que vão continuar a ser explorados e aumentados pela equipa de desenvolvimento da empresa com base no interesse e sugestões dos clientes.

Nota da redação: o SAPO TEK viajou para Berlim a convite da Lenovo