A Huawei tem na agenda para o dia 10 a revelação ao mundo daquele que será o primeiro smartphone com ecrã dobrável tripartido. A imprensa asiática já avançou com mais detalhes, incluindo o possível preço de 2.400 dólares pelo equipamento e que este chega ao mercado no dia 20 de setembro. Tudo indica que o interesse pelo novo equipamento é bastante elevado, levando a fabricante a receber mais de 2,3 milhões de reservas. Nas primeiras sete horas terá mesmo atraído o interesse de 1,3 milhões de utilizadores, desde a abertura dos registos no sábado, avança a agência Nikkei.

A fabricante tem partilhado alguns teasings e já corre um vídeo breve sobre o equipamento na rede social chinesa Weibo. O modelo vai chegar ao mercado em cores vermelho e preto. O smartphone tem uma moldura em metal, com acabamentos em dourada. A traseira tem cobertura em pele. Pela foto nota-se ainda o design octogonal do módulo fotográfico, semelhante ao dobrável Huawei Mate X5.

Veja na galeria as primeiras imagens do Huawei Mate XT:

Os rumores apontam para um smartphone com duas dobradiças e quando totalmente aberto apresenta um ecrã com 10,1 polegada. Espera-se uma resolução de 2780x3200 e uma taxa de refrescamento de 120 Hz. É referido que o ecrã foi fabricado em colaboração com a BOE, especialista em painéis para monitores. O smartphone terá ainda variações de memórias de 16/512 GB e 16 GB de RAM e 1 TB de armazenamento interno.

Este este furor em torno da apresentação ao mundo do novo smartphone dobrável da Huawei, acontece no dia em que a Apple vai revelar o iPhone 16. A marca da maçã tem exatamente perdido terreno na China para a Huawei, que tem recuperado mercado desde que foi colocada na lista negra pelos Estados Unidos.

Veja o teasing do Mate XT:

O Huawei Mate XT já tinha sido avistado em duas ocasiões a ser utilizado em público por Richard Yu, CEO da divisão de consumo da Huawei. Durante um evento em agosto de apresentação do automóvel elétrico Stelato S9, que utiliza o sistema de infotainment alimentado pelo HarmonyOS, Richard Yu foi abordado por um cliente que lhe perguntou pelo smartphone com ecrã tripartido, levando como resposta “no próximo mês”.

Na apresentação espera-se ainda a revelação de um novo automóvel elétrico, o Aito M9, um modelo de cinco lugares, um SUV topo de gama criado entre a Huawei e a Seres. O automóvel terá infotainment alimentado por HarmonyOS e a assistente de voz Celia e sensores LiDAR. Basta o automóvel reconhecer o rosto do condutor para ligar o motor e outros componentes para inicia a condução.