Os novos modelos acabam de ser apresentados numa conferência que antecipa a IFA 2024 de Berlim, e, como sempre, a Intel reuniu em palco alguns dos seus principais parceiros, da Google e Microsoft à Lenovo, ACER e HP, que mostraram a sua ligação ao desenvolvimento da nova geração de processadores com Inteligência Artificial e alguns dos modelos que vão chegar ao mercado já em setembro.

Os novos processadores Intel Core Ultra 200V foram desenhados para alimentar a nova geração de PCs com Inteligência Artificial e Michelle Johnston Holthaus, vice presidente executiva da área de computing da empresa, sublinha que "só a Intel tem a escala e as parcerias com ISVs e OEMs, e o ecossistema de tecnologia, para dar ao mercado um PC com IA sem limitações".

O design do novo processador, que tinha nome de código Lunar Lake, e as vantagens já tinham sido antecipadas e agora a Intel acelera para chegar ao mercado, depois de ter perdido a corrida para a AMD e a Qualcomm que começaram mais cedo a garantir os processadores dos novos computadores com Inteligência Artificial. Mesmo assim a empresa garante que a sua solução é a "mais completa e capaz" e conta com mais de 95 designs de produtos de 25 dos principais fabricantes do mundo para o provar, sendo que os primeiros equipamentos devem estar nas lojas ainda em setembro.

O desempenho dos chips Intel Core Ultra 200V foi comparado com a AMD e a Qualcomm, com Jim Johnson, vice presidente e responsável pela área de operações de negócios, a mostrar vários testes e gráficos de performance e redução de consumo de energia.

Veja as imagens

"Um grande PC com IA tem primeiro de ser um grande PC", afirmou Jim Johnson durante a apresentação que decorreu esta tarde. Segundo o executivo, a série Intel Core Ultra 200V vem quebrar alguns mitor sobre a redução de consumo de energia em processadores x86 com menos 50% do consumo e até 120 TOPS (tera operations per second) no CPU, GPU e NPU, e acelera a experiência de utilização e criação de conteúdos, sem perder a compatibilidade com as aplicações que tradicionalmente são usadas nos PCs.

Veja um vídeo onde a Intel explica em menos de 60 segundos como funciona o processador

Os novos equipamentos que vão chegar ao mercado vão correr as versões mais recentes do Windows e estão prontas para as funcionalidades do Copilot+ que vão chegar aos computadores em novembro. 

A ACER, Lenovo, Dell e HP mostraram em palco alguns dos equipamentos que vão integrar os novos PCs e nos próximos dias estes computadores devem ser estrelas de cartaz dos anúncios que as marcas têm reservados para a IFA 2024 e que pode acompanhar no SAPO TEK.