Ainda antes de embardar para a Alemanha, onde esta semana decorre a feira de tecnologia IFA, a TCL organizou uma conferência digital com jornalistas, da qual o SAPO TEK participou, para conhecer as novidades da marca no portfólio de smartphones e tablets. Este tem sido um ano de grande atividade para a fabricante, segundo Randy XU, head of global market para mobile da TCL.
Começou logo em janeiro na CES, passou pelo Mobile World Congress em fevereiro e agora a IFA, levando na mala os novos produtos da gama NXTPaper, em formato smartphone e tablet. Mantendo a filosofia “5G para todos”, a fabricante tem ainda na lista de novos produtos o router TCL Linkkey.
Antes da apresentação, Randy XU partilhou alguns dados sobre o uso de equipamentos num mundo digital, apontando que as pessoas passam cerca de 6,61 horas por dia com ecrãs e que duas em três pessoas têm síndroma de visão computacional. Isto aumentou o stress dos olhos à exposição dos ecrãs. Outros dados indicam que os estudantes leem cada vez menos: 49% apenas quando são obrigados e 46% não acabaram de ler um livro que começaram em 2023. E os dados vão mais além, indicando que há menos 39% de requisições de livros nas bibliotecas este ano em comparação com o anterior.
Um dos objetivos da TCL é fomentar o interesse pela leitura, obviamente alavancado pela tecnologia NXTPaper dos seus equipamentos. A aproximação dos ecrãs ao papel é uma forma de respeitar o bem-estar dos utilizadores. Inicialmente focado no mercado dos Estados Unidos, na CES 2024 foi revelado o NXTPaper 50, com dois modelos que foram bem-recebidos.
Veja na galeria imagens do TCL NXTpaper 50 Pro 5G:
A empresa diz que recebeu feedback bastante positivo da imprensa e utilizadores, pela melhoria da qualidade de vida e do seu papel em criar novas experiências de visualização. A empresa diz que vai continuar a trabalhar nesse sentido. E como tal, a novidade é o novo NXTpaper 50 Pro 5G que entra na família de smartphones da TCL.
Este mantém a dinâmica de transformar o ecrã tradicional num formato semelhante a papel. Para tal estreia a NXTPaper Key, um botão comutador para alternar em tempo real entre o ecrã normal e o modo de leitura de livros. A fabricante diz que este modo aumenta a autonomia do equipamento para 7 dias leitura e 26 em standby.
Ao entrar no modo de leitura, este bloqueia as notificações, para se mantenha imersivo na leitura, sem ser incomodado. Este botão muda entre o formato colorido do uso normal do smartphone, para o modo de leitura, naquele que é um detox das tecnologias, com um ecrã a preto e branco. Neste modo, o ecrã mostra os ícones para aplicações relacionadas com um eBook, limitando o uso das outras apps.
A TCL revelou ainda uma parceria com a Microsoft para introduzir capacidades de cloud, incluindo modelos largos de inteligência artificial. O objetivo é tornar o equipamento mais produtivo e intuitivo de utilizar. Assim, o modelo da TCL ganha funcionalidades de IA, tais como assistente de texto, com capacidade de criar sumários, fazer traduções ou rescrever textos em segundos. Já o Voice Memo permite criar sumários de conversas, gravar e transcrever os áudios de voz.
Além dos avanços de IA, a empresa está a aumentar a segurança dos equipamentos, com a ajuda da Microsoft e os regulares de privacidade. Pretende aumentar a privacidade dos utilizadores, com encriptação de dados, garantindo que a informação não é acedida por terceiros. E todos os dados são automaticamente apagados no uso da IA.
O equipamento tem um ecrã de 6,8 polegadas, com taxa de refrescamento a 120 Hz e tecnologia NXTPapper 3.0 para aumentar a experiência de leitura. O assistente de Eye Care trata do utilizador, dando dicas de postura e de pausas. Apresenta ainda o modo Night Light para que possa ler durante a noite de forma mais confortável. O ecrã tem ainda uma cobertura antirreflexo e diminuição das luzes azuis nocivas.
O smartphone tem uma câmara de 108 MP com sensor triplo e uma frontal de 32 MP. Tem até 512 GB de armazenamento interno e 8 GB de RAM com mais 8 GB de memória virtual para um total de 16 GB de RAM.
Há ainda uma versão do TCL 50 NXTPaper 5G, que tem uma câmara traseira de 108 MP, mantém o ecrã 6,8 polegadas a 120 Hz. Tem as mesmas tecnologias que o Pro para leitura. Mas está limitado até 256 GB de armazenamento interno e 8+8 GB de RAM.
Quanto a preços, o TCL 50 NXTPaper Pro custa 299 euros na europa e o TCL 50 tem pode ser comprado por 229 euros. Os smartphones têm ainda a opção de uma uma pen, que não está incluída. Os smartphones estão a chegar em breve ao mercado.
Por fim, a empresa também levou para a IFA o TCL NXTpaper 14, que depois de apresentado no Mobile World Congress chega agora à Europa. Tem um ecrã com 14,3 polegadas e uma resolução 2.4K, com tecnologia NXTpaper 3.0. Tem um processador MediaTek Helio G99, 256 GB de armazenamento interno e 8+8 GB de RAM. No interior conta com uma bateria de 10.000 mAh e carregamento rápido de 33 W PD. Tem quatro auscultadores com som envolvente. Chega ao mercado por 399 euros.
Uma das novidades é o TCL Tab11 Gen 2, um tablet com um ecrã de 11 polegadas, um processador MediaTek Helio G80, bateria de 8.000 mAh, 256 GB de armazenamento e 6+6 GB de RAM. Tem uma câmara frontal capaz de centrar sempre os rostos dos utilizadores. Chega ao mercado por 199 euros.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Indiana Jones regressa de chicote para nova aventura em videojogo. Qual é o enigma do grande círculo? -
App do dia
Google Maps torna-se guia local e indica "pérolas" escondidas nas suas viagens -
Site do dia
GOG tem novo programa de preservação de videojogos -
How to TEK
Saiba como definir o tempo limite que as crianças podem jogar Fortnite
Comentários