Os rumores acerca do lançamento de um novo iPhone SE têm circulado nos últimos meses e, depois de surgirem novas informações que apontavam para uma revelação em breve, a Apple acaba de confirmar que vai apresentar um "novo membro da família" já no próximo dia 19 de fevereiro.

O anúncio foi feito por Tim Cook, CEO da Apple, através de uma publicação na rede social X. Sem avançar muitos mais pormenores sobre o que será revelado no evento, a publicação deixa apenas uma "pista" no formato de uma animfação com o logótipo da empresa da maçã.

De acordo com os mais recentes rumores, avançados pela Bloomberg na primeira semana de fevereiro, a revelação do iPhone SE 4 sucederia em breve, com o smartphone a chegar ao mercado no final de fevereiro. 

Ao que tudo indica, a gigante de Cupertino poderá optar por um modelo com um ADN que cruza gerações para o novo iPhone SE, que se afirma como o smartphone económico da família.

Os rumores indicam que o smartphone será um "híbrido", contando com um módulo de câmaras traseiras semelhante ao do iPhone 8 (anteriormente adotado pela terceira geração do iPhone SE) e com um ecrã parecido com o do iPhone 14, sem esquecer a Ilha Dinâmica.

Já no hardware, a Apple poderá apostar num processador A18 e aumentar a capacidade da memória RAM para 8 GB. Ao confirmar-se a escolha do processador, tal significa que o iPhone SE 4 será compatível com o sistema Apple Intelligence.

Será este o design do iPhone SE 4? Ilha dinâmica está de volta
Será este o design do iPhone SE 4? Ilha dinâmica está de volta
Ver artigo

Acredita-se também que a Apple estará a fazer alguns testes de nova tecnologia de comunicação com o equipamento. O modem Sinope deverá fazer parte do iPhone SE antes de se estrear na linha principal de smartphones, começando com muito aguardado iPhone Air.

Mas há mais sinais de que a Apple se prepara para lançar o iPhone SE 4. Por exemplo, as lojas da empresa estavam a deixar esgotar o modelo anterior nos Estados Unidos, algo que acontece quando a renovação de uma linha está iminente, avançou a Bloomberg.

O iPhone SE 4 pode também ser acompanhado pela revelação de novos auriculares PowerBeats Pro 2, que contarão com um sistema de monitorização do ritmo cardíaco. Já a atualização do MacBook Air com o chip M4 está prevista para o primeiro semestre do ano, além do lançamento de novos iPads de gama de entrada e ainda um novo iPad Air. Pelo caminho, haverá também um um novo hub para casas inteligentes, com ecrã, indicam os rumores.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização: 17h50)