Não se pode dizer que a informação é um exclusivo, porque os rumores de que a Apple está a trabalhar no seu iPhone mais fino de sempre já vêm circulando há algum tempo. A novidade é que há mais uma fonte habitualmente bem informada a receber informação de que o modelo vai mesmo ver a luz do dia e que isso acontecerá já no próximo outono.

Desta vez é Mark Gurman, da Bloomberg, que escreve sobre o assunto na newsletter Power On onde, semana sim, semana sim, dá novidades de alegadas fontes que não se revelam, próximas da Apple.  O jornalista garante que soube de fonte bem informada que a Apple se prepara mesmo para lançar um iPhone Air no outono e que o modelo, não será apenas o mais fino de sempre do portfólio iPhone, como será também uma espécie “campo de testes para tecnologias futuras”, como os modelos dobráveis.

Além de detalhar a visão da Apple, Gurman confirma (junto das suas fontes) que o modelo vai mesmo chamar-se iPhone Air, algo que não é estranho tendo em conta que a designação Air já é aplicada pela Apple para designar os seus “pesos pluma” nos portáteis e nos tablets.

Versões base do iPhone 17 podem receber ecrãs com taxa de refrescamento dinâmica até 120 Hz
Versões base do iPhone 17 podem receber ecrãs com taxa de refrescamento dinâmica até 120 Hz
Ver artigo

No que se refere à espessura, o que se espera é que o iPhone 17 Air tenha menos 2 milímetros que os modelos mais finos da marca (iPhone 6). Informações anteriores, igualmente vindas de fontes não confirmadas mas veiculadas por outros meios, dizem que o modelo terá uma espessura entre os 5,5 e os 6,25 milímetros.

O modelo deverá também ser um dos primeiros da marca a estrear o modem móvel que a Apple está a desenvolver, o Sinope, que deverá ainda antes disso integrar o iPhone SE, que se espera venha a ser lançado na próxima primavera.

Apple quer fazer uma versão “slim” do iPhone 17. Mas há limitações técnicas a superar
Apple quer fazer uma versão “slim” do iPhone 17. Mas há limitações técnicas a superar
Ver artigo

Outros rumores têm adiantado mais (supostos) detalhes sobre o novo iPhone 17 Air. Por exemplo, diz-se que vai contar com um ecrã OLED ProMotion de 6,6 polegadas, já usado nos modelos Pro e que vai estar equipado com as novas funcionalidades da Inteligência da Apple, chip A19, também da marca, e uma RAM de 8GB. A câmara traseira alegadamente terá um único sensor de 48 megapixels e um outro de 24 megapixels na câmara frontal.

Outra informação que já tinha circulado é que o iPhone Air pode deixar de usar um cartão SIM físico, para otimizar o aproveitamento do espaço.