Nos últimos meses têm surgido muitos rumores em torno do iPhone SE, sobre as suas possíveis especificações e até o design, que mistura elementos do iPhone 8 com o iPhone 14, com a possibilidade de oferecer a ilha dinâmica. Sem um evento programado para breve, a Apple poderá simplesmente anunciar o novo modelo através do seu website, como já fez com outros produtos. E pode estar apenas por dias o seu anúncio, avança a Bloomberg.

Segundo a agência, o iPhone SE será revelado na próxima semana, prevendo-se a sua chegada ao mercado mais perto do fim de fevereiro, segundo pessoas ligadas ao tema. O primeiro modelo foi lançado em 2016, servindo como um iPhone de gama de entrada, mas o que foi lançado em 2022 estava melhor apetrechado, mas atualmente datado.

iPhone SE 4
iPhone SE 4 Créditos: Ross Young/9to6mac

A Apple poderá optar por um modelo que, mesmo sendo o mais acessível da família, terá um ADN que cruza gerações. Segundo os rumores anteriores, este será um híbrido com um módulo traseiro próximo do iPhone 8 (e do iPhone SE de 2022), mas adotar o ecrã do iPhone 14 (e a respetiva ilha dinâmica). Mas a fabricante poderá também modernizar o hardware ao nível dos modelos atuais, o iPhone 16, uma vez que terá um processador A18, assim como um aumento de RAM para 8 GB.

Isso significa que este passa a ser mais um equipamento com suporte a Apple Intelligence, ou melhor, passa a ser o mais acessível com funcionalidades de IA. E tudo parece alinhar-se para que a Apple, até ao final do primeiro trimestre do ano, tenha o seu sistema de inteligência artificial expandido a mais equipamentos e território. A chegada à União Europeia está marcada para abril.

Será este o design do iPhone SE 4? Ilha dinâmica está de volta
Será este o design do iPhone SE 4? Ilha dinâmica está de volta
Ver artigo

Este poderá ser também um modelo experimental. A Apple poderá está a fazer alguns testes de nova tecnologia de comunicação com o equipamento. fabricante está a desenvolver um modem, o Sinope, que deverá integrar o iPhone SE antes da estreia na linha principal, a começar com o hipotético iPhone Air

A Bloomberg aponta outros sinais sobre a chegada do novo iPhone SE. As lojas da Apple estão a deixar esgotar o modelo anterior nos Estados Unidos, algo que acontece a um produto quando a linha é renovada. E o stock existente na plataforma online está limitado a poucas configurações. Da mesma forma que o iPhone 14 e 14 Plus estão também a acabar, o que indica que o SE poderá assumir o seu lugar na categoria.

De notar ainda que a Apple precisa de lançar este modelo na União Europeia, uma vez que os anteriores foram descontinuados devido à lei do carregador universal, pelo que o novo vai ter suporte a USB-C.

O novo modelo poderá espicaçar as vendas da Apple, sobretudo em mercados emergentes e até na China caso mantenha um preço mais acessível que o iPhone 16 standard. De recordar que a fabricante conseguiu manter a liderança nas vendas pelo segundo ano consecutivo, com 225,9 milhões de unidades distribuídas, mantendo uma quota de 18%, igual à Samsung. Mas perdeu terreno para a concorrência da Xiaomi em 1%. E a Bloomberg refere que no último trimestre, as vendas na China caíram 11%, embora crescido em mercados emergentes.

Por fim, a acompanhar o iPhone SE, a Apple poderá revelar os novos auriculares PowerBeats Pro 2, destacando-se por ser os primeiros a introduzir monitorização do ritmo cardíaco, antes da estreia nos AirPods. A atualização do MacBook Air com o chip M4, novos iPads de entrada de gama e ainda um novo iPad Air estão previstos para o primeiro semestre do ano. Também um novo hub para casas inteligentes, com ecrã, pode chegar na mesma altura.