No Web Summit o palco ainda é das startups?
Não é preciso passar muito tempo nas redes sociais para tropeçar em dezenas de posts de pessoas e empresas que partilham a sua participação no Web Summit 2023, que este ano tem números recorde mas que não escapa à polémica criada por uma publicação de Paddy Cosgrave sobre a guerra na Palestina, agravada com a crise política em Portugal que resulta da Operação Influencer e que levou à demissão do Primeiro Ministro António Costa e que envolve a Start Campus e o projeto do Data Center em Sines.
Se há duas semanas a pergunta legítima era se o Web Summit podia sobreviver, e manter o mesmo hype, com a saída de Paddy Cosgrave, os acontecimentos dos últimos dias reforçam a ideia. Mesmo que resulte em mais alguns "buracos" na agenda e stands vazios, que impacto pode ter na imagem de Portugal como país do empreendedorismo e da inovação que estava a ser construído?
Há respostas que só podemos ter no final da semana, ou até nos próximos meses, até porque para já tudo se balanceia entre o entusiasmo e a energia de quem quer promover os seus projetos e fazer contactos e quem olha para o contexto económico e político com desconfiança e receio. Com as ausências de algumas das grandes empresas, como a Amazon, Meta, Google, Intel, Siemens e também investidores israelitas, será esta uma oportunidade para as startups terem mais palco?
Os números recorde de startups confirmadas, acima de 2.600, e mais de 71 mil participantes de 160 países são animadores, mesmo que a lista de oradores não traga grandes nomes que nos habituámos a acompanhar nas últimas edições. Nós vamos estar por cá para contar todas as novidades e disponíveis para quem quiser partilhar uma boa história, ou um café.
É uma semana de grande animação que está a começar, depois de dias atribulados no cenário político, mas também de algumas novidades na tecnologia, entre as quais a apresentação do novo conceito AI Pin, dos novos GPT da OpenAI e da transformação da Colt que comprou a Lumen EMEA.
As primeiras imagens da missão Euclid e a investigação europeia ao TikTok e ao YouTube , assim como a nova ameaça ao WhatsApp que já gerou mais de 340 mil ataques estiveram igualmente em destaque e houve tempo para perceber as contas do impacto de "desligar" a internet por um dia, e conhecer as piores passwords. Esperamos que a sua não esteja na lista :/
Veja, ou reveja, as principais notícias da semana no mundo da tecnologia e continue a acompanhar o SAPO TEK que nos próximos dias vai mudar a redação para o Web Summit para estar mais próximo das startups.
Negócios
A concentração de participantes já começou e não faltam nas redes sociais testemunhos de quem espera a hora de abertura das portas do Web Summit 2023. Este ano há números recorde de startups mas a principal dúvida mantém-se sobre o efeito das polémicas que levaram à demissão de Paddy Cosgrave.
Negócios
A empresa suíça de engenharia aeroespacial Beyond Gravity pretende contratar até ao final deste ano mais de 50 colaboradores, em Lisboa, e chegar aos 200 até 2025.
Negócios
São oito as startups escolhidas para a terceira edição do programa apoio a empresas de base tecnológica e elevado potencial de crescimento da Unicorn Factory Lisbon. As propostas cobrem várias áreas.
Internet
Segundo dados avançados pela Atlas VPN, Estados Unidos, China e Reino Unido lideram o Top 10 de países onde um dia sem acesso à Internet teria um maior impacto económico.
Negócios
Apesar de um recuo contínuo no volume trimestral de ofertas de emprego desde o início do ano, profissões com uma forte componente tecnológica continuam a estar entre as mais procuradas pelos empregadores em Portugal.
Negócios
Empresas devem resistir à tentação de jogar pelo seguro e serem criativas na forma como podem usar a tecnologia para superar os mais diversos obstáculos, mesmo que isso as leve a a sair da zona de conforto, aconselha a IDC.
Ciência
De acordo com a ESA, estas primeiras imagens astronómicas a cores são uma amostra de todo o potencial da missão Euclid. Os primeiros dados científicos estão previstos para dezembro de 2024.
Ciência
A investigadora Zita Martins prepara-se para liderar um grupo de trabalho de exploração científica na Agência Espacial Europeia, a partir de 2024. A nomeação assinala a estreia de Portugal em funções do género.
Ciência
A nova proeza em Marte, com os voos 65 e 66 a decorrerem em dias consecutivos, foi realizada em preparação para a próxima conjunção solar, onde as comunicações entre o Ingenuity, e também com o rover Perseverance, serão colocadas em pausa por duas semanas.
Equipamentos
A proposta da Humane tem vindo a intrigar os mais curiosos e, agora, a empresa fundada por ex-funcionários da Apple levanta o véu deste alfinete alimentado por inteligência artificial que vai estar disponível nos EUA a 16 de novembro, com um preço a partir de 699 dólares, ao qual acresce uma mensalidade de 24 dólares.
Equipamentos
A versão standard do Pixel 8 da Google, que somou um total de 148 pontos, ficou no nono lugar do ranking global da DxOMark, à frente do iPhone 15 da Apple. Já o Pixel 8 Pro alcançou uma pontuação de 153, ficando em quarto lugar nesta lista, atrás do iPhone 15 Pro Max e do Huawei P60 Pro.
Equipamentos
Já se conhecem os smartphones mais poderosos de outubro, segundo a ferramenta de benchmark AnTuTu. O lançamento do novo processador Snapdragon 8 Gen 3 causou alterações à liderança da lista.
Computadores
Direcionado ao público geral e empresas, os GPTs permitem criar uma versão talhada a cada utilizador que seja mais útil na sua vida, nas tarefas, tanto no trabalho como em casa.
Internet
Em média, cada um de nós tem 227 contas que precisam da proteção de uma password, uma diversidade que não facilita a tarefa de escolher passwords seguras, mas há zonas do globo onde os utilizadores são especialmente maus nestes cuidados, como na Europa Meridional ou na América do Norte.