A Internet tornou-se uma parte essencial das nossas vidas. Mas o que aconteceria se, de um momento para o outro, o acesso à Internet fosse desligado em todo o mundo? Novos dados avançados pela Atlas VPN mostram que o impacto seria significativo.

De acordo com os dados, baseados numa ferramenta da NetBlocks, o impacto económico de um só dia sem acesso à Internet a nível global seria de 43 mil milhões de dólares. Ao todo, o impacto nos Estados Unidos e China prefaz quase metade do total, rondando os 21 mil milhões de dólares.

AtlasVPN | Top 10 de países onde um dia sem acesso à Internet teria um maior impacto económico
créditos: AtlasVPN

Os especialistas da Atlas VPN explicam que, uma falha desta proporção no acesso global à Internet causaria disrupções em vários sectores, levando à paralisação de múltiplas atividades económicas.

No caso dos Estados Unidos, os prejuízos rondariam os 11 mil milhões de dólares.no caso da China, o impacto seria de 9,8 mil milhões, embora os especialistas afirmem que este valor possa estar abaixo do verdadeiro custo, pois fatores como as medidas de censura online implementadas pelo governo do país tornam mais difícil o cálculo dos prejuízos.

O Reino Unido ocupa o terceiro lugar do ranking de países onde um dia sem acesso à Internet teria um maior impacto económico, com prejuízos na ordem dos 3 mil milhões de dólares. Deste ranking fazem também parte países como Japão, onde este tipo de falha teria um impacto económico de 2,7 mil milhões de dólares, ou Alemanha, com prejuízos de 1,5 mil milhões de dólares.

Splinternet: A Internet está cada vez mais fragmentada e isso afeta-nos a todos
Splinternet: A Internet está cada vez mais fragmentada e isso afeta-nos a todos
Ver artigo

São vários os motivos que podem levar a disrupções no acesso à Internet um pouco por todo o mundo, de ciberataques a problemas técnicos, como apagões elétricos, mas também devido a conflitos militares, como aquele que se está a passar entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza, ou por decisão de Governos, que se têm vindo a tornar numa ocorrência cada vez mais frequente.

Recorde-se que, de acordo com dados avançados pela Internet Society, só na primeira metade deste ano foram registados mais de 30 casos de “apagões” de Internet causados por Governos em 15 países, com um total de quase 1.000 dias de disrupções.