Lançada para o Espaço em julho deste ano, a missão Euclid, que conta com tecnologia portuguesa, ambiciona criar o maior e mais detalhado mapa 3D do universo, abrangendo 10 mil milhões de anos de história cósmica. Depois de chegar ao seu destino no Espaço, os seus instrumentos foram colocados à prova e, agora, são reveladas as primeiras imagens astronómicas a cores captadas pela missão.

Ainda antes da revelação, a Agência Espacial Europeia (ESA) já antecipava que “nunca antes um telescópio espacial foi capaz de criar este tipo de imagens a partir de uma área tão grande do céu”. A ESA explica que o que torna as visões captadas ainda mais especiais é a capacidade do telescópio da missão de captar imagens infravermelhas incrivelmente nítidas de uma grande parte do cosmos de uma só vez.

As imagens, que pode ver na galeria que se segue, demonstram esta mesma capacidade, revelando estrelas brilhantes, mas também galáxias mais ténues, com elevado nível de detalhe.

Clique nas imagens para ver mais detalhes sobre as imagens

A agência espacial realça que as primeiras visões do cosmos captadas pelo Euclid têm um valor imenso para a comunidade científica. Além de demonstrarem que o telescópio e respetivos instrumentos estão a funcionar como planeado, cada uma das imagens contém imensa informação nova sobre o Universo.

De acordo com a ESA, estas primeiras imagens, repletas de segredos cósmicos, são uma amostra de todo o potencial da missão e mostram também que o telescópio que a compõe está preparado para a sua missão científica. Ao longo de seis anos, a missão vai gerar 100 GB de informação diária, um total de dados que equivale a um milhão de DVDs.

Simulação em computador vai “mostrar” dados da missão Euclid. ESA explica como num vídeo
Simulação em computador vai “mostrar” dados da missão Euclid. ESA explica como num vídeo
Ver artigo

Recorde-se que o objetivo é “fazer luz” sobre a matéria escura e a energia escura, dois dos ingredientes ainda desconhecidos que compõem a maior parte do Universo. Outro dos objetivos passa por ajudar os cientistas a compreender o que está a acelerar a expansão do Universo. 

Os primeiros dados científicos da missão Euclid são esperados para dezembro de 2024. Para lidar com o vasto conjunto de dados, os Euclid Consortium desenvolveram uma simulação de computador, considerada como uma das mais precisas e abrangentes de sempre da estrutura em larga escala do Universo.

Veja o vídeo

Anteriormente, as imagens de teste captadas pelo Euclid já tinham sido consideradas pelos especialistas da ESA como fascinantes. Neste caso, as observações serviram para assegurar que dois dos principais instrumentos do telescópio espacial estavam a funcionar.

Clique para ver as imagens de teste captadas pela missão 

Nota de redação: a notícia foi atualizada com mais informação (última atualização: 14h46)