Revolução na OpenAI ameaça GPT depois de overdose de IA no Web Summit
Estava tudo encaminhado para que o Web Summit fosse novamente o tema dominante da newsletter semanal. Afinal, o evento que fechou portas a 16 de novembro em Lisboa já a olhar para 2024, captou a atenção de grande parte do mundo da tecnologia durante 4 dias, com mais de 70 participantes e um “rating” de entusiasmo aos níveis habituais, com as startups e empreendedores a assumirem o palco principal. Sobreviveu à saída de Paddy Cosgrave e até ao contexto político em Portugal, com a demissão do Primeiro Ministro a poucos dias da abertura e queda de ministros e secretários de estado ligados à tutela das infraestruturas e economia, e isso é prova de que está para durar (pelo menos até ver).
Só que uma verdadeira revolução na OpenAI, a organização que mais contribuiu para a aceleração da Inteligência Artificial generativa nos últimos meses, obrigou a mexer nas prioridades. Aliás, foi isso mesmo que o Conselho de Administração da OpenAI fez quando anunciou a demissão de Sam Altman, conhecido como o pai do ChatGPT e CEO da empresa, alegadamente por discordâncias em relação às opções assumidas com os últimos lançamentos de GPTs, modelos que os utilizadores podem adaptar às suas necessidades.
O “enredo” foi seguido de perto este fim de semana, com trocas de mensagens nas redes sociais, demissões em efeito dominó, choque e desilusão, arrependimentos, reações de apoio, possibilidade de criação de um spin off e uma contração por um dos principais parceiros, a Microsoft. Tudo o que é preciso para a base de um guião de uma nova série na sua plataforma de streaming, mas onde para já ainda é difícil perceber os efeitos relevantes. Não queremos fazer spoilers, mas o melhor é ler o explicador que preparámos para o tema com 6 perguntas e respostas.
Antes do terramoto na OpenAI a organização tinha anunciado que o GPT-5 está em produção e que o laboratório procurava financiamento adicional para aumentar a inteligência do software, poucas horas antes da Microsoft também revelar desenvolvimentos do seu Copilot, que se estende a mais produtos da empresa e que “engole” o Bing Chat e o Bing Chat Enterprise. Isto a par de uma nova investida no hardware com chips específicos para IA.
Voltando ao Web Summit, a Inteligência Artificial foi, como seria de esperar, um dos grandes temas, com debates sobre o potencial, o que está a ser feito, e os riscos e necessidade de regulação. Ao que parece, agora todas as startups (ou quase todas) querem ser empresas “inteligentes”, leia-se com IA no nome, e áreas como o Metaverso, robótica e criptomoedas acabaram por ser praticamente eclipsadas dos tópicos com mais destaque. Sabemos que nos últimos dias foi por aqui que passou grande parte da cobertura do SAPO TEK, com reportagens, entrevistas e vídeo, mas sem falsas modéstias sugerimos que visite o especial que agrega tudo.
Bom, temos que admitir que é só quase tudo. Não fomos acompanhar o lançamento de uma criptomoeda da Adidas com o DJ Marshmello. A sessão entrava em conflito com outras conferências e entrevistas que tínhamos agendadas e por isso não assistimos ao lançamento da adicoin, que afinal era uma fraude que acabou por ser reivindicada pela dupla de ativistas The Yes Men, e que enganou a organização do Web Summit e meio mundo. Está tudo explicado no site dos ativistas.
A olhar para o espaço (o tal fora da atmosfera terrestre) fica a nota de que a Estação Espacial Internacional é habitada por humanos há 23 anos, somando muitas experiências orbitais e curiosidades da vida em gravidade zero. Entre as imagens surpreendentes há também a explosão e raios gama mais brilhante de sempre. Aconteceu há dois mil milhões de anos-luz e que se saiba não deu lugar à criação de nenhum gigante verde.
Já em modo de black Friday, com promoções a multiplicarem-se online e offline, temos uma entrevista com a plataforma blackfriday.pt e a promessa de que vamos dedicar uma parte do tempo da redação do SAPO TEK à procura dos melhores descontos para aproveitar nesta época. Com contenção, porque o contexto não é de grandes aventuras financeiras.
Foi também isto o que a Anacom disse, mas não por estas palavras, aos operadores de comunicações quando pediu contenção nas atualizações de preços. Está na altura em que costumam ser divulgadas as mexidas nos tarifários e o regulador antecipa-se (mais uma vez) para dar recomendações.
Ainda estamos a recuperar de todas as novidades do fim de semana, e da explosão do foguetão mais poderoso do mundo Super Heavy da SpaceX mas que ainda assim permitiu um 2º teste vem sucedido da nave Starship, mas esta semana há mais novidades a acompanhar, incluindo o desenrolar da novela OpenAI vs Sam Altman (já comprámos mais pipocas).
Continue connosco!
Negócios
Sem Paddy Cosgrave e sem grandes nomes, mas com mais startups, a edição de 2023 do Web Summit teve como grande foco a Inteligência Artificial, com as suas oportunidades e riscos, uma área que parece menos efémera do que o Metaverso.
Negócios
Em pé, numa cadeira, à mesa (de matraquilhos), de baloiço ou numa viagem de escorrega: é de networking que se faz o Web Summit e não interessa “o meio”. O objetivo é chamar a atenção dos milhares de participantes e vale quase tudo. Principalmente comes e bebes. Eis o Web “Popular” Summit.
Internet
Salvar a vida de uma criança em tratamento do cancro, criar uma música especial, eliminar barreiras linguísticas, ou dar aos idosos ferramentas para melhorar a saúde mental e física são todos bons motivos para criar uma startup e pôr a tecnologia à procura de soluções que podem fazer a diferença. Estes são os motes de alguns dos projetos que pode ver este ano no Web Summit.
Todas as notícias, vídeos e fotos da edição de 2023 do Web Summit vistas pela equipa do SAPO TEK
Negócios
O que levou à demissão de Sam Altman? Quem é o novo CEO da OpenAI? Para o ajudar a compreender o "terramoto" que aconteceu ao longo do último fim de semana na criadora do ChatGPT, o SAPO TEK compilou uma lista de 6 perguntas e respostas essenciais.
Computadores
Sam Altman assume a missão de criar software de IA tão inteligente como os humanos e procura novo financiamento da Microsoft para o objetivo. Em paralelo, a OpenAI está a trabalhar no GPT-5, a próxima geração do modelo de IA generativa.
Computadores
Direcionado ao público geral e empresas, os GPTs permitem criar uma versão talhada a cada utilizador que seja mais útil na sua vida, nas tarefas, tanto no trabalho como em casa.
Computadores
O assistente de inteligência artificial foi anunciado há oito meses e os dados de utilização no Microsoft 365 mostram que 70% das pessoas dizem ser agora mais produtivas. Agora a Microsoft lança 100 novas ferramentas e e substitui o Bing Chat pelo Copilot.
Multimédia
Os primeiros astronautas chegaram à ISS a 2 de novembro de 2000 e desde então que “moramos” no espaço. São 23 anos de muitas experiências orbitais, em diferentes áreas, e várias tarefas rotineiras para cumprir, mas também de muitas curiosidades.
iOS
A novidade estava prometida e já chegou. A versão mais recente do iOS desbloqueia a gravação de vídeos espaciais no iPhone 15 Pro. Estes vídeos poderão ser vistos no headset que a marca vai lançar em 2024, o Vision Pro, em 3D, como se fossem imagens captadas pelo olho humano.
Análises
A Sony criou o acessório PlayStation Portal totalmente dedicado ao sistema Remote Play, que permite transmitir os jogos em streaming via Wi-Fi para um comando DualSense com ecrã embutido para uma experiência portátil.
Multimédia
Depois de Super Mario Bros. Wonder, a Nintendo lançou o remake do primeiro título Super Mario Bros. no género RPG.
Multimédia
Flashback é um clássico com mais de 30 anos, recuperado para uma sequela direta pelo criador do original, Paul Cuisset, com o apoio da Microids.
Multimédia
Os voos de demonstração dos táxis aéreos fizeram parte de uma conferência onde Eric Adams, presidente da cidade de Nova Iorque, anunciou um novo plano concebido para eletrificar o heliporto da baixa de Manhattan.
Multimédia
A Rússia bombardeou a cidade de Kherson, no Sul da Ucrânia, resultando em três vítimas mortais. Bruxelas prepara novo pacote de sanções a Moscovo, mas imagens de satélite mostram o aumento da capacidade bélica do exército russo.
Internet
Existem no Departamento de Investigação Criminal mais de 200 denúncias, com valores que ultrapassam os 100 mil euros. A fraude por Whatsapp afetou vários tipos de vítimas, muitas delas de idade já avançada. O cidadão agora detido usava um esquema com 244 cartões de telemóvel em simultâneo.