A pouco dias da chamada Black Friday, que marca o arranque oficial daquela que costuma ser a maior época de compras do ano, as campanhas de produtos e serviços com preços mais “em conta” multiplicam-se, numa diversidade que toca várias áreas nem sempre fácil de acompanhar. A plataforma online Blackfriday.pt quer fazer diferença neste capítulo, ajudando os consumidores a encontrarem as melhores oportunidades e as lojas a venderem mais a partir de um único sítio na internet e já tem tudo pronto para a sexta-feira de 24 novembro -  ou será melhor dizer para a semana de 24 de novembro (e alguns dias depois).

A BlackFriday.pt surgiu no mercado suíço em 2015 e, posteriormente, abriu o negócio a outros mercados europeus, com o objetivo de simplificar a busca e comparação de ofertas e descontos. Funciona como um agregador de promoções de várias marcas, ajudando os consumidores a economizarem tempo e dinheiro e as empresas a aumentarem a visibilidade e a atrair tráfego para seus sites ou lojas online, explicou Jérôme Amoudruz, CEO da Blackfriday.pt em entrevista ao SAPO TEK.

“O principal desafio que identificámos estava relacionado com a dificuldade que os consumidores enfrentavam ao tentar encontrar as melhores promoções e descontos num vasto mar de informações e anúncios na internet”, referiu Jérôme Amoudruz.

Neste contexto, tornou-se claro que a Black Friday era um evento de grande procura em toda a Europa, mas para Jérôme Amoudruz, faltava uma centralização eficaz das ofertas e descontos. “Foi, então, que decidimos criar uma plataforma dedicada a ajudar os consumidores a poupar tempo e dinheiro, ao mesmo tempo que oferecíamos aos comerciantes a oportunidade de impulsionar as suas vendas num período crucial do ano”.

O modelo de negócio da BlackFriday.pt assenta sobretudo na publicidade, parcerias com empresas e promoção de ofertas durante a época de compras.

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A plataforma funciona como um agregador de promoções e descontos de diversas marcas e retalhistas, com o objetivo de tornar mais simples encontrar e comparar as promoções disponíveis, reunindo uma lista de comerciantes.

“Concentrar informação de várias marcas permite que os consumidores poupem tempo e esforço na identificação de promoções importantes e, além disso, a BlackFriday.pt também dá acesso a ofertas exclusivas que podem não estar disponíveis noutros locais”.

No que diz respeito às marcas, a BlackFriday.pt pretende ser uma alternativa aos gigantes GAFA, como o Google, na promoção das suas ofertas e na captação de tráfego para os seus sites ou lojas online. “Este papel é particularmente importante durante a Black Friday e a Cyber Monday, quando a competição é intensa e os consumidores estão ávidos por ofertas”, diz Jérôme Amoudruz.

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Ainda sem poder partilhar as ofertas que vão estar disponíveis para a edição de 2023 da Black Friday, o responsável destaca os 90 parceiros associados, entre operadoras de Telecom, retalhistas ou clubes de futebol. El Corte Inglés, MEO, ZARA e Fnac são algumas das marcas que estão na plataforma.

Diferenças do mercado português, com ou sem Black Friday

Cada país apresenta um comportamento e uma relação com o evento bastante distintos, embora existam modelos e padrões semelhantes que se repetem de mercado para mercado. Nesse contexto, a BlackFriday.pt decidiu desenvolver a plataforma de modo a lidar com picos de tráfego muito intensos, num período de tempo bastante reduzido.

“A experiência que acumulámos noutros mercados permitiu-nos adaptar a tecnologia da plataforma para proporcionar aos utilizadores em Portugal uma experiência sólida e fiável”, assegura o CEO da BlackFriday.pt.

tek Jérôme Amoudruz, Blackfriday.pt
Jérôme Amoudruz | Blackfriday.pt créditos: Blackfriday.pt

A entrada no mercado português foi motivada por três razões, explicou. Em primeiro lugar, pelo sentido de oportunidade, “uma vez que as grandes plataformas de comércio eletrónico ainda não estão totalmente estabelecidas no país”; em segundo pela base tecnológica e experiência em marketing de dados da empresa e, por último, a análise de mercado ter revelado um grande potencial entre os consumidores em Portugal.

“O nosso compromisso assenta na promoção do comércio local, ou seja, destacamos exclusivamente as lojas que contribuem para a criação de empregos a nível nacional. Deliberadamente, não focamos a nossa promoção em gigantes como a Amazon", indicou Jérôme Amoudruz

Existem algumas diferenças no comportamento dos portugueses face aos restantes mercados onde atuam. Recentemente, a plataforma lançou um estudo com os resultados a apontarem para um panorama de compras menos ponderado entre os consumidores em Portugal na Black Friday deste ano.

Apesar da maioria (72%) planear gastar, em média, cerca de 290 euros durante a Black Friday, ou seja, um aumento do valor de 11%, comparativamente com o ano anterior, 30% identificou um valor de compras mais baixo do que o valor médio apurado, ou seja, estabeleceu um teto máximo de 100 euros e isso poderá ser justificado por uma maior consciencialização e preocupação com a inflação e as taxas de juros.

O estudo revela ainda uma mudança nas preferências de compra, com 42% dos inquiridos a colocar a moda, incluindo vestuário, calçado e acessórios, no topo das suas listas de intenções de compra. Os eletrodomésticos (29%) e os livros (27%) também estão no top três. Surpreendentemente, a tecnologia aparece em quarto lugar e sexto lugar. Além disso, este ano, os produtos alimentares (15%) voltaram a estar em destaque no topo das escolhas.

Gerir o trabalho das equipas ao longo do ano

Com um pico perfeitamente identificado, no resto do ano a BlackFriday.pt aproveita para refinar a plataforma em todos os seus aspetos tecnológicos, de conteúdo e de estratégia, porque o objetivo é melhor, assim como planear o ano seguinte, nomeadamente testando novas features.

A empresa tem igualmente um departamento de consultoria, com oferta de serviços a meio caminho entre o marketing e a tecnologia, que apoia multinacionais a inovarem e a avaliarem na área do comércio digital.

A cibersegurança também é uma prioridade, durante a Black Friday e igualmente ao longo do ano, sendo que combinação de medidas técnicas e a educação dos utilizadores desempenha um papel fundamental na proteção dos consumidores e na redução do número de fraudes durante essa época de descontos.