Old tech, new tech ou no tech?
Como seria de esperar, a semana passada voltou a ser dominada pelo reino da Apple, com o detalhe das novas funcionalidades do iOS 18, que começou a chegar aos iPhones no dia 16 ainda sem as funcionalidades de Inteligência Artificial, e as habituais filas de espera para comprar os novos iPhone 16. É um ciclo vicioso, numa romaria que se repete todos os anos, mas o número dos que esperam à porta das lojas é cada vez menor (e durante menos tempo), o que não se reflete obrigatoriamente em menos vendas para a empresa de Cupertino.
Certo é que este trimestre a Apple foi ultrapassada pela Xiaomi no Top dos maiores vendedores de smartphones . A Samsung continua no primeiro lugar – embora tenha brevemente perdido para a Apple no último trimestre de 2020 - mas o mercado está a mexer e a escassa diferenciação dos equipamentos não ajuda.
Formatos semelhantes, funcionalidades parecidas e preços próximos fazem com que a “new tech” seja muitas vezes semelhante aos modelos anteriores e perca o encanto da novidade que ajuda a impulsionar as vendas. Ou talvez isso aconteça apenas entre os grupos de consumidores mais conscientes da necessidade de fazer investimentos racionais, do ponto de vista económico ou mesmo da sustentabilidade. Por isso as fabricantes também investem na diferenciação dos formatos, onde se incluem os smartphones de ecrã dobrável, em formato “livro” e “de bolso”, ou até tripartido, como o Mate XT da Huawei e um possível ecrã enrolável da Samsung.
E por falar em “old tech”, está ainda por se descobrir tudo o que aconteceu com os equipamentos eletrónicos que na semana passada explodiram e causaram pelo menos 12 mortos e mais de 2.800 feridos. Foram pagers e walkie-talkies do Hezbollah, a organização paramilitar que está em guerra aberta com Israel e que já tinham abandonado o uso de equipamentos mais recentes. Investigadores estão a tentar traçar o rasto da compra e alteração dos equipamentos, mas não está a ser uma missão fácil.
Por cá, e depois das recomendações do Governo para limitar o acesso aos smartphones nas escolas, mantém-se o debate sobre vantagens e desvantagens. Esta semana o tema vai ser abordado na Conferência da Ordem dos Psicólogos, ao mesmo tempo que a consciência sobre o impacto na saúde mental está a fazer com que as empresas trabalhem em novas ferramentas para ajudar a garantir maior controle, como é o caso do Instagram.
E se os computadores e smartphones servirem para apoiar a aprendizagem? Nesses casos são incentivadas e a NOVA IMS já está a avançar para uma nova fase, com a integração da inteligência artificial no ensino, com provas dadas para os professores e alunos, como se percebe numa entrevista que publicámos hoje.
Entre os muitos temas que a equipa do SAPO TEK acompanhou na última semana estão novos lançamentos de equipamentos, como os relógios inteligentes da Huawei, o investimento da Colt em Portugal e a forma como as fabricantes de PCs estão a integrar mais software para se diferenciarem.
Pode ver estas e outras notícias no resumo que escolhemos especialmente para si e continue a passar por aqui para acompanhar as novidades e tendências do mundo das tecnologias. Temos um "pacotinho" de novidades e novos gadgets para conhecer mas ainda não podemos contar nada...
Boa semana!
Equipamentos
Chegaram às lojas portuguesas o iPhone 16 que pode adquirir na versão standard por 989 euros. Mas as funções Apple Intelligence só chegam no próximo mês.
Equipamentos
Segundo a especialista em reparações iFixit, a Apple melhorou em vários aspetos o design do interior do iPhone 16, favorecendo a reparação e a substituição da bateria.
iOS
Antecipando o lançamento do iPhone 16, todo o ecossistema de equipamentos foi atualizado: o Apple Watch com o watchOS 11, os computadores Mac receberam o macOS Sequoia e o iPad atualizado com o iPadOS 18.
iOS
O novo sistema operativo iOS 18 chega hoje em antecipação ao lançamento do iPhone 16. Os utilizadores com modelos anteriores do smartphone já podem atualizar o equipamento.
Equipamentos
A Huawei tem vindo a aproximar os seus produtos tecnológicos à moda e o novo Watch GT 5 inspira-se nas cores e tendências atuais.
Equipamentos
A Huawei apresentou o Mate XT, aquele que é considerado o primeiro smartphone dobrável com ecrã tripartido. Chega ao mercado no dia 20 de setembro com um preço de cerca de 2.500 euros.
Equipamentos
Novos rumores apontam que a Samsung poderá ser a primeira fabricante a lançar um smartphone com um ecrã que se enrola em 2025.
Equipamentos
Desde que ultrapassou a Samsung no lançamento do iPhone 15, a Apple tem vindo a cair a pico na venda de smartphones e já foi ultrapassada pela Xiaomi, caindo para o terceiro lugar.
Telecomunicações
As receitas da Colt Portugal cresceram 7% em 2023 e os resultados líquidos aumentaram 2,5 vezes. Carlos Jesus aponta a estratégia de evolução tecnológica e a criação de um ponto de interligação Tier 1 em Portugal como os principais pontos fortes do ano e destaca a capacidade competitiva do país nesta área.
Negócios
Os despedimentos foram anunciados em agosto e já se sabia que afetariam 7% dos colaboradores da empresa, valor que equivale a cerca de 5.600 pessoas.
Telecomunicações
O Hezbollah acusa Israel pelas explosões em pagers e walkie-talkies que provocou 12 mortes, incluindo duas crianças e cerca de 2.800 feridos. Mas o governo de Benjamin Netanyahu nega qualquer envolvimento.
Multimédia
O efeito dos incêndios que atingem Portugal é visto do espaço pelos satélites da NASA em imagens que mostram uma nuvem de fumo de grande dimensão que se arrasta do distrito de Aveiro (mas não só) para o Oceano Atlântico.
Ciência
Dois novos sistemas de Inteligência Artificial, desenvolvidos no âmbito da Google DeepMind, estão a ser utilizados em robots para que estes aprendam a executar tarefas complexas que exigem movimentos hábeis. Amarrar os atacadores ou pendurar uma camisola num cabide não é tão fácil como parece.
Multimédia
Matthew Dominick partilhou um vídeo timelapse da Terra, captado da Estação Espacial Internacional, destacando o surgimento de uma intrigante luz vermelha, cuja origem é desconhecida. Quer ajudar a resolver o mistério?
Computadores
A NOVA IMS é pioneira na utilização de ferramentas de inteligência artificial generativa no ensino em Portugal e a experiência desde 2023 já permitiu afinar estratégias pedagógicas. Manuela Aparício defende que é essencial integrar a tecnologia mas sublinha a necessidade de ética e uso responsável.
Negócios
A transação implicará a aquisição indireta da totalidade da Nowo para a prestação de serviços de comunicações em Portugal Continental, "incluindo voz fixa, telecomunicações móveis, acesso a Internet de banda larga para clientes residenciais, serviços de televisão por subscrição e pacotes de telecomunicações para clientes residenciais".
Computadores
A parceria da Lenovo com a Intel para a linha de computadores Aura Edition está ainda a "dar os primeiros passos" e as empresas querem trazer mais funcionalidades, apostando no desenvolvimento de aplicações que tiram partido dos novos processadores Intel Core. Luca Rossi, Presidente do Lenovo Intelligent Devices Group, destaca a importância do software nesta equação.
How To Tek
É possível planear as rotas para obter uma previsão do trânsito e horas de chegada, escolha o caminho mais conveniente e o preço dos combustíveis.